Distrito Federal

Educação pública

Consulta para escolha de Reitora e Vice-Reitor da UnB acontece nesta terça e quarta-feira

Consulta vai ocorrer de forma presencial em 16 seções de votação distribuídas pelos campi da universidade

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
O voto é secreto e paritário, com igual peso para docentes, estudantes e técnico-administrativos - Foto: Montagem

A comunidade acadêmica da Universidade de Brasília (UnB) se prepara para participar da consulta para a escolha da próxima Reitora e Vice-Reitor, marcada para esta terça-feira (20) e quarta-feira (21) de agosto. A consulta, organizada pela Comissão Organizadora da Consulta (COC), vai ocorrer de forma presencial em 16 seções de votação distribuídas pelos campi da universidade.

O processo conta com a participação de três chapas, todas encabeçadas por mulheres. As candidatas à reitoria são Olgamir Amancia Ferreira, pela chapa "Pensar e Fazer a UnB" (90)Maria Fátima de Sousa, representando a chapa "A UnB que Queremos" (99); e Rozana Reigota Naves, liderando a chapa "Imagine UnB: Participar e Transformar" (93).

As seções XI, XII e XIII, localizadas na Faculdade de Educação Física, na Faculdade UnB Ceilândia e na Faculdade UnB Gama, respectivamente, estarão abertas das 9h às 18h. Nas outras 13 seções, a votação acontecerá das 9h às 21h. Todas as seções estão disponíveis no portal da Consulta UnB. O voto é secreto e paritário, com igual peso para docentes, estudantes e técnico-administrativos.

A consulta é uma oportunidade para que a comunidade universitária opine sobre os futuros gestores da instituição, que irão liderar a UnB no período de 2024 a 2028. A nomeação final será feita pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que geralmente segue a indicação da comunidade acadêmica, após a homologação da lista tríplice pelo Conselho Universitário (Consuni).

A comunidade acadêmica da UnB é composta por 2.613 docentes, 2.742 servidores técnico-administrativos, 40.047 alunos de graduação e 9.170 alunos de pós-graduação, conforme dados do Anuário Estatístico de 2022, produzido pelo Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) da UnB.

A consulta reforça a importância da participação da comunidade na escolha dos gestores que irão conduzir a UnB nos próximos anos, refletindo o compromisso da universidade com a democracia e a inclusão de todas as vozes da sua comunidade.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva