Distrito Federal

arte e cultura

Festival de dança com intercâmbio Brasil-Angola acontece em Brasília; confira agenda cultural

Festas julinas também estão na programação e agitam diferentes regiões do Distrito Federal

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
É a primeira vez que o festival internacional do Intercâmbio de Dança entre Brasil e Angola (IDAEB) acontece em Brasília - Divulgação/Cia Mutum

Kuduro, Popping, breaking, afro house, samba no pé, passinho – todos esses ritmos estão nos palcos de Brasília, na 8ª edição do Festival Internacional do Intercâmbio de Dança entre Brasil e Angola (IDAEB). O evento, que acontece desde o dia 27 de junho, tem programação especial para este fim de semana. 

“O cenário da dança em Brasília é vibrante e diversificado, com uma comunidade engajada e apaixonada pela arte. Os valores do festival estão alinhados com o contexto multicultural e cosmopolita de Brasília, uma cidade que conta com vários festivais. Nossa intenção é somar na busca pelo conhecimento, o fazer artístico, a valorização da arte e a profissionalização da dança”, destaca Dilo Paulo, dançarino angolano idealizador e coordenador do IDAEB com a dançarina Lenna Siqueira, desde 2017.

O festival traz à cidade renomados profissionais brasileiros e angolanos para uma extensa programação que inclui apresentações, oficinas, palestras, competições e batalhas de dança abertas ao público.


Programação contempla oficinas de dança / Divulgação

Lenna destaca que o  IDAEB vai oferecer uma programação para artistas, bailarinos, coreógrafos, profissionais da dança e todas as pessoas que amam dançar, compartilharem suas experiências, técnicas e talento. “Vamos receber pessoas de todas as idades, origens e níveis de habilidade para incentivar  o aprendizado, a troca de conhecimento e o fortalecimento da arte”.

Neste domingo (7), acontece a seletiva da batalha de dança entre artistas dançarinos angolanos e brasileiros, no Espaço Cultural Renato Russo. A final será no dia 11, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

O sábado (6) conta com uma programação especial sobre a história e dança da Ballroom. A partir das 20h, no Espaço Cultural Renato Russo, haverá uma oficina de vougue femme e uma roda de conversa sobre o tema 

As ballrooms são bailes e fazem parte de um movimento dinâmico e resiliente originado na década de 1970 por travestis e mulheres trans afro-americanas e latinas das periferias de Nova York.  Nesses bailes, dançarinos, profissionais e amadores mostram a sua arte e resistência por meio da dança e movimentos livres e debatem temas de interesse de suas comunidades. 

Priorizando a acessibilidade e a inclusão, o IDAEB conta com uma equipe dedicada e medidas específicas para garantir que o festival seja acessível a todos, incluindo pessoas com diferentes tipos de deficiência.

Acesse a programação completa e os ingressos aqui.

Mapati une tradição do circo aos festejos juninos

Neste sábado (6), das 17h às 23h, o Espaço Cultural Mapati promoverá uma celebração única que unirá duas das mais ricas manifestações da cultura popular brasileira: o circo e a festa junina. É a segunda edição do Arraiá da 707 Norte.

Com entrada gratuita e livre para todas as idades, o evento –– que teve sua primeira edição antes da pandemia –– retorna, agora, para ficar, no estacionamento público da 707/708 Norte, em frente ao BRB da W3 Norte, e contará com comidas típicas, barraquinha do amor (correio-elegante), bingo, show de forró pé-de-serra, DJs, quadrilha julina, brincadeiras circenses e brinquedos infláveis para as crianças.


Sabugo de milho / Divulgação

“Queremos trazer eventos gratuitos para a comunidade da Asa Norte, e ocupar, cada vez mais, os espaços públicos de forma democrática. O mais importante é a gente brincar e celebrar uma das festas mais importantes do país, assim como fazemos no carnaval”, destaca Tereza Padilha, sócia-proprietária do Espaço Cultural Mapati. 

O grupo Sabugo de Milho animará a noite com apresentação de quadrilha, às 20h. O grupo da M Norte, em Taguatinga, foi o vencedor do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas 2023, em Brazlândia. E para o público dançar bastante, um show de forró pé-de-serra, a partir das 21h, com o trio Forrózen, em um repertório de Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, entre outros.

SERVIÇO

2º Arraiá da 707/708 Norte

Neste sábado (6/7), das 17h às 23h.

SCLRN 707/708, em frente ao BRB da W3 Norte.

Entrada gratuita.

Classificação indicativa: livre.

Ruas Convida em Ceilândia

No sábado (6), a partir das 18h, a Praça do Cidadão em Ceilândia será palco da 7ª edição do “Projeto Ruas Convida - Disco N’ Funk”, prometendo uma noite eletrizante ao som dos DJs mais consagrados da capital. Este evento imperdível marca a parceria com uma das festas mais celebradas do Distrito Federal e traz dois convidados especiais diretamente de São Paulo: os renomados DJs Erick Jay e Nyack.

Ruas Convida - Disco N Funk

Data: 6 de julho

Horário: 18h

Local: Praça do Cidadão (Ceilândia Norte)

Ingressos aqui

Classificação: Não é permitida a entrada de menores de 18 anos

Arte e tecnologia aliadas em espetáculo com artistas PCD

O espetáculo de dança “EntrePeles”, com protagonismo de pessoas com deficiência, será apresentado neste final de semana, no Espaço Cultural PÉ DiReitO, sempre às 19h30, com entrada franca e livre para todos os públicos. 

O nome da obra faz referência ao contato e a interação entre os artistas, a concepção da movimentação coreográfica se deu por meio de treinamentos em Contato Improvisação. Técnica corporal que explora movimentos improvisados, em diálogo corporal com outras pessoas, criando um vocabulário cênico sensorial.

Para a composição do elenco, foram selecionados quatro artistas PCD amadores que passaram por três oficinas conduzidas pelos criadores do projeto e com a participação do bacharel em interpretação cênica Marcos Davi.


EntrePeles / Humberto Araújo

Software desenvolvido pelo músico e pesquisador brasiliense Eufrasio Prates traduz toque e movimento em luz e som, e, aplicado à dança contemporânea, tornou-se ferramenta de inclusão de artistas cegos e surdos. 

O programa faz com que os movimentos dos atores sejam convertidos na projeção de elementos sonoros e visuais. “As relações estabelecidas por meio dessa experimentação direcionaram à criação sempre mediada pela direção conjunta dos artistas Adriano Roza, Carol Barreiro e Marcos Davi”, explica Janaina Mello, codiretora e também gestora do projeto.

Para a sessão de domingo (7), será disponibilizado transporte gratuito, de ida e de volta, para pessoas cegas ou de baixa visão mais acompanhante, mediante agendamento. Todas as apresentações contarão com Intérprete de Libras e Audiodescritor.

Serviço:

[Dança Contemporânea] EntrePeles

Local: Espaço Pé DiReitO

Endereço: Rua 1, Lote 23, Vila Telebrasília

Dias e horário: de 5 a 7/7/2024, sempre às 19h30

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Na sessão do dia 7/7 - o projeto oferecerá transporte ida e volta para comunidade PCD visual. Ponto de referência: Biblioteca Braille. Horário partida: 17h30. Horário de retorno: 21h para a casa de cada pessoa com deficiência visual. Esse serviço necessita de agendamento até o dia 6/7 pelo telefone: (61) 9.9166-3900.

A Cantoria Nordestina em noite de Repente no SESC Gama

O Teatro Paulo Gracindo do SESC Gama recebe, nesta sexta (5), um espetáculo de improviso cantado na poética instantânea da Cantoria de Repente. Sobem ao palco, para uma noite descontraída e interativa, os cantadores Valdenor de Almeida e João Santana.


João Santana e Valdenor de Almeida / Claiton Vieira

 A dupla de cantadores vai versar motes e temas propostos pela plateia assim como poemas matutos, jocosos e de teor socioambiental. O desafio posto aos dois está em atender aos diversos estilos do Repente. Cantados ao som das violas nordestinas e seguindo as métricas de sete sílabas, dez sílabas, sextilhas, oitavas, décimas nos estilos Voa Sabiá, Quadrão Perguntado e Galope à Beira-mar.

Serviço:

Cantoria Nordestina

Local: Teatro Paulo Gracindo do SESC Gama

Endereço: Setor Leste Industrial QI 1, Lotes 620 a 680

Dia e horário: sexta-feira, 5 de julho, a partir das 20h

Entrada franca e livre para todos os públicos

Dança, improviso e acessibilidade 

Neste sábado (6), o projeto “Plataforma em Expansão”, realiza, no auditório 2 do Museu da República, a partir das 15h, o evento “Mesa-Dançada: Poéticas e territórios do Improviso” - uma mesa-redonda sobre improvisação na dança e acessibilidade, que contará com a presença dos artistas convidados, e da equipe de acessibilidade do projeto. O evento é gratuito e contará com audiodescrição e intérprete de libras. 

Buscando dialogar com a dança, o improviso e a acessibilidade, o projeto “Plataforma em Expansão” propõe a manutenção da prática e da investigação criativa de um jovem grupo de dança do Distrito Federal. A ação promove o aprimoramento técnico dos artistas do grupo e seu amadurecimento enquanto intérpretes, pesquisadores, criadores e comunicadores da área da dança, por meio do treinamento continuado e do intercâmbio com outros artistas improvisadores.


“Plataforma em Expansão" / Divulgação

“Plataforma em Expansão”, elaborado em 2022 com execução iniciada em 2023, está agora em sua reta final, onde serão apresentados ao público resultados das investigações realizadas ao longo do percurso, devolvendo à sociedade uma pesquisa teórica e prática em forma de obra de arte. Sobre os desafios enfrentados na realização do projeto e na devolução dele ao público do DF, o Diretor Artístico João Gabriel comenta:

“Manter um trabalho como grupo independente nunca é tarefa fácil, porém a nossa organização em torno de objetivos comuns e uma estrutura que privilegia uma dimensão coletiva, nos deram o suporte para seguir pesquisando e produzindo, mesmo com os desafios da pandemia, quando o grupo foi contemplado pelo prêmio Aldir Blanc de grupos. Em 2022, retomamos as atividades e idealizamos o projeto Plataforma em Expansão, que começamos a executar em 2023”.

Entre agosto de 2023 e abril de 2024 o projeto realizou sessões de improvisação em dança para a comunidade do Distrito Federal, oficina de improvisação em dança, compartilhamentos das duas linhas de pesquisa além da conclusão do documentário em forma de longa-metragem, ao fim de todos os eventos do projeto.

SERVIÇO:

Ação: “Mesa-Dançada: Poéticas e territórios do Improviso”

Local: Auditório 2 do Museu Nacional da República

Horário: 15 horas

Entrada Franca

Arraiá Caixa Cultural

Neste sábado (6) e domingo (7), das 17h às 22h, acontece o Arraial da CAIXA Cultural, com brincadeiras, comidas típicas, distribuição de brindes e apresentações de música ao vivo. 

As brincadeiras serão Acerte o Sino, Jogo da Argola, Pescaria e Meia na Lata. Para participar, os interessados devem retirar os ingressos na bilheteria física no dia do evento. Cada criança poderá retirar até 4 ingressos por dia.

Para quem quiser entrar ainda mais no clima da festa, terá um espaço para customização de roupas com adereços juninos e pintura de rosto, além de um lindo cenário temático para registrar os momentos de diversão.

Confira as atrações musicais:

6 de julho (sábado)

19h: Cortejo do @seuestrelo com a @orquestraalada

20h: @tiocafona

7 de julho (domingo)

18h: @asfulodocerrado

20h: Baile da Maisinha, projeto da cantora @maisa.arantes

Circuito Junino em São Sebastião e Sobradinho

São Sebastião e Sobradinho se preparam para receber a terceira etapa do Circuito de Festejos Juninos, entre os dias 5 e 7 de julho. As festividades ocorrerão no estacionamento do Parque de Exposições de São Sebastião e no estacionamento do Estádio Augustinho Lima, respectivamente, com entrada gratuita.


Quadrilhas do DF buscam a classificação para o campeonato nacional, que será disputado no fim de julho / Divulgação/Secec

Os festejos já passaram por Ceilândia, Recanto das Emas e Cruzeiro, Gama e Planaltina. Ao todo, são 38 apresentações em dez regiões administrativas, todas com entrada gratuita. A campeã e a vice-campeã das classificatórias representarão Brasília nos dias 28 e 29 de julho no Campeonato Brasileiro.

Confira a programação deste fim de semana:

São Sebastião: Gonzagão e União Junina

Sexta (5)
21h – Arraiá Chapéu de Palha
21h30 – Arcanjo do Cerrado
22h – Êta Peleja
22h30 – Tradição

Sábado (6)
19h30 – Filhos do Sol
20h – Furacão
20h30 – Semear
21h – Estrela de Prata
22h – Arrasta Pé
22h30 – Porque isso Acontece

Domingo (7)
19h – Pau Melado
19h30 – Arriba Saia
20h – Aparecida
20h30 – Estrela de Fogo
21h30 – Chapéu de Palha
22h – Chamego Bom
22h30 – Santo Afonso

Sobradinho – Circuito de Quadrilhas Juninas (LINQ DFE)

Sexta (5)
19h – Tico Tico no Fubá
19h45 – Matinqueiros do Sertão
20h30 – Espalha Brasa
21h15 – Chinelo de Couro
23h – Bamboleá
23h45 – Vai Mas Não Vai

Sábado (6)
18h – Arraiá dos Matutos
18h45 – Rasga o Fole
19h30 – Eita Bagaceira
20h15 – Coisas da Roça
21h15 – Amor Junino
22h45 – Pinga em Mim
23h30 – Xen Nhem Nhem

Domingo (7)
18h – Ribuliço
18h45 – Arroxa o Nó
19h30 – Xamegar
20h15 – Xique Xique
21h15 – Caipirada
22h – Formiga da Roça
22h45 – Mala Veia

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva