Distrito Federal

Falta de solução

MPDFT cobra esclarecimento à Secretaria de Saúde por descobrimento de acordo sobre assistência oncológica no DF

De acordo com Ministério Público, pasta não está cumprindo vários itens, como tempo de espera na fila para atendimento

Brasil de Fato | Brasília (DF) | |
MPDFT acompanha trabalho das polícias civis e militares na apuração dos atos golpistas - Divulgação

O Ministério Público do Distrito Federal e Território (MPDFT), através da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus), pediu esclarecimento à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) por descobrimento do acordo interinstitucional que trata da assistência oncológica no DF. 

Segundo a Promotoria, a pasta não está cumprindo vários itens do documento, sendo o principal relacionado ao tempo de espera na fila para atendimento. Para a primeira consulta, o paciente precisa esperar mais de 100 dias.

Com isso, a SES-DF deve explicar ao MPDFT as razões dos descumprimentos dos prazos e de cláusulas do acordo. Segundo Ministério, a pasta deveria ter 100% da regulamentação central das especialidades oncológicas e procedimentos necessários até julho de 2022.

O oficio foi enviado para à SES-DF no dia 5 de julho, e o prazo para resposta é de 30 dias. A promotora de Justiça Hiza Carpina diz que as providências informadas ainda não são o suficiente para equalizar a oferta de tratamento e as demandas para este tipo de tratamento no DF.

Segundo a promotora, a partir das informações que forem enviadas, o órgão vai tomar as medidas cabíveis para garantir a assistência em oncologia aos pacientes do DF.

Cláusulas estabelecidas

O oficio estabelece pontos que a pasta deve cumprir. Entre elas está, a regulação regulação central de 100% das especialidades oncológicas e procedimentos necessários, especialmente exame BCR-ABL, que verifica alteração no material genético.

No documento, também solicitado o reforço da especialidade de oncologia clínica para garantir oferta mínima mensal de 370 vagas até o mês de dezembro de 2023, conforme quantitativo previsto no Plano Oncológico Distrital. No mesmo prazo, também deveria garantir o mínimo de 87 poltronas para infusão de quimioterapia ambulatorial.

O MPDFT também estabeleceu que deveria ser assegurado que as três unidades de terapias executantes de radioterapia -  Hospital Regional de Taguatinga (HRT); Hospital de Base (HBDF); e o Hospital Universitário de Brasília (HUB) - atingissem, em 1 ano, no mínimo, 90% da taxa de ocupação de seus equipamentos. 

Segundo o órgão, a SES-DF havia informado que houve a retomada do número de vagas oferecidas no HRT, e que o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges) apresentou as mudanças adotadas para o centro de infusão de quimioterapia do HBDF. Além disso, o HUB teria voltado a disponibilizar vagas para primeira consulta em oncologia clínica.

O que disse a Secretaria de Saúde?

Procurada pelo Brasil de Fato DF, a SES-DF informou que tem tomado medidas para garantir o atendimento dos todos os pacientes oncológicos, incluindo o investimento na contratação de procedimentos de radioterapia, o que irá permitir a abertura de mais 98 vagas na rede pública. "Todas estas medidas serão oportunamente detalhadas ao Ministério Público, com quem a pasta mantém diálogo profícuo e permanente", disse em nota.

Ainda conforme a pasta, também estão em curso a ampliação do setor de oncologia do Hospital de Base, iniciada neste mês, e a capacitação de servidores da Atenção Primária à Saúde, porta de entrada para os serviços da Secretaria. Segundo eles, a rede pública também contará com o reforço da equipe de oncologistas do Hospital Universitário de Brasília (HUB), de administração federal, também integrante do Sistema Único de Saúde.

A Secretaria ainda destaca que, em 2023, foi concluída a revitalização do setor de oncologia do Hospital Regional de Taguatinga, com ampliação do número de leitos e de consultórios, além de melhora significativa na internação.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva