Distrito Federal

Eleições 2024

Com foco em eleitor de Lula, PT lança sete pré-candidaturas para prefeituras no Entorno do DF

Ex-prefeita de Valparaíso disse que atendeu a um pedido do Presidente e vai disputar eleição com três bolsonaristas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Deputada Erika Kokay discursa ao lado de Lucimar em Valparaíso - Foto: PT-Valparaíso

Com a proximidade das eleições municipais de 2024, o campo político progressista da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) se mobiliza e já está com pelo menos oito pré-candidaturas, que devem ser confirmadas nas convenções até o dia 5 de agosto.

O PT lançou sete pré-candidaturas no Entorno. Uma delas é da ex-prefeita de Valparaíso de Goiás Lucimar (PT), que foi confirmada na última semana e já disse que vai trabalhar para conquistar o eleitor de Lula no município.

“Foi quase que uma convocação para que eu participasse desse pleito, pois o entendimento do Palácio do Planalto [governo Lula] é que quem foi prefeito em cidade acima de 100 mil tinha que voltar”, descreveu Lucimar, ao falar do pedido que recebeu de Brasília para que lançasse sua pré-candidatura. “É um pedido do Presidente e eu aceitei o desafio até porque a gente estava enfrentando uma situação muito delicada aqui com três candidaturas disputando qual era mais bolsonarista”, narrou a pré-candidata.

A federação formada pelo PT, PCdoB e PV de Valparaíso estava conversando com o grupo do atual Pábio Mossoró (MDB), que está no segundo mandato e tem como candidato Marcus Vinícius (MDB) – ambos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que teria sido o principal entrave para a aliança. Também são pré-candidatos Zé Antônio (PL – e também apoiado pela ex-prefeita Lêda Borges, do PSDB), Maria Yvelônia (Solidariedade e apoiada pela senadora Damares, do Republicanos). O PSB também tem a pré-candidatura de Antônio Reis, mas o partido está em diálogo com a federação.

Além dos três partidos da federação, a ex-prefeita de Valparaíso já conta com o compromisso de apoio do PSOL e da Rede, além de manter diálogo com o PDT e contar com o ressalto de diversos deputados progressistas do Distrito Federal, que estiveram no lançamento de sua pré-candidatura.


Deputados do DF no lançamento da pré-candidatura de Lucimar em Valparaíso / Foto: PT/Valparaíso

“A Lucimar carrega o peso de ter sido prefeita de Valparaíso, além de ter feito uma excelente gestão e a candidatura dela representa a possibilidade de a prefeitura ter uma política de cuidado com as pessoas”, defendeu Erika Kokay.

A deputada federal se mostrou empolgada com as candidaturas de seu partido no entorno e disse quer participar dessas campanhas. “Eu estarei contribuindo com essas candidaturas para que sejam vitoriosas, porque nós do Distrito Federal precisamos disso, assim como o Goiás, porque é uma região integrada”, destacou.

Foco no eleitor de Lula

De acordo com Lucimar, que antes mesmo de ser lançada pré-candidata já estava trabalhando na articulação das campanhas do PT no Entorno, o objetivo dos pré-candidatos alinhados com Lula é focar no eleitorado do presidente da República, que conseguiu elevar a votação do partido nos municípios da Ride em 2022, numa comparação com os pleitos anteriores.

“O Lula teve mais de 43% dos votos aqui em Valparaíso e vamos trabalhar para dialogar com esse eleitor e também com que simpatiza pelo meu trabalho. Do outro lado, serão três candidaturas disputado os votos da extrema direita. Temos chances”, avaliou Lucimar, lembrando que em Valparaíso, assim como nos demais municípios da Ride não tem segundo turno.

Um dos objetivos do PT para as eleições de 2024 é conseguir avançar nas câmaras de vereadores e na maioria dos municípios do Entorno, pois o partido não tem um vereador eleito. Lucimar avaliou que o lançamento de sua e de outras candidaturas nos municípios do Entorno tem fortalecido as chapas de vereadores e animado a militância para o pleito. “É importante termos bons resultados aqui [Valparaíso e nos outros municípios do Entorno para fortalecer o nosso campo para 2026”, acrescentou a pré-candidata.

Além de Valparaíso, o PT conta com outras seis pré-candidaturas na região: em Planaltina, com Eva Márcia; Umberto Jorge, em Cidade Ocidental, Professora Railda, em Santo Antônio do Descoberto; Nilceu do Banco do Brasil em Alexânia; Carlos Maranhão, em Padre Bernardo e Hugo Leonardo Beats em Alto Paraíso. Já em Formosa, o delegado Yasser Martins Yassine (PV) deve ser o representante do campo progressista. Em Cavalcante o prefeito Vilmar Souza (PSB) é apoiador do presidente Lula e vai disputar a reeleição.

Eleições 2024

As convenções partidárias para a escolha dos candidatos das eleições municipais brasileiras podem ocorrer entre o próximo sábado (20) até o dia 5 de agosto. As eleições acontecem em 6 de outubro, com segundo turno marcado para 27 de outubro, onde serão escolhidos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do país.

Apesar do DF não contar com eleições municipais, haverá disputa eleitoral nas demais cidades da Ride. Os municípios do Entorno com mais eleitores em 2024 são: Luziânia-GO (131 mil), Águas Lindas-GO (115 mil), Valparaiso de Goiás (93 mil), Formosa–GO (77 mil), Unaí - MG (63 mil), Planaltina-GO (63 mil) e Novo Gama - GO (53 mil).

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva