Foram apuradas 471 ocorrências policiais envolvendo crimes de violência contra idosos no Distrito Federal. Os casos foram deflagrados pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), durante o mês de junho, na Operação Virtude. A ação teve como objetivo combater crimes de violência contra idosos no DF e nos 26 estados do Brasil.
Também foram instaurados 119 inquéritos policiais, com atendimento a 778 vítimas e seis presos em flagrante delito em todo DF. Segundo a Polícia Civil do DF, também foram realizados 14 exames de lesão corporal.
:: Distrito Federal registra aumento de 30% nos casos de violência contra idosos ::
A operação foi coordenada pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP). Segundo a pasta, em toda federação, foram atendidas 24.914 vítimas e foram presos 480 suspeitos, entre os dias 10 de junho e 11 de julho.
Todas as denúncias foram feitas via Disque 100 - Disque Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), além de outros canais de atendimento. Em todo Brasil, foram registrados 11.621 mil boletins de ocorrências registrados e instaurados 17.823 procedimentos policiais.
De acordo com o coordenador da Operação Virtude, Anderson Dutra Tebaldi, os números revelam a necessidade da intensificação de ações voltadas ao combate da violência contra idosos. "É necessário responsabilizar aqueles que cometem os crimes e garantir a integridade física e psicológica da população idoso", disse.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva