O Eixo Monumental amanheceu nesta sexta-feira com uma bandeira gigante em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, 28 de junho. A iniciativa é do Grupo Estruturação, entidade LGBT+ mais antiga em funcionamento no DF e do Centro Brasiliense de Direitos Humanos (CentroDH) em parceria com o coletivo musical Samba Urgente.
A bandeira foi estendida às 6h da manhã entre o shopping Conjunto Nacional e o Conic, em frente à plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto.
"Hoje Brasília acordou pedindo mais amor urgente. Nós viemos aqui para o ponto central que liga as duas asas do avião, onde atravessa mais de 700 mil pessoas diariamente para dizer, no raiar do dia, que esse dia é o Dia do Orgulho. É o dia de a gente se sentir inteiro. É o dia de lembrarmos em memória de Stonewall, das revoluções que foram feitas no mundo inteiro pelo movimento e pelos direitos humanos e direitos civis da população LGBT”, destacou o diretor do CentroDH, Michel Platini.
A página do grupo Samba Urgente destacou que “apoiamos e respeitamos toda forma de amar e de ser. Não toleramos nenhuma LGBTfobia. O samba é amor, o samba é respeito, e, principalmente, o samba é revolução”.
:: Fest Drag: CCBB promove três dias de festival com destaques da arte LGBTQIA+ em Brasília ::
O legado de Stonewall
Em junho de 1969, no bar Stonewall Inn em Nova York, ocorreu uma série de eventos que são amplamente considerados um marco crucial para o movimento dos direitos humanos, liberdade sexual e da população LGBTQIAPN+.
Naquela época, a homossexualidade era criminalizada e era generalizado o preconceito contra comportamentos sexuais considerados desviantes do padrão. A constante repressão do Estado culminou em uma série de manifestações após uma batida no Stonewall Inn, onde a comunidade LGBT apresentou ampla mobilização organizada contra a violência policial. Esses eventos catalisaram a formação de grupos ativistas e a manifestação de marchas que exigiam direitos iguais, visibilidade e aceitação.
Para a sociedade em geral, Stonewall é um lembrete poderoso da importância de lutar por melhorias em direitos humanos. Além de ser um marco na luta pelos direitos LGBT, Stonewall também ilustra como a ação coletiva pode provocar mudanças significativas nas normas sociais e nas leis.
:: 25ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Brasília acontece no dia 28 de julho, na Esplanada ::
Confira o Calendário das Paradas do Orgulho LGBT+
Julho
Sobradinho - 14/07 - Estacionamento do Estádio Augustinho Lima
Águas Claras - 21/07 - Estação de Metrô Arniqueiras
Brasília - 28/07 - Esplanada
Agosto
Planaltina - 04/08 - Estacionamento do Múltiplas Funções
Santa Maria - 11/08 - Estacionamento do Ginásio de Esportes
Itapoã - 18/08 - Entrada do Del Lago
Candangolândia - 25/08 - Praça dos Estados
Setembro
Brazlândia - 08/09 - Praça da Administração
Gama - 08/09 - Estacionamento do Estádio Bezerrão
Guará - 15/09 - Estação de metrô Feira
Ceilândia - 22/09 - Estacionamento do BRB
Sol Nascente - 29/09 - Em frente à Administração Regional
Outubro
Riacho Fundo I - 06/10 - Estacionamento da Administração Regional
Paranoá - 20/10 - Estacionamento da Administração Regional
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva