A comunidade acadêmica da Universidade de Brasília (UnB) escolheu Rozana Naves e Márcio Muniz de Farias para ocupar a reitoria da instituição. No total, 8.163 estudantes, professores e servidores técnico-administrativos foram às urnas. A chapa 93 “Imagine UnB: Participar e Transformar” saiu vitoriosa com 64,98% dos votos, enquanto a chapa 90 encabeçada por Olgamir Amancia recebeu 35,02%.
A primeira consulta à comunidade acadêmica aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto e levou a um segundo turno entre Rozana Naves e Olgamir Amancia. A segunda votação aconteceu nos dias 3 e 4 de setembro.
A professora Rozana Reigota Naves é uma acadêmica vinculada ao Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB), onde atua desde 2006. Com 27 anos de experiência no magistério superior, sua trajetória acadêmica inclui uma graduação em Letras pela Universidade Católica de Brasília, além de mestrado e doutorado em Linguística pela UnB. Atualmente, ela é Professora Associada IV no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL).
Próximos passos
O voto na consulta acadêmica é paritário entre docentes, estudantes e técnico-administrativos. Após a Consulta, o Conselho Universitário (Consuni) deve ratificar o resultado e elaborar a lista tríplice com os nomes das candidatas a Reitora e Vice-Reitor. A reunião está marcada para o dia 13 de setembro.
A lista é então enviada ao Ministério da Educação, que a encaminha para o Presidente da República, que deve também respeitar o processo de consulta e nomear a Reitora com mais votos. A próxima gestão assume o comando da UnB por quatro anos, de 2024 a 2028.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva