Distrito Federal

educação pública

Professores protestam no Palácio do Buriti para exigir sanção da LDO sem vetos às emendas da educação

Projeto foi aprovado na noite desta terça (25); categoria também estabeleceu calendário da Jornada em Defesa da Educação

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Professores e orientadores educacionais que estavam reunidos em assembleia geral do Sinpro-DF marcharam até o Palácio do Buriti para pressionar governador Ibaneis Rocha (MDB) - Sinpro-DF

Professores e orientadores educacionais da rede pública do Distrito Federal que se reuniram na manhã desta quarta-feira (26) em assembleia geral convocada pelo Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), decidiram transformar o encontro em uma marcha até a Praça do Buriti. 

A manifestação exigiu do governador Ibaneis Rocha (MDB) a sanção do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) sem vetos às emendas aprovadas para a educação.

A LDO aprovada pelos parlamentares da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) na noite de terça-feira (25) trouxe emendas importantes para a categoria, todas aprovadas por unanimidade. 

Dentre elas estão, segundo o Sindicato, medidas que buscam o cumprimento da meta 17 do Plano Distrital de Educação (PDE), que equipara o vencimento básico de professores(as) e orientadores(as) educacionais à média da remuneração das demais carreiras de servidores públicos do DF de escolaridade equivalente.


Professores e orientadores educacionais em ato em frente ao Palácio do Buriti / Sinpro-DF

O Sinpro-DF aponta que há ainda emendas para garantir recursos para 11.867 novas nomeações para a educação pública do DF, sendo 8.517 para a carreira magistério público; recomposição inflacionária como valor mínimo para reajuste das transferências realizadas por meio do  Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF); isonomia entre as gratificações de gestores(as) escolares; reestruturação do adicional de titulação do magistério público (especialista, mestre e doutor); entre outras.

Além disso, os participantes da assembleia desta quarta (26) aprovaram a Jornada em Defesa da Educação. “[A Jornada] buscará dialogar com a população sobre a importância da educação na vida de todos e todas; e vai pressionar o GDF a cumprir com seu dever constitucional de valorizar a educação pública”, explica a entidade. 

No calendário aprovado, está marcado para o dia 22 de agosto, um ato público em frente ao Palácio do Buriti com o objetivo de exigir a nomeação de todos os aprovados no concurso do magistério público de 2022. 

Confira abaixo o calendário completo da Jornada em Defesa da Educação, aprovado pela assembleia geral: 


Calendário da Jornada de Luta pela Educação / Sinpro-DF

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva