Distrito Federal

arte e cultura

Festival Mistura Geral reúne potências musicais em Brasília; confira agenda cultural deste fim de semana

Feira Coisa de Preto faz parte da programação no Teatro dos Bancários

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Puro Suco é uma das atrações do Festival Mistura Geral Música, no Teatro dos Bancários - Raul Rodrigues

O Festival “Mistura Geral Música” promete levar ao Teatro dos Bancários, neste fim de semana, um retrato da música contemporânea brasileira, fiel à diversidade e relevância artística que traz em si provocação social e respeito às pautas identitárias. A entrada é gratuita. 

Otto, Lirinha, Hodari, Letícia Filho, Puro Suco, Seu Preto e Ane Êoketu são as potências musicais que irão galvanizar mentes, almas e corações nos dias 31 de maio e 1º e 2 de junho;

Para além da presença no palco, apresentando seus shows, as e os artistas foram convidados a debater e compartilhar seus pontos de vista acerca do fazer cultural no Brasil. Segundo a organização do projeto, “será a oportunidade de ouvir o que têm a dizer aqueles que atuam nesse meio há anos, bem como os iniciantes e, de alguma forma, valorizar a importância da pulsante cadeia criativa da cultura nacional”. Os bate-papos acontecem nos mesmos dias dos shows, às 15h30, no Ramada Hotel e tem duração de 60 minutos.

Complementando a programação, o Mistura Geral Música lança a oportunidade de brasilienses participarem de duas oficinas formativas gratuitas, ministradas por instrumentistas e poetas repentistas da cidade. Na Musiclar - Instrumentos Musicais Reciclados, Kaju e Junai ensinam crianças e adolescentes a confecção de instrumentos com base na educação ambiental. Enquanto Chico de Assis e João Santana, premiados repentistas, compartilham aspectos da Poesia Popular Nordestina.

Em todos os dias do Festival Mistura Geral Música, quem se antecipar e chegar mais cedo, vai ser recebido com música e uma feira diversa de marcas autorais. É a Coisa de Preto marcando presença com DJs e expositores com suas artes, literatura, moda, beleza, design e decoração.


Feira Coisa de Preto também faz parte da programação do Festival Mistura Geral Música / Brenda Paixão

E na feira a música também tem espaço importante com DJs que apostam em uma curadoria musical preta. Enriquecem o ambiente, nessa edição especial no Mistura Geral, as DJs Ludi, dia 30, Odara, 31, Kayaman, 1º, e Laine D’Olinda, dia 2, que se apresentam das 18h às 20h. A feira acontece das 16h às 23h.

 Na Coisa de Preto, as expositoras, em sua maioria mulheres negras do DF e Entorno, dão vida ao mercado empreendedor criativo e autoral. Neste espaço – delas – desenvolvem estratégias para fortalecer o fluxo dentro da comunidade afro.

Serviço:

Mistura Geral - Música

Local: Teatro dos Bancários

Endereço: Brasília, EQS 314/315 Bl. A 

Dias e horário: de 30/5 a 2/6, a partir das 20h

Entrada franca: retire seu ingresso aqui

Colabore com a campanha do Sindicato dos Bancários “Quem tem fome tem pressa” com doação de 1 kg de alimento não perecível.

“23 fragmentos desses últimos dias”

Depois de percorrer 5 países, 35 cidades e lotar dezenas de teatros mundo afora, com cerca de 30 mil espectadores, o espetáculo circense “23 fragmentos desses últimos dias” volta ao seu país de origem para se despedir do palco, ou melhor, do picadeiro. 

As últimas apresentações da obra franco-brasileira, idealizada pelas artistas circenses do coletivo Instrumento de Ver e pela circógrafa francesa Maroussia Diaz Verbèke, acontecem em Brasília, cidade natal do coletivo, nas datas 1 e 2 de junho, no Eixo Cultural Ibero-americano, e fazem parte da programação do 3º Arranha-Céu - Festival de Circo Atual. Os ingressos podem ser adquiridos pelo pelo Sympla.


“23 fragmentos desses últimos dias”, do Coletivo Instrumentos de Ver / João Saenger

Em cena, o circo, os ritmos e as expressões culturais como o forró, o maracatu, o frevo e até o passinho carioca se unem a temáticas relevantes como a democracia, a demarcação de terras indígenas e o racismo. Tudo acontece em meio ao impressionante manejo de objetos não descartáveis. 

“Tudo começou com essa vontade de falar com o corpo, com garrafas, com vidro, lâmpadas e o plástico bolha. É impossível identificar de onde vem esse desejo que tanto movimenta. Mas, olhando para trás, podemos ver as montanhas que ele moveu e as pontes que construímos para atravessar mundos”, relembra Maíra Moraes, do coletivo Instrumento de Ver.

Serviço – “23 fragmentos desses últimos dias” no Brasil

Datas: 01 e 02 de junho

Local: Teatro Plínio Marcos, Eixo Cultural Ibero-americano - 3º Arranha-Céu - Festival de Circo Atual

Ingressos: aqui 

Programação infantil 

Com clima de aventura e boas histórias, o Sabadinho Divertido de junho promete uma programação encantadora para toda família no Venâncio Shopping, na Asa Sul. A cada semana, às 14h,  espetáculos teatrais gratuitos trazem obras literárias, fábulas e personagens das telinhas, que  garantem boas gargalhadas e reflexões ao público. Em cena, a Cia Teatral Néia e Nando que completa 25 anos de atuação na capital federal.

Neste sábado (1), o espetáculo será o “Casamento da Dona Baratinha”. Enquanto varria a soleira da porta, Dona Baratinha encontrou uma moeda de prata. Rica com o achado, Dona Baratinha decidiu casar-se. Isso chamou a atenção do Galo, do Cachorro e do Dom Ratão, uma ratazana convencida. Dona Baratona, muito sábia e melhor amiga de dona Baratinha, vai colocar à prova cada pretendente. Apesar de bonitão, o Dom Ratão não era o melhor pretendente. Fica a lição: As aparências enganam.   


Dona Baratinha / Divulgação

O Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, também conta com uma programação voltada para a criançada. No sábado (1º) e no domingo (2º), o público infantil pode conferir o espetáculo A Menina e o Lenço, com direção geral de Guylherme Almeida e musical de Gabriel Paes. A proposta é uma experiência cênica para crianças, com música instrumental, dança, intervenções urbanas e teatro. As sessões ocorrem às 10h, 15h e 17h.

“Cor de Amor(a)”

Ambientado em um jardim, Cor de Amor(a), de autoria da atriz e dramaturga brasiliense Bia Oligar, convida à intimidade da relação de amizade entre Violeta e Lico. A peça, de dramaturgia poética, expõem os encontros e desencontros deste casal, que transita por fases da vida e no qual suas relações e sentimentos se misturam e crescem com o lugar.


Cor de Amor(a) / Júlia Dantas

Segundo o diretor Wanderson de Sousa, Cor de Amor(a) “espelha o onírico de um jardim, mistura o real e o imaginário de forma simples, ao mesmo tempo em que discute relacionamentos para falar do amor e seus conflitos”.

 A peça estreou em 2013 no Rio de Janeiro e na UnB, e já circulou com 11 RAs do DF. E retorna agora, com sessões dias 1º e 2/6 no Teatro Sesc Paulo Autran, em Taguatinga, seguidas de apresentações em Escolas Públicas nos dias 4 e 5/6.  

Serviço:

[Teatro] Cor de Amor(a)

Local: Teatro Sesc Paulo Autran

Endereço: St. B Norte CNB 12, Taguatinga Norte

Dias e horário: 1º e 2/6, sábado e domingo, às 20h

Bilheteria: entrada franca, com retirada de ingressos no local e antes de cada sessão

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos

Festa SIM PRA TUDO 

Com o intuito de marcar o fim do pós-carnaval e dar início às celebrações juninas, a 1ª edição da festa “SIM PRA TUDO - assinei sem ler”, idealizada pelo grupo Charretinha do Forró, promete afugentar o frio e esquentar a noite candanga, na próxima sexta-feira (31/05), a partir das 20h, na Acadêmicos da Asa Norte, em Brasília. 

Os ingressos, a partir de 25 reais, já estão disponíveis na plataforma Sympla.

Depois de arrastar uma multidão de foliões pela Vila Planalto, durante o Carnaval deste ano, a Charretinha do Forró volta aos palcos para mais um feito épico. E, para isso, uma curadoria cuidadosa, que vai do pagodão baiano ao piseiro, passando pelo forró e pelas batidas eletrônicas, foi pensada para embalar a estreia da festa. Nomes da música local que estão conquistando a cena candanga como a banda Macetada, lançada na xepa do bloco da Charretinha, a dupla Bya Alves e Serginho Mendonça, além dos DJs Ops, Cabra Guaraná e a diva das pesquisas musicais, Tamara Maravilha, fazem parte da programação. 

“Estamos animados com o evento, esperamos proporcionar uma experiência musical envolvente e vibrante. Preparamos um repertório que mistura clássicos do pagodão baiano, como Léo Santana e Ivete Sangalo, com surpresas como Caetano. Nossa meta é fazer todos dançarem e se divertirem ao máximo. Vamos entregar um desempenho que vai além das expectativas, repleto de ritmo e alegria”, comenta André Costa, integrante e regente da banda Macetada.

Como não poderia ser diferente, a festa, que é voltada para maiores de 18 anos, inicia os festejos juninos com o que há de mais tradicional nessa época do ano: barraquinhas de comidas típicas. As apetitosas opções gastronômicas estarão disponíveis na área externa do evento, às margens do Lago Paranoá. 

Serviço: “SIM PRA TUDO - Assinei sem ler”

Data: 31 de maio.

Horário: 20h

Local: Acadêmicos da Asa Norte, Setor de Clubes Norte, AR SCEN - Asa Norte, Brasília - DF

Ingressos:aqui

Todo mundo tem raiz 

Primeira edição do “Todo Mundo Tem Raiz”, evento de arte-educação e cultura indígena acontece neste sábado (1), na Casa Cultural Canoa, Mercado Sul em Taguatinga.

Programação: 

18H DJ KAJU

18H30 AYANNA DURAN

20H00 DJ KAJU

20H30 GUAJA

Encontro Nacional de Folia de Reis

Um dos destaques da programação do feriadão é a 22ª edição do Encontro Nacional de Folia de Reis, que começa nesta sexta-feira (31), a partir das 10h. Com entrada franca, o evento traz para o Museu Vivo da Memória Candanga apresentações musicais, exposições, ambientação com elementos da cultura caipira, além de muita comida típica e oficinas abertas ao público.

Música

Sábado (1º) é o último dia para conferir de perto a programação itinerante do projeto Serenando, recheada de muita música e poesia. A partir das 16h, o público poderá acompanhar um repertório repleto de serestas, serenatas e músicas da era de ouro do rádio, além de feira de artesanato e praça de alimentação. A entrada é franca, mas a organização está arrecadando alimentos não perecíveis e agasalhos, doados posteriormente ao Lar de Velhinhos Maria Madalena, no Núcleo Bandeirante.


Projeto Serenando / Divulgação

A despedida ocorrerá na Quadra 302, Conjunto 8 de Samambaia. O Serenando teve início em maio e também circulou por Taguatinga e Ceilândia, proporcionando atividades socioculturais gratuitas e fomentando a produção cultural para a melhor idade. Na edição deste sábado, Sassá Salvador abre a programação com poesia autoral. Na sequência, a cantora e poetisa Jane Santana sobe ao palco com o seu projeto musical O que não toca na rádio, que apresenta músicas dos anos 1960, 70 e 80.

Na data, também ocorre o Samba de Guariba, que está de volta à Praça Ferrock, na QNP 13, Área Especial – Setor P Norte, Ceilândia. A nova apresentação do coletivo está prevista para ter início às 18h e faz parte do Calendário Cultural do Centro Cultural Ferrock. A entrada é franca.

Teatro

No Teatro Água Claras, no Espaço Cultural Caesb, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, na sexta (31), acontece o espetáculo musical Uma Saudação às Divas, com as atrizes Salita Cipriano e Li Martins.

Turismo

A partir de sábado (1º), o Projeto Percaminho traz para a Praça dos Três Poderes visitas mediadas e interativas que exploram a história e o patrimônio cultural de Brasília. 

O tour, disponível de terça a domingo, das 9h às 18h, poderá ser feito com ou sem a presença dos monitores, por meio de conteúdos digitais bilíngues. Para isso, basta levar o celular com fone de ouvido e acessar o QR Code disponibilizado no local ou diretamente no site.


O Projeto Percaminho promove visitas mediadas e interativas à Praça dos Três Poderes, explorando a história e o patrimônio cultural de Brasília / Divulgação

São roteiros criados por estudantes, turistas e interessados com os marcos mais importantes da história da capital, proporcionando uma série de novas informações e curiosidades que vão além do discurso oficial. 

Exposição

Últimos dias para conferir a exposição Zimar, no Museu Nacional da República, com obras da cidade de Matinha, confeccionadas a partir de objetos do cotidiano para representar 65 caretas de zumba. A mostra se encerra neste domingo (2) e pode ser visitada no Anexo Externo do equipamento público.

Também no domingo termina a exposição Matéria Prima, da artista Gisela Colón e com a curadoria de Simon Watson e Sara Seilert. Esta foi a estreia da artista porto-riquenha em exposições no Brasil, com obras que evocam a energia da terra, memórias biológicas ancestrais e conceitos de tempo, gravidade e forças da natureza.

Em comemoração à Semana da União Africana, o Museu de Arte de Brasília traz, até 5 de junho, a exposição Digital Africa 2024. As obras podem ser visitadas das 10h às 19h.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva