A partir deste domingo (18), o Instituto Federal Recanto das Emas será palco do vibrante Festival Nacional de Teatro de Bolso (FNTB). A atividade é gratuita e aberta também à comunidade de Samambaia, Gama e Riacho Fundo. Em sua quarta edição, o evento oferece uma programação variada e gratuita, que inclui oito espetáculos.
O festival visa proporcionar ao público uma experiência rica em teatro contemporâneo, trazendo cinco peças de renomados grupos nacionais e três produções do Distrito Federal. Cada sessão também inclui roda de conversa dos grupos com o público sobre as diversas linhas de produção e concepções estéticas das obras apresentadas.
O Festival é uma vitrine para espetáculos teatrais de médio e pequeno porte e está aberto à participação de grupos e companhias de teatro de todo o Brasil. Os participantes competem em diversas categorias, incluindo Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator, entre outras. Os vencedores recebem troféus, certificações e prêmios em dinheiro. A comissão julgadora avaliará as produções em aspectos como cenário, figurino, sonoplastia, iluminação, maquiagem e dramaturgia original.
Com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal, o Festival Nacional de Teatro de Bolso reafirma seu compromisso em democratizar o acesso à cultura e celebrar a diversidade das artes cênicas. Para uma amostra do que está por vir, confira o link com trechos de alguns espetáculos.
Clique aqui para conferir trechos do festival
As atividades serão realizadas no auditório do Instituto Federal de Brasília (IFB) no Recanto das Emas, localizado na Avenida Monjolo, Chácara 22, atrás da quadra 300.
Programação
Domingo (18)
18h - Abertura e Sarau Cultural
Apresentação: Kacus Martins
Atrações: Luiz Felipe Vitelli, Leo Thilé, MC Drama e Rai Melodia
Local: Espaço Cultural H2O – Av. Recanto das Emas, Quadra 104, Conjunto 16, Sala 201
Terça-feira (20)
15h - Espetáculo: “DE LA MANCHA: O CAVALEIRO TRAPALHÃO” – RS
Essa é a história de Dom Alonso Quijano, um homem que cresceu em La Mancha, uma região bem no centro da Espanha. Ele amava os livros de cavalaria e queria ser cavaleiro andante. Por isso, pôs em si mesmo o nome de Dom Quixote de La Mancha, um cavaleiro trapalhão que em nome de sua amada Dulcinéia de Toboso anda pelas estradas montado em seu cavalo Rocinante e acompanhado por seu fiel escudeiro Sancho Pança, em busca de aventuras, lutando contra gigantes, dragões, bruxas, exércitos e feiticeiros
Companhia: Rococó Produções Artísticas e Culturais
Classificação: Livre
Local: IFB Recanto das Emas
20h - Espetáculo: “UM TAL GUIMARÃES” – RJ
Espetáculo solo em que o ator Vitor Peres recupera e inventa o escritor Guimarães Rosa. Um escritor-ator-performer que, ao tentar escrever um conto, percebe que escreve a respeito de si mesmo. Assim, passa a rever histórias da vida de Guimarães Rosa a partir desta possibilidade de escrita - do corpo, da vida, da linguagem - reinventando episódios de sua vida a partir das personagens de Guimarães.
Companhia: Trupe do Mangue
Classificação: Livre
Local: IFB Recanto das Emas
Quarta-feira (21)
15h - Espetáculo: “TUCUMÃ & BURITI: AS BROCADAS DO TARUMÃ-AÇÚ” – AM
As comunidades ribeirinhas da Amazônia guardam uma série de causos e contos que são comuns a quem vive na margem esquerda do rio Tarumã-açú. A partir de uma série de entrevistas realizadas entre janeiro e março de 2022, o Grupo Jurubebas de Teatro foi abraçado pela comunidade de Julião, 20 km Rio Negro adentro, possibilitando uma vivência artística atravessada pelo imaginário popular e pelas narrativas que compõem a dinâmica social presente nessa localidade.
Companhia: Grupo Jurubebas de Teatro
Classificação: Livre
Local: IFB Recanto das Emas
20h - Espetáculo: “MEMÓRIAS COM PRAZER E RESISTÊNCIA” - DF
Duas atrizes precisam entrar em cena e o terceiro sinal está próximo. Como construir um espetáculo neste curto espaço de tempo? Frida e Raquel estão em apuros e só a vivência de cada uma sobre a vida e a arte pode salvá-las. Por meio da metalinguagem, as personagens oscilam entre lapsos de memória, conflitos artísticos e refletem sobre a atual história brasileira e o teatro. Discutem sobre o fazer artístico, o mercado de trabalho para os idosos e sobre viver em tempos de abandono.
Companhia: Mulher em Dose Dupla
Classificação: 14 anos
Local: IFB Recanto das Emas
Quinta-feira (22)
15h - Espetáculo: “CIRCUS, A NOVA TOURNÉE” - SP
A peça é uma homenagem ao universo circense e marca a construção de uma linguagem cênica forte e particular, que a Cia Circo de Bonecos vem desenvolvendo em seus espetáculos. Com diversão garantida convida a plateia a participar da narrativa. Trata- se uma proposta de teatro de bonecos envolvente e engraçada que recria o maravilhoso mundo circense em quadros cômicos e singelos. O objetivo é simples: divertir com talento, promover a arte do Teatro de Animação, sensibilizar e estimular a plateia, para uma experiência estética inovadora.
Companhia: Cia Circo de Bonecos
Classificação: Livre
Local: IFB Recanto das Emas
20h - Espetáculo “PRISIONEIRO 12.207” - DF
A obra nasceu de uma necessidade de lembrar o Golpe Militar de 64, que em 2024 completou 60 anos. O objetivo principal da narrativa é impedir o apagamento das memórias da resistência de homens e mulheres que entregaram suas vidas na luta pela liberdade de expressão.
Companhia: Casa de Ferreiro Companhia de Teatro
Classificação: 14 anos
Local: IFB Recanto das Emas
Sexta-feira (23)
15h - Espetáculo: “UMA DESPEDIDA FIEL” – DF
O espetáculo propõe uma indagação: o que é o amor, afinal? Na peça, dois personagens surgem numa estação de trem, motivados pelo fim de seus relacionamentos. Bento aguarda o retorno de quem um dia o abandonou, e Lourenço, ao contrário, assume o lugar de quem, agora, parte. Aparentemente antagônicos, tanto Lourenço quanto Bento, são personagens de uma mesma cena: a separação. Esse encontro é o ponto de partida para se discutir o conceito de amor, tendo, ao fundo, a temida cena do abandono. O amor tolera a liberdade? É possível amar com a convicção de que o outro pode partir?
Companhia: Teatro dos Ventos
Classificação: Livre
Local: IFB Recanto das Emas
20h - Espetáculo: “LATENTE” – SP
A peça conta a história de uma trupe de artistas que segue em suas andanças, buscando um lugar no mundo, em meio à luta pela sobrevivência e à procura de um espaço para expressar sua arte. Ao chegarem a um teatro, atores e personagens se misturam e se perguntam sobre o lugar que ocupam, sobre qual dos caminhos seguir e descobrem suas relações com a migração e o lugar do migrante, ou o próprio lugar. A partir de uma mescla épico-dramática, o espectador é atravessado concreta e subjetivamente pelas questões migratórias no Brasil e no mundo, a realidade nos centros urbanos e na arte.
Companhia: Cia Latente
Classificação: Livre
Local: IFB Recanto das Emas
Sábado (24)
Encerramento do festival e premiação
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino