Trinta projetos do Distrito Federal foram selecionados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pelo Ministério da Cultura (MinC) para receber oficinas e mentorias focadas no desenvolvimento de redes em cultura digital. O lançamento do “Redes de Formação em Cultura Digital - Labic” acontece nesta quinta-feira (1º), a partir das 18h, no Memorial Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB).
Além da apresentação das iniciativas escolhidas, a mesa de abertura conta com uma conversa sobre o tema “Democracia Hackeada: Cultura Digital e Redes de Combate à Desinformação’. Os palestrantes vão debater a crise da democracia e das mídias, e pensar como construir redes de combate à desinformação, ampliar repertórios culturais, produzir conteúdos críticos, regular redes e plataformas, e utilizar tecnologias para o bem comum.
Participam do debate Ivana Bentes, pesquisadora de Comunicação e pró-reitora de Extensão da UFRJ, Maria Marighella, presidente da Funarte, e Talles Lopes, co-fundador da Mídia Ninja. Também estarão presentes Fabiano Piúba, Secretário de Formação, Livro e Leitura (SEFLI), do MinC, Mariangela Andrade, Diretora de Educação e Formação Artística da SEFLI/MinC, e Priscila Almeida, professora da UnB.
O objetivo do projeto “Redes de Formação em Cultura Digital - Labic” é apoiar ações, redes, coletivos, projetos e pesquisas aplicadas em diversos eixos temáticos, entre eles, combate à desinformação, educação midiática, tecnologias para o bem comum e ações de mídia e inovação cidadã. A capital será a primeira a receber as ações do projeto, que vai passar por outras cidades e regiões do país.
"O projeto é uma política de formação artística e cultural que destaca o letramento digital como componente estratégico para o desenvolvimento de tecnologias e redes, além de promover a diversidade, cidadania e democracia", afirma Fabiano Piúba, secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC.
Foram selecionados 30 projetos sediados no DF para participar de encontros presenciais, imersões, oficinas e mentorias para o desenvolvimento de redes em Cultura Digital. Cada iniciativa receberá R$1 mil de incentivo para o desenvolvimento de suas ações, com recursos do MinC, por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI), do MinC.
As atividades incluem o ensino de estratégias, ferramentas e técnicas ligadas à cultura digital, desde redes sociais até sistemas de economia local, com a intenção de formar uma grande rede de impacto nos territórios onde cada organização atua.
De acordo com a pró-reitora de Extensão da UFRJ, Ivana Bentes, um dos pontos centrais das mentorias é o combate à massificação de informações falsas, discurso de ódio e fake news.
“Faremos uma formação mostrando o impacto das redes sociais, dos algoritmos e inteligência artificial no atual sistema de recomendação que ‘seleciona’ o que lemos, vemos e recebemos nas nossas redes. A importância da verificação das fontes e do ‘fact-checking’, sites de checagens; como fazer avaliação crítica de conteúdos, como identificar manipulação e vieses; quais as boas práticas nas redes, como combater discursos de ódio, etc.”, explica.
Entre as iniciativas selecionadas estão projetos ligados a novas tecnologias, divulgação científica, comunicação comunitária e popular, empoderamento de mulheres, combate ao racismo, combate ao etarismo, saberes ancestrais, cultura, leitura, gastronomia, acessibilidade e esporte.
Confira os projetos selecionadas no DF:
1º. Favela Gastronômica
2º. Sarau Cultural e Social: Abre-te, Sábado
3º. Escola do Flow
4º. Biojoias Ancestrais
5º. Festival Itinerante de Leitura Uniduniler todas as Letras
6º. Batalha da Santinha
7º. Jornal Jararaca
8º. Museu das Mulheres
9º. Toque de Arte: murais para sentir
10º. Casa N'Dengo - ConexãoAfro e Black Monster Studio
11º. Elas no Mic
12º. Programa de Ciências Atenas
13º. Instituto Social Maior
14º. De Olho no Lance
15º. SuperBug.UNB
16º. Umbu&Siriguela
17º. Promovendo Educação Estatística
18º. Dança e Movimento 60+
19º. Batalha da Escada
20º. Vozes de Taguatinga
21º. Trilha de Olho na Quebrada
22º. Jovem de Expressão
23º. Andanças DF
24º. #EUSOUCAPOEIRA
25º. Vivências Tecno-Criativas
26º. 4 PILARES
27º. A Teia – Ativismo Digital
28º. TV Comunitária de Brasília
29º. Plataforma de Desenvolvimento FIB2030
30º. Momento de Expressão
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva