Distrito Federal

genocídio em Gaza

Jornalista James Kleinfeld chega a Brasília para debates sobre documentário 'O Lobby - EUA'

Repórter vai participar de debates na UnB e Armazém do Campo DF para falar sobre infiltração em redes sionista dos EUA

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Documentário expõe as atividades do lobby político e fraude de informações públicas favoráveis ao estado de Israel nos Estados Unidos - Foto: Al Jazeera/reprodução

O jornalista investigativo e documentarista da Unidade Investigativa da Al Jazeera, James Kleinfeld, estará na Universidade de Brasília (UnB) e no Armazém do Campo do Distrito Federal nesta quinta-feira e sexta (18 e 19). Nas ocasiões, ela vai falar sobre os fatos políticos e geopolíticos revelados em seu trabalho investigativo.

Nesta quinta-feira, o Grupo de Estudos Retóricas do Poder e Resistências (Gerpor-UnB) promove um cinedebate com a exibição do documentário "O Lobby - EUA", produzida pela Unidade Investigativa da Al Jazeera. A série documental expõe as atividades do lobby político e fraude de informações públicas favoráveis ao estado de Israel nos Estados Unidos, além de expor a ação do governo sionista para garantir o apoio incondicional dos EUA e da opinião pública para a manutenção do genocídio em Gaza. James Kleinfeld, responsável pela investigação, estará presente para discutir o documentário após a exibição.

No dia seguinte, Kleinfeld estará presente no Armazém do Campo DF, no Setor Comercial Sul. Além de continuar o debate anterior, ele também abordará outros de temas apurados em suas matérias como a extrema-direita francesa, o Partido Trabalhista Britânico e a corrupção na Namíbia e no Chipre.

O encontro também conta com a participação de Muna Muhammad Odeh, bióloga e professora da UnB; Fátima Ali, vice-presidenta da Federação Árabe Palestina do Brasil; Cesar Fernandes, ativista do Coletivo Psimigra; e Thessa Guimarães, conselheira presidenta do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal. A entrada é gratuita e o debate estará acessível em Libras.

Em 2016, James Kleinfeld, um jovem britânico judeu, passou cinco meses em Washington D.C. disfarçado de ativista sionista francês, infiltrando-se entre os principais atores do lobby pró-Israel. Sua investigação revelou táticas de manipulação da opinião pública, espionagem e difamação usadas para sustentar o apoio dos EUA a Israel. Embora a série nunca tenha sido oficialmente publicada pela Al Jazeera, um corte especial dos quatro episódios será exibido.

Serviço

Cinedebate UnB

Data: Quinta-feira, 18 de julho

Horário: 19h30

Local: Auditório do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília

Debate com James Kleinfeld Armazém do Campo

Data: Sexta-feira, 19 de julho

Horário: 18h30 às 21h

Local: Armazém do Campo, SCS Quadra 01, térreo do Edifício Denasa

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Rafaela Ferreira