Com o objetivo de preparar uma grande festa do forró, da cultura popular e das mulheres na música, a banda brasiliense “As Fulô do Cerrado” realiza, no Eixão do Lazer, entre agosto e setembro, a 2ª edição do projeto “Forródas Fulô”. A primeira edição acontecerá neste domingo (25), com participação especial de Maísa Arantes.
Com apresentações musicais, oficinas e Rodas de Forró abertas, a proposta do projeto é que todas possam entrar e participar musicalmente da festança. A ideia é criar um ambiente acolhedor, seguro e aconchegante, onde as mulheres se sintam bem vindas e valorizadas nos seus fazeres musicais: “um convite d’As Fulô do Cerrado para a união musical feminina no forró”.
As edições serão quinzenais, sempre aos domingos, cada uma com convidadas muito especiais, das 13h às 17h, no Eixão do Lazer, na altura da 206 Norte (ao lado do Posto Jarjour). Tudo com entrada franca e livre.
Além das Rodas de Forró, o Forródas também vai realizar oficinas musicais, para disseminar os fazeres da música na cultura popular e no forró. A primeira atividade será a Oficina de Pífano, que acontece neste sábado (24), em que Samara Tokunaga, integrante d’As Fulô do Cerrado, junto a Roberto Deusdará, pifeiro parceiro da banda, ensinarão sobre a tradição das Bandas de Pife, com cada aprendiz fabricando seu próprio instrumento e sendo iniciado ao toque musical.
E no dia 21/09 será a vez da Oficina de Pandeiro, onde Jéssica Carvalho, também das Fulô, vai iniciar os participantes a técnicas e ritmos ligados ao forró. As oficinas são sempre aos sábados, das 10h às 12h, no Departamento de Música da UnB, sala Samambaia. As oficinas são gratuitas.
SERVIÇO
Forródas Fulô - 2ª Edição
Rodas:
25/08, 08/09 e 22/09, domingos, das 13h às 17h
Onde: Eixão do Lazer, na altura da 206 Norte (ao lado do Posto Jarjour)
Entrada Franca e Livre
Oficinas:
Fabricação e Toques Pífano (24/08) e Pandeiro (21/09), sábados, das 10h às 12h
Departamento de Música da UNB, sala Samambaia
Complexo Cultural de Planaltina recebe último dia do Raiz Candanga
A cultura popular vai ser a protagonista do Raiz Candanga, projeto que ocupará o Complexo Cultural Planaltina neste domingo (25). O evento será um festejo para celebrar as raízes culturais tradicionais do Distrito Federal, sobretudo as nordestinas.
Serão oferecidos dois shows e uma oficina em um dia de muito encanto, aprendizados e alegria. O projeto começa às 15h com a Oficina de Construção de Pife, com Igu Malagueta, depois, a partir das 18h, vem o show de forró com o Trio Massapé e o fechamento dos trabalhos com os encantos da Mestra Martinha do Coco. Tudo gratuito e livre.
PROGRAMAÇÃO
25/08 - domingo
15h - Oficina de Construção de Pife, com Igu Malagueta
18h - Trio Massapé
20h - Martinha do Coco
Onde: Complexo Cultural Planaltina
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre
Cerrado Jazz Festival
Brasília também recebe, neste fim de semana, a 5ª edição do Cerrado Jazz Festival, será realizado na área externa do Museu Nacional da República.
Na sexta-feira (23), o festival começa às 18h com Dudão Melo e o Coletivo Superjazz, conhecidos por sua fusão inovadora entre jazz e música afro-brasileira. Às 19h, Marcus Moraes subirá ao palco lançando seu quinto álbum, seguido pela Orquestra Pizidim, representante do choro e fazendo homenagem ao Mestre Pixinguinha, às 20h.
Joyce Moreno, pioneira na expressão feminina na MPB, renomada cantora e compositora, se apresentará às 21h30, trazendo seu vasto repertório. Amaro Freitas e Zé Manoel homenageiam o álbum "Clube da Esquina", às 23h, e às 00h30, o Coletivo Superjazz retorna para uma performance especial com instrumentistas convidados.
No sábado (24), a abertura dos portões será às 18h, e Jhoninha Medeiros Big Band abre a noite às 18h30. O Metá Metá, com seu som rítmico e polifônico, subirá ao palco às 20h, seguido por Ivan Lins às 21h30, que celebra 50 anos de parceria com Vitor Martins com o show "ABRE ALAS". Às 23h, Ellen Oléria realizará um tributo a Nina Simone, e às 00h30, Candice Ivory & The Simi Brothers encerrarão o festival com um show vibrante do jazz e blues diretamente de Memphis.
O Cerrado Jazz Festival conta com audiodescrição, intérpretes de libras e áreas acessíveis para pessoas com deficiência. A programação inclui as atividades formativas do #Cerradolab com oficinas, cursos, masterclass e workshops para um público diversificado. Saiba mais no site.
Confira a programação musical
Sexta 23 de agosto
18h00 - Dudão Melo e Coletivo Superjazz
19h00 - Marcos Moraes
20h00 - Orquestra Pizidim
21h30 - Joyce Moreno
23h00 - Amaro Freitas e Zé Manoel
00h30 - Coletivo Super Jazz convida
Sábado 24 de agosto
18h00 – abertura dos portões
18h30 - Jhoninha Medeiros Big Band
20h00 - Metá Metá
21h30 - Ivan Lins
23h00 - Ellen Oléria
00h30 - Candice Ivory & The Simi Brothers
Rally dos Sertões
Pela primeira vez, Brasília será o cenário da largada e da chegada do Rally dos Sertões BRB. Desde terça-feira (20) está aberta para visitação a Vila Sertões, em uma estrutura no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha. O espaço é gratuito até esta sexta-feira (23), das 10h às 22h.
Lá, as pessoas têm acesso às áreas de boxes, aos carros e aos próprios competidores das 66 equipes participantes da edição. “É muito bacana, porque dá para a população ver de perto o que são essas máquinas que competem no Rally dos Sertões”, afirma a CEO do Rally dos Sertões, Leonora Guedes.
Outro destaque da programação é o Super Prime, que ocorre na sexta-feira (23), a partir das 14h, quando o público poderá conferir uma exibição das oito equipes que largarão nas primeiras posições no sábado durante o rally, em uma arquibancada com capacidade para 10 mil pessoas. Gratuitos, os ingressos foram disponibilizados pela Setur, mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis.
Buraco do Jazz
Em continuidade da temporada de agosto, o Buraco do Jazz terá edições nesta quinta e na sexta-feira, das 18h às 23h55, no gramado do Panteão da Pátria, espaço gerenciado pelo Centro Cultural Três Poderes, vinculado à Secec.
Com mais de 200 edições executadas em oito anos, o evento promove apresentações de jazz e variáveis do blues gratuitamente para o brasiliense. Paralelamente aos shows, há um espaço para a difusão da economia criativa com expositores de roupas, joias e artesanato e foodtrucks.
Museu de Arte de Brasília
O Museu de Arte de Brasília (MAB) será palco de uma experiência cultural, educativa e imersiva do Museu Dinâmico de Cera: Ato II – A Semana de Arte Moderna, no sábado. Com entrada franca, o projeto utiliza linguagens de teatro, música, artes visuais e literatura para aproximar o público de figuras icônicas, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mario de Andrade.
Para isso, cinco atores posicionados estrategicamente ao longo dos espaços do MAB dão vida a essas figuras centrais da Semana de Arte Moderna de 1922, narrando histórias e compartilhando curiosidades sobre o movimento. As sessões ocorrem às 10h, 11h, 14h30 e 15h30.
Cinema
Nesta semana, a programação do Cine Brasília, localizado na 106/107 Sul, permitirá ao espectador uma viagem por diferentes partes do mundo.
A primeira delas será pela cultura francesa, por meio da mostra 3X Truffaut, promovida pelo Instituto Francês, que tem exibições nesta quinta, sexta e domingo, às 14h, com entrada gratuita. Serão exibidas três obras fundamentais de um dos criadores do movimento nouvelle vague, François Truffaut: A História de Adèle H (domingo), A Idade da Inocência (quinta-feira) e Jules e Jim: Uma Mulher para Dois (sexta-feira).
Já no sábado, a viagem é para a Rússia, com uma sessão especial promovida pela embaixada do país, que transmitirá o longa-metragem Ar, de Aleksey German Jr. O filme retrata uma das invasões do exército alemão de Adolf Hitler à Rússia, em 1942, durante a Grande Guerra Patriótica, do ponto de vista de jovens pilotos de aviação. A produção estreou em outubro de 2023, durante o 36º Festival Internacional de Cinema de Tóquio, ocasião em que foi premiada.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva