Nesta quinta-feira, dia 30 de maio, será dia de folga, ponto facultativo ou meio período em vários serviços do DF por conta do feriado de Corpus Christi, definido 60 dias após o fim do carnaval. O governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo no serviço público também para sexta-feira (31).
O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo, isentando os servidores públicos da obrigação de trabalhar nos dias 30 e 31 de maio. No entanto serão mantidas, as unidades de serviços essenciais, tais como saúde (hospitais, UPAs e Samu), segurança pública (delegacias e bombeiros), assistência social, vigilância sanitária, limpeza urbana, comunicação e fiscalização tributária, de proteção urbanística e do consumidor.
Transporte público
Na quinta-feira (30), os ônibus funcionarão de forma similar à lógica prevista em horários e fluxos de domingos e feriados.
Porém, as linhas com destino à Rodoviária do Plano Piloto terão reforço de frota a partir de 12h até às 21h, em razão do evento religioso que ocorrerá próximo à Catedral Metropolitana.
Já na sexta-feira (31), os coletivos cumprirão horário de dia útil.
O Metrô não sofrerá alterações, mantendo a operação das 5h30 às 23h30 na quinta e na sexta.
Para consultar os horários, basta acessar o site DF no Ponto.
Serviço bancário
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas na quinta-feira, não havendo atendimento presencial, e abertas na sexta, com o serviço regular.
Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que compensações bancárias, incluindo TED, também não serão efetivadas. Já o PIX, que funciona 24 horas todos os dias, poderá ser feito normalmente. “Como alternativa, é possível utilizar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências”, destaca em nota.
Boletos e carnês com vencimento no dia 8 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo, na sexta-feira. Contas de consumo, incluindo água, energia e telefone, além de carnês com vencimento na quinta-feira, poderão ser pagos, de acordo com a federação, sem acréscimo, no dia útil seguinte.
O BRB informa que, no feriado de Corpus Christi, as agências do banco estarão fechadas. Na sexta-feira, os pontos de atendimento funcionam no horário normal, das 11h às 16h. No sábado não há atendimento bancário.
Comércio
De acordo com a Fecomércio-DF e sindicatos patronais, serviços comerciais como bares, restaurantes, lojas, mercados, farmácias devem funcionar com horário normal.
Embora o funcionamento seja liberado, os horários de atendimento ficarão a critério de cada loja. É recomendável consultar os canais de comunicação das empresas para verificar se estarão abertas e em qual horário.
Segurança pública
PMDF – A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo neste feriado prolongado de Corpus Christi. A corporação pode ser acionada a qualquer momento pelo número 190.
CBMDF – O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) também opera ininterruptamente para atender emergências. O contato pode ser feito pelo telefone 193. Já os serviços de expediente administrativo interno não funcionam neste feriado.
PCDF – Todas as 31 delegacias circunscricionais do DF vão operar em regime de plantão ininterrupto. Também funcionam 24 horas as duas delegacias de atendimento à mulher (Deam I e II) e as duas delegacias da criança e do adolescente (DCA I e II).
As unidades que atuarão como centrais de flagrantes durante o feriado são 1ª DP (Asa Sul), 5ª DP (área central), 6ª DP (Paranoá), 12ª DP (Taguatinga centro), 13ª DP (Sobradinho), 15ª DP (Ceilândia centro), 16ª DP (Planaltina), 18ª DP (Brazlândia), 20ª DP (Gama), 21ª DP (Taguatinga Sul), 24ª DP (Setor O), 26ª DP (Samambaia Norte), 27ª DP (Recanto das Emas), 30ª DP (São Sebastião) e 33ª DP (Santa Maria).
Defesa Civil – A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec) manterá equipes de plantão 24 horas, e seu efetivo permanecerá de sobreaviso, sendo acionado por plano de chamada em caso de necessidade.
Hemocentro
A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) estará fechada para atendimento ao doador na quinta-feira. Na sexta e no sábado, os serviços serão prestados em regime de atendimento normal, das 7h15 às 18h. No domingo, o Hemocentro não abre.
Lazer e Cultura
Zoológico – O Jardim Zoológico de Brasília estará aberto normalmente, das 8h30 às 17h, com a bilheteria fechando às 16h.
Eixão do Lazer – O tradicional Eixão do Lazer, no Eixo Rodoviário (DF-002), estará fechado para o trânsito de veículos e aberto ao público na quinta-feira e no domingo, entre as 6h e as 18h.
Mirante da Torre de TV – funcionará de quinta a sábado normalmente, das 9h às 18h45.
Casa do Cantador: fecha quinta e sexta. Abre sábado, às 20h, com o projeto Sabadão do Forró.
Centro de dança: fecha quinta e sexta. Abre sábado.
Completo Cultural de Samambaia: fecha quinta e sexta. Abre sábado e domingo.
Complexo Cultural de Planaltina: fecha todos os dias.
Espaço Cultural Renato Russo: abre todos os dias.
Museu Nacional: funcionamento normal.
Museu Vivo da Memória Candanga: fecha todos os dias.
Biblioteca Nacional de Brasília: fecha todos os dias.
Memorial dos Povos Indígenas: fecha quinta e sexta. Abre sábado e domingo.
Centro Cultural Três Poderes: fecha quinta e sexta. Abre sábado e domingo.
Parques
O Instituto Brasília Ambiental informa que os parques ecológicos e unidades de conservação administrados pelo órgão estarão funcionando normalmente na quarta-feira. Confira abaixo os horários de funcionamento
Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico de Águas Claras: aberto todos os dias, das 5h às 22h
Parque Ecológico Areal: aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico da Asa Sul: aberto todos os dias, das 6h às 20h
Parque Distrital das Copaíbas: aberto todos os dias, das 8h às 18h
Parque Ecológico Cortado: aberto todos os dias, das 6h às 20h
Monumento Natural Dom Bosco: aberto todos os dias, das 6h às 20h
Parque Ecológico Ezechias Heringer: aberto todos os dias, das 6h às 22h
Parque Recreativo do Gama: aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico do Lago Norte: aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Olhos d’Água: aberto todos os dias. Portão principal: 5h30 – 20h. Portões laterais: 6h – 18h
Parque Ecológico do Paranoá: aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Península Sul: aberto todos os dias, das 6h às 22h
Parque Ecológico do Riacho Fundo: aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Saburo Onoyama: aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Sucupira: aberto todos os dias, das 6h às 20h
Parque Ecológico Três Meninas: aberto todos os dias, das 7h às 18h
Parque Ecológico Veredinha: aberto todos os dias, das 6h às 22h.
*Com informações da Agência Brasília
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva