A instalação do Fórum Estadual de Apoio ao Imóvel da Gente no Distrito Federal foi realizada, nesta quinta-feira (27), pelo ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, durante evento em Brasília. O objetivo do programa é promover o debate e a priorização da destinação dos imóveis da União para habitação social e outras políticas públicas em benefício da população.
Os fóruns também têm como proposta abrir canais permanentes de diálogo e gestão democrática dos bens públicos da União. Eles têm como atribuição apoiar a Secretaria do Patrimônio da União na obtenção de informações sobre imóveis, como a verificação da situação dominial, realização de vistorias participativas, sugestão de prioridades de destinação e no acompanhamento de projetos decorrentes da destinação de imóveis da União no âmbito do Programa.
Na ocasião, a ministra Esther Dweck destacou a mudança de lógica na utilização dos imóveis da União, que antes eram vendidos para gerar receita de curto prazo, muitas vezes abaixo do valor real. Agora, a nova abordagem foca em valorizar e utilizar esses patrimônios para beneficiar a população, os tornando úteis em políticas sociais e ambientais.
"A nossa visão é o oposto, é a de que o patrimônio que tem que ser valorizado. E nada valoriza mais o patrimônio do que ele ser bem utilizado em benefício da população”, disse a ministra.
Instalações no DF
No Distrito Federal, será destinado um imóvel para o funcionamento do Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF e outro para a Secretaria de Estado de Segurança Pública, voltado para combater crimes de violência doméstica e feminicídio. Além disso, foi cedido um imóvel para Associação Ieda Santos Delgado, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica.
Também presente no evento, o secretário de Estado do Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires de Araújo, afirmou que a parceria entre os governos federal e distrital na execução de políticas públicas que devem melhorar a saúde e segurança pública aumentando a proteção de mulheres vítimas de violência.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva