O documentário “A Câmara”, dirigido por Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão, estreia no Cine Brasília nesta segunda-feira (19). A sessão gratuita, marcada para as 19h, contará com um debate subsequente com a equipe do filme.
“A Câmara” oferece uma visão aprofundada do dia a dia de deputadas federais na Câmara dos Deputados, evidenciando a sub-representação feminina no Congresso Nacional. Apesar de as mulheres constituírem mais de 52% da população e do eleitorado brasileiro, atualmente, ocupam apenas 18% das cadeiras na legislatura de 2023-2027, o maior número na história do país.
Em termos globais, o Brasil ocupa a 131ª posição, entre 193 países, em participação feminina na política, segundo a União Interparlamentar (UIP). Temas como direitos reprodutivos, educação pública, política do cuidado, estado laico, racismo e polarização política também são abordados no longa-metragem, mostrando essas mulheres de perto em seus embates e performances políticas.
Inspirado pela tradição do cinema observacional, o documentário acompanha deputadas de diversos partidos durante o último ano do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), um período de intensa polarização ideológica. Com uma duração de 89 minutos, o filme proporciona um olhar íntimo sobre os debates, discussões e estratégias que se desenrolam dentro da Câmara dos Deputados, abrangendo comissões parlamentares, o plenário, gabinetes e outros espaços.
O filme estreou internacionalmente no Festival DocLisboa, em outubro de 2023, e também foi exibido na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, no 5º PiriDoc e em festivais na Inglaterra e na França, além de universidades brasileiras. “A Câmara” é resultado da pesquisa internacional “Etnografia Global Comparada de Parlamentos, Políticos e Cidadãos”, coordenada pela antropóloga Emma Crewe, da Universidade de Londres (SOAS), e financiada pelo Conselho Europeu de Pesquisa.
A produção é o primeiro longa-metragem da produtora Sal, formada por Ana Rabêlo Rodrigues, Camilla Shinoda e Tiago de Aragão, e reflete a abordagem artesanal e inovadora da produtora. O filme também recebeu o apoio do portal Congresso em Foco, com o fundador Sylvio Costa mediando o debate pós-sessão desta segunda.
A coordenação do estudo no Brasil é liderada por Cristiane Bernardes, professora do Mestrado Profissional em Poder Legislativo do CEFOR, vinculado à Câmara dos Deputados. Além de co-dirigir “A Câmara” com Tiago de Aragão, Cristiane, que é jornalista e doutora em Ciência Política, também faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD), da International Parliament Engagement Network (IPEN), da Global Research Network in Parliaments and People (GRNPP) e do Laboratório de Etnografia das Práticas e Instituições de Poder (LEIPP) da UnB. Sua pesquisa se concentra em engajamento digital e nas performances políticas dos parlamentares.
Tiago de Aragão é um antropólogo, diretor e roteirista, responsável por curtas-metragens como “Da Maior Importância” (2011), “Curió” (2014), “Entre Parentes” (2018) e “Luta Pela Terra” (2022), que foram exibidos em festivais tanto nacionais quanto internacionais. Atualmente, Tiago está realizando uma pesquisa de doutorado na Universidade de Brasília (UnB) sobre a extrema direita no contexto da polarização política e também dirige o longa-metragem “Missão Pankararu”, em parceria com Camilla Shinoda.
Serviço
Evento: Estreia do filme “A Câmara” e debate
Data: 19/08/2024
Horário: 19h
Local: Cine Brasília
Ingresso: Entrada gratuita
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Rafaela Ferreira