Distrito Federal

Nem pense nos matar!

Dia dos Namorados: atividade do Levante Feminista conscientiza sobre violência contra as mulheres

No primeiro trimestre deste ano foram registradas 4.674 ocorrências de violência doméstica

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Ação teve como tema: "Amar é um ato de coragem, matar é um ato de covarde”. - Foto: Thamy Frisselli

Nesta quarta-feira, 12 de junho, data em que se comemora o Dia dos Namorados no Brasil, o Levante Feminista Contra o Feminicídio do Distrito Federal e Entorno, realizou um ato político pelo fim da violência contra as mulheres. A atividade foi realizada na Rodoviária do Plano Piloto de Brasília. 

Na ação foram distribuídos 5 mil panfletos, contendo orientações sobre rede de apoio do Distrito Federal para que as mulheres em situação de violência tenham os contatos das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam), Casa da Mulher Brasileira e do Ministério Público.

A ativista do Levante Feminista, Rita Andrade, lembrou que todo dia é noticiado crimes de feminicídio, de lesbocídio, de transfeminicídio, e que a data foi escolhida por ser simbólica. 

“No dia em que se comemora o amor entre a diversidade de casais, esse amor tem que ser comemorado com respeito, com respeito às liberdades, inclusive. Não precisamos esperar que mais uma mulher seja cruelmente assassinada, para que a gente se manifeste. É necessário que estejamos sempre com essa pauta em evidência”, observou.

Até maio deste ano, foram registradas sete feminicídios no Distrito Federal. De acordo com relatório da Secretaria de Segurança Pública (SSP), até abril foram 31 tentativas de feminicídios. Em 2023, 34 mulheres foram vítimas de feminicídio, um aumento de 100% em relação a 2022, e as tentativas passaram de 37 para 78.

“É inadmissível o feminicídio no Brasil e ainda mais na capital do país, onde se encontra o maior número de casos. Isso tem que parar, nenhuma a menos”, expressou Galelia Fernandes da União Brasileira de Mulheres (UBM).

:: Uma epidemia de feminicídios no Distrito Federal ::

No primeiro trimestre deste ano, foram registradas, conforme relatório da SSP-DF, 4.674 ocorrência de violência doméstica ou familiar, sendo que deste total, 29,5% foram crimes de violência física. Das autorias identificadas (4152), 276 são reincidentes. A maioria das vítimas estão na faixa etária de 18 a 40 anos, com participação de 60,8% do total. O relatório também aponta que 94,06% ocorrem na própria residência da vítima.

“Estamos aqui pra lembrar que quem ama respeita, cuida, valoriza e não mata, não prejudica a pessoa amada. Mulher, não queira um covarde ao seu lado, ame-se primeiro”, disse Claudia Regina do Levante Feminista.

Levante Feminista Contra o Feminicídio

O Levante feminista é uma campanha nacional, de 2021, formada por movimentos sociais e partidos políticos. Atualmente, o projeto atua em 24 estados e no Distrito Federal, tendo como pauta principal o combate a violência contra as mulheres, o feminicídio, lesbocídio e o transfeminicídio.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino