Distrito Federal

Grande legado

Morre o jornalista cultural e artista Renato Acha

Fomentador da cena cultural no DF, o fundador do Acha Brasília faleceu nesta quinta (15/8)

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Renato Acha tinha 49 anos; o velório acontece nesta sexta-feira (16/8), no Cemitério Campo da Esperança. - Foto: Reprodução Instagram

O jornalista cultural Renato Acha, fundador do site Acha Brasília, faleceu nesta quinta-feira (15/8), vítima de pneumonia, aos 49 anos. Reconhecido pela contribuição à arte e cultura no Distrito Federal, Renato Acha tornou-se uma referência no cenário cultural da cidade.

Renato Acha era formado em artes plásticas pela Universidade de Brasília (UnB) e era assessor de imprensa, artista visual, curador, digital influencer, jornalista cultural e marchand. O site Acha Brasília é uma referência para todas as pessoas que buscam atividades e eventos culturais no DF, um grande portal de cultura.

Muitos amigos, colegas deixaram mensagens de pesar e solidariedade à família de Renato Acha e destacaram a importância dele como fomentador e membro da comunidade cultural do DF.

Em um último post, publicado na página do Acha Brasília, Renato escreveu sobre Volpi, moda, Brasília e disse: “Brasília gira em círculos que desnorteiam os sentidos e tem que ser lida nas entrelinhas das ruas percorridas a pé, com imagens e sons que atravessam os passantes pensantes como a cidade peripatética que te coloca enigmas e te provoca a voar dentro do corpo que tem o horizonte ao redor. O desenho do avião na real é borboleta que algumas formigas se tornam”.

Para a artista e drag queen Ruth Venceremos, Renato Acha tinha um “olhar artístico apurado e visão progressista, ele vai fazer falta em Brasília”.

“Acha deixa como legado uma extensa cobertura jornalística sobre a cena cultural do DF”, disse o deputado federal Fábio Félix (Psol).

Em nota sobre o falecimento de Renato Acha, a família publicou uma poesia:

“Ele era dono da melhor gargalhada

Dentro dele vibrava a alegria

Com a criatividade nata

A arte o perseguia

Ontem ele foi cometa, verso e ventania

Hoje será pra sempre sol, saudade e poesia"

O velório de Renato Acha acontece nesta sexta-feira (16/8), no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, das 14h30 às 16h30. O sepultamento está marcado para 17h.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino