Distrito Federal

Anticapacitismo

Festival Trilha da Inclusão destaca protagonismo e acessibilidade de pessoas com deficiência

Programação acontece nos dias 14 a 16 de junho no Espaço Cultural Renato, com música, palestras e oficinas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
A Banda Surdodum, formada em sua maioria por pessoas surdas, é uma das atrações do Festival. A entrada é gratuita. - Foto: @bandasurdodum/Divulgação

O Festival Trilha da Inclusão, organizado pela Guia Acessibilidade Inclusiva com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, propõe abrir espaço para debates sobre um cenário cultural mais inclusivo. O evento é destinado a gestores, produtores culturais e pessoas com deficiência do DF e entorno.

O festival ocorrerá no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, entre os dias 14 e 16 de junho, oferecendo uma programação variada e gratuita que inclui seminários, cursos, oficinas, feira e apresentações multiculturais.

A idealizadora do festival, Cássia Lemes, enfatiza a importância da cultura e da arte serem acessíveis a todos. "Pessoas com deficiência muitas vezes não têm seus direitos garantidos devido à invisibilidade, preconceitos e desinformação. É essencial facilitar o acesso dessa população aos bens culturais produzidos no país".

Entre os temas abordados nos seminários estão a acessibilidade cultural, estética e arquitetônica. Destaques incluem Gabriella Zubelli, especialista em Acessibilidade Arquitetônica e Cultural, conhecida pelo trabalho nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, e Luiza Habib, fundadora da Acessibilizei, que promove uma cultura inclusiva no mundo empresarial. Karen Montija, da AKA Projetos Culturais, também participará, trazendo sua experiência com instituições como SESC e CCBB São Paulo.

O festival oferecerá espaços de acolhimento, incluindo um especialmente preparado para pessoas com diversidades sensoriais pela AVIVAR - Centro de Desenvolvimento Infantil, e outro de massoterapia, em parceria com a Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV) e o Instituto De Promoção Das Pessoas Com Deficiência Visual (IPPCDV). Oficinas de yoga, meditação, desenho e ilustração também estão na programação, além de uma feira de artesanato com expositores com deficiência.


Espaço Cultural Renato Russo na quadra 508 da W3 Sul / Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

A programação cultural do festival conta com apresentações musicais, de dança e teatro. O músico Fillipe Costta, artista do rap e ativista, se apresentará, seguido do grupo de dança Além da Pele, que inclui pessoas com síndrome de Down. O teatro estará representado pelo espetáculo "O corpo que vê - De dentro pra fora, de fora pra dentro".

A exposição "Silenciado pelo destino", de Rafael Santos, conhecido como Odrus, será uma das principais atrações. Odrus, um artista surdo com mais de 16 anos de experiência em grafite, apresenta sua identidade na arte urbana. A exposição contará com audiodescrição, realidade aumentada e monitores bilíngues (libras).

O festival será encerrado no domingo, às 20h, no Clube do Choro de Brasília, com um show gratuito das bandas Surdodum e Tribo de Jah.

O evento começou em maio com três atividades formativas gratuitas: curso de Braille, curso de Acessibilidade Cultural e curso de audiodescrição, que continuam até julho.

Mais informações e a programação completa estão disponíveis no canal digital do projeto.

Confira a programação e forma de acesso aos ingressos:

Sexta-feira (14/06)

O evento começa com o seminário "Semeando Novas Ideias", que discutirá desafios e soluções na acessibilidade cultural. Este seminário será realizado na Sala Marco Antônio do Espaço Cultural Renato Russo (ECRR) das 10h às 12h, com a participação de Odrus, Fillipe Costa e Cássia. Os ingressos podem ser retirados aqui.

Às 15h, o grupo Além da Pele apresenta o espetáculo "Dia de Sol" no Teatro Hugo Rodas do ECRR. Ingressos estão disponíveis aqui.

Das 19h às 22h, haverá a abertura da exposição "Silenciado pelo Destino" do artista Odrus na Galeria Rubem Valentim do ECRR. O acesso é livre.

Às 20h30, Fillipe Costta fará um show na Praça Central do ECRR. A entrada é gratuita.

Sábado (15/06)

O sábado começa com uma oficina de yoga e meditação para pessoas com deficiência, das 10h às 11h, na Sala Multiuso do ECRR. O atendimento será por ordem de chegada.

A Feira ARTeira, com expositores que são pessoas com deficiência, ocorre das 10h às 18h na Praça Central do ECRR. O acesso é livre.

Das 13h às 17h, o Espaço Zen oferece massoterapia na Sala Aquário (2º piso) do ECRR. O atendimento é por ordem de chegada.

Das 10h às 18h, o Espaço Acolher, localizado no Galpão das Artes do ECRR, estará disponível para acolhimento de pessoas com diversidade sensorial. O atendimento será por ordem de chegada.

Às 14h, Gabriella Zubelli conduz o seminário "Arquitetura Acessível - Além das Normas" na Sala Multiuso do ECRR. Ingressos podem ser retirados aqui.

Às 15h30, Luiza Habib apresentará o seminário "PCD: De Onde Vieram, Quem São e o Que Eu Tenho com Isso?" também na Sala Multiuso do ECRR. Ingressos disponíveis aqui.

Roberta Camargo (@rocailus) lidera a oficina "Explorando a Arte" no Mezanino do ECRR, destinada a participantes a partir de 10 anos, com vagas limitadas e atendimento por ordem de chegada.

Às 17h, Karen Montija conduz o seminário "O Multissensorial: Propostas para uma Acessibilidade Estética em Espaços Culturais" na Sala Multiuso do ECRR. Ingressos podem ser retirados aqui.

Às 19h30, o espetáculo teatral "O Corpo que Vê - De Dentro pra Fora, de Fora pra Dentro" será apresentado no Teatro Hugo Rodas do ECRR. Ingressos disponíveis aqui.

Domingo (16/06)

O domingo inicia com mais uma sessão de yoga e meditação para pessoas com deficiência, das 10h às 11h, na Sala Multiuso do ECRR. Atendimento por ordem de chegada.

A Feira ARTeira continua das 10h às 18h na Praça Central do ECRR, com entrada livre.

O Espaço Zen estará novamente oferecendo massoterapia das 13h às 17h na Sala Aquário (2º piso) do ECRR, com atendimento por ordem de chegada.

Das 10h às 18h, o Espaço Acolher no Galpão das Artes do ECRR estará aberto para acolhimento de pessoas com diversidade sensorial, também com atendimento por ordem de chegada.

Às 14h, ocorre o seminário "A História da Tribo de Jah" na Sala Multiuso do ECRR. Ingressos podem ser retirados aqui.

Gabriel (@aguasubmersa) conduzirá a oficina de Ilustração Divertida para crianças a partir de 8 anos, no Mezanino do ECRR, com 10 vagas disponíveis e atendimento por ordem de chegada.

Às 15h, haverá uma roda de conversa com os participantes do espetáculo "O Corpo que Vê - De Dentro pra Fora, de Fora pra Dentro" na Sala Multiuso do ECRR. Ingressos disponíveis aqui.

Às 17h, será realizado o seminário "Street Cadeirante: O Poder Transformador da Dança" na Sala Multiuso do ECRR. Ingressos podem ser retirados aqui.

O festival encerra com um show das bandas Surdodum e Tribo de Jah, a partir das 19h, no Clube do Choro. Ingressos podem ser retirados na Bilheteria Digital a partir do dia 10/06.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva