Um incêndio atingiu o Parque Nacional de Brasília por volta das 11h20 deste domingo (15). Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), O fogo foi originado próximo à Granja do Torto, fora do Parque Nacional. A estimativa de área atingida é de 1,2 mil hectares.
Em função do incêndio, o parque estará fechado para visitantes enquanto houver ações de combate.
Como resposta imediata, foram mobilizados 20 brigadistas do Instituto Chico Mendes, 40 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e cinco brigadistas do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). As equipes seguirão com o combate durante a noite. Ainda não há informação de fauna atingida.
O último grande incêndio no Parque Nacional de Brasília foi em 2022. Na ocasião, o fogo consumiu 7,7 mil hectares, o equivalente a 20% da área. As chamas chegaram perto do reservatório de Santa Maria, o segundo maior do Distrito Federal, e que abastece o Plano Piloto.
Na primeira semana de setembro, um incêndio de grande proporção também atingiu a Floresta Nacional de Brasília (Flona). Ao todo, a área queimada é de 2.586 hectares, equivalente a 45,85% da unidade de conservação federal. Segundo o ICMBio, este foi o pior incêndio nos últimos 10 anos que atingiu a Flona.
As chamas começaram na última terça-feira (3), quando foram identificados dois focos de incêndio na área de conservação ambiental, localizada em Taguatinga (DF). Já no sábado (7), foram realizadas várias ações para combater o incêndio na Floresta Nacional. Além disso, a suspeita é de que o incêndio seja criminoso. Foi instaurado inquérito policial na Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais da Superintendência da Polícia Federal no DF, em razão de se tratar de unidade de conservação federal.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva