O projeto RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo), venceu na sexta-feira (28) a etapa nacional do V Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos. O projeto premiado trabalha com a reintegração de adolescentes na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM) e já atendeu mais de 1.500 socioeducandos em nove anos de história.
O idealizador projeto e professor de história da UISM, Francisco Celso, comemorou a premiação. “Eu acho que é um reconhecimento e a visibilidade. Esse reconhecimento promove justamente essa desconstrução dessa imagem negativa que paira no imaginário social desses jovens e que começa a abrir mais portas para eles e para elas, que mais pessoas enxergam o potencial que eles têm e começa a investir mais”, destacou.
Como campeão nacional, o projeto já está classificado para a etapa internacional, cujo resultado vai ser anunciado nos dias 6 e 7 dia em setembro, numa cerimônia no Rio de Janeiro. “E isso é muito gratificante, porque é uma forma da gente pautar positivamente o sistema socioeducativo, que muitas vezes só é retratado de forma negativa”, ressaltou o idealizador do RAP.
O RAP representa a oportunidade para vários jovens, por meio de um trabalho de reinserção deles na economia criativa e cultura, gerando renda e emancipação. Segundo Francisco Celso, os resultados do RAP comprova a efetividade do projeto com a baixa índice de reinserção dos reeducandos no sistema.
Melhor do mundo
O Projeto RAP também concorre ao World’s Best Schools (melhor escola do mundo), que prestigia as melhores escolas por meio de cinco categorias: Colaboração Comunitária, Ação Ambiental, Inovação, Superação de Adversidades e Apoio a Vidas Saudáveis. A votação popular desta premiação foi encerrada e os vencedores devem ser anunciados em novembro.
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Edição: Flávia Quirino