Distrito Federal

Expressão da cultura

Brasília recebe em setembro o IV Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro

Abertura acontece neste sábado (31), confira as atrações

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Uma semana de celebração no IV FBTT, com teatro, música, dança e brincadeiras populares, misturando tradições e novas expressões culturais. - 📷 Foto: Bruno Jungmann - @brunojungmann/divulgação

O grupo de cultura popular Fuá de Seu Estrelo anuncia a quarta edição do Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro (FBTT). O tema desse ano é "O verbo do teatro é sonhar". O IV FBTT promete uma programação vibrante e diversificada, que destaca a importância do teatro como uma prática ancestral e culturalmente rica do Brasil.

A abertura do festival será neste sábado (31), às 22h, no Terreiro de Mãe Baiana, o Ilê Axé Oyá Bagan, localizado no Paranoá. Este evento inaugural conta com uma cerimônia especial que dará início a uma semana repleta de atividades de teatro, música, dança e brincadeiras populares combinadas com outras formas de expressão.

De 9 a 15 de setembro, o Centro Tradicional de Invenção Cultural, sede do Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, será o palco principal para as apresentações do festival. A programação inclui uma série de espetáculos locais e nacionais, reunindo grupos e artistas renomados na cena do teatro de terreiro. Entre os destaques do festival estão os renomados artistas e grupos como Helder Vasconcelos (PE), Odília Nunes (PE), Mestre Aguinaldo (PE), Mundo Rodá (SP) e La Mínima (SP). O evento também contará com a participação de artistas locais, incluindo Zé Regino, o Coletivo EntreVazios, As Caixeiras Cia. de Bonecas, Mamulengo Fuzuê e a Orquestra Alada Trovão da Mata.

Segundo Tico Magalhães, um teatro de terreiro “tem como base a abrição do imaginário. Uma feitura teatral artesanal, inventiva e não colonial. Um teatro que abre espaço para que o nosso lugar nos habite. Um teatro de interior, que tem como ponto de partida cada brincante que, por meio de um mergulho dentro de seu próprio miolo, cria e improvisa, recebe a figura, deixa ela nos atravessar”.

A entrada para os eventos será gratuita. O festival é uma realização do Centro Tradicional de Invenção Cultural, Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, contando com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.


Foto: Bruno Jungmann - @brunojungmann/divulgação

Seu Estrelo

Em março deste ano, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) abriu uma incluiu o grupo cultural Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro  como Patrimônio Imaterial do Distrito Federal. Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro é um bloco cultural que reverencia elementos culturais cerratenses com tradições do teatro popular e teatro de terreiro. Foi fundado pelo agitador cultural Tico Magalhães, pernambucano radicado em Brasília em 2004. De acordo com a assessoria do grupo, a tradição criada pelo Fuá de Seu Estrelo atesta o principal conceito de patrimônio, “na perspectiva de que faz uma invocação do passado, do que nos precede, ao passo que nos mostra que tradição e identidade estão em constante movimento, não param com o tempo”.

A marca bloco cultural é oferecer à cidade “um identificador cultural, o alargamento de sua geografia pela fantasia e, ao Brasil, um novo samba, uma nova forma de fazer teatro, novas festas populares, uma inventiva escola de cultura tradicional e um moderno retrato popular de sua alma cultural”, explica o artista Tico Magalhães. Com sua própria mitologia e um estilo de samba único, o Fuá de Seu Estrelo é uma tradição moderna que incorpora elementos do real e do imaginário do Planalto Central em suas apresentações e festividades populares.

Programação do Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro

31 de agosto (sábado)

22h - Abrição Orquestra Alada Trovão da Mata (DF)

Local: Ilê Axé Oyá Bagan, Paranoá

Entrada 1kg de alimento não perecível

Programação de 9 a 15/09

Local: Centro Tradicional de Invenção Cultural (813 Sul)

9/09 (Segunda)

20h - Rodas de Palhaço | Cia La Mínima (SP)

10/09 (Terça)

20h - Memórias da Rabeca | Cia Mundu Rodá (SP)

11/09 (Quarta)

20h - Decripolou Totepou | Odília Nunes (PE)

12/09 (Quinta)

20h - Roda de Conversa com Mestra Nice (PE) e Mestre Tico Magalhães (DF)

13/09 (Sexta)

18h30 - Uma trilogia de teatro lambe-lambe: enquanto houver amor eu me transformo | As Caixeiras Cia de Bonecas (DF)

20h30 - 6º Roda: O Alado ou o Portão Qualquerer | Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF)

14/09 (Sábado)

18h - A flor da cana | Mestre Agnaldo (PE)

20h - A 4º Roda ou o Amor é um rio sem margem |S eu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF)

15/09 (Domingo)

17h - Carrego o que posso faço o quintal onde dá | Coletivo Entrevazios (DF)

20h - Espiral Brinquedo Meu | Helder Vasconcelos (PE)

Mais informações: página do grupo na rede social

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva