Distrito Federal

FOGO NO CERRADO

Incêndio na Chapada dos Veadeiros (GO) já dura 6 dias; mais de 60 brigadistas combatem fogo no local

Chamas já destruíram mais de 10 mil hectares do Parque Nacional; aeronaves e helicóptero auxiliam combate

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Na manhã desta terça (10), brigadistas combateram quatro focos de incêndio; apenas um foi controlado - Foto: Coordenação Comunicação ICMBio

O incêndio na região da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás (GO), continua. Desde o dia 5 de setembro, brigadistas estão mobilizados para combater o fogo. 

Na manhã desta terça-feira (10), cerca de 60 pessoas atuavam no local, combatendo quatro focos de incêndio. Apenas um deles foi controlado, e segue em monitoramento, segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

O fogo já destruiu mais de 10 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. De acordo com o ICMBio, até o momento, não há informações sobre a origem e as causas do incêndio. As equipes trabalham para extinguir as chamas e proteger a biodiversidade da região.


Chamas já consumiram mais de 10 mil hectares no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros / Foto: Coordenação Comunicação ICMBio

Devido à distância dos incêndios da área de visitação, o Parque Nacional segue, até o momento, aberto para visitantes.  

Os brigadistas atuam em várias frentes, incluindo a região da Serra do Segredo, que está dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Pouso Alto. As equipes de combate são compostas por 25 brigadistas do ICMBio, 34 brigadistas do PREVFOGO (Ibama), além de voluntários da Rede Contra Fogo e Cerrado de Pé.

Além do grupo de combate em solo, duas aeronaves air tractor estão lançando água para resfriar as linhas de fogo e facilitar o trabalho dos brigadistas. O ICMBio informou que um helicóptero chegou ao local na manhã desta segunda-feira (9), com o objetivo de melhorar o monitoramento aéreo e transportar rapidamente os brigadistas para as áreas de combate. 


Helicóptero chegou na manha desta segunda (9) para auxiliar transporte de brigadistas até os focos de incêndio / Foto: Maria Helena Reinhardt

A logística e a coordenação das operações de combate ao fogo são realizadas por cerca de 35 pessoas que atuam no Posto de Comando, baseado no Centro UnB Cerrado, em Alto Paraíso. 

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino