A Universidade de Brasília (UnB) decidiu suspender as atividades presenciais na instituição nesta segunda-feira (16). A decisão foi tomada em razão das condições climáticas adversas e da baixa qualidade do ar, decorrentes das queimadas no Parque Nacional de Brasília, para proteger a saúde e a segurança da comunidade acadêmica e administrativa.
O incêndio no Parque Nacional começou por volta de 11h20 deste domingo (15). Brigadistas e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) trabalham no combate às chamas desde ontem, mas o fogo ainda não foi totalmente controlado, segundo informações do Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A queimada deixou o céu de Brasília coberto de fumaça, comprometendo, inclusive, a visibilidade de quem trafegou pelas vias da capital na manhã desta segunda (16).
De acordo com o ICMBio, o fogo foi originado próximo à Granja do Torto. A estimativa é de que 1,2 mil hectares do Parque Nacional, equivalente a 1,6 mil campos de futebol, tenham sido destruídos pelas chamas.
Segundo o monitoramento em tempo real realizado pela empresa suíça IQAir, a qualidade do ar em Brasília no momento é considerada moderada, o que significa que a concentração de poluentes atmosféricos está 3,7 vezes acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nessas condições, os principais afetados são pessoas de grupos sensíveis, como crianças, idosos e indivíduos com doenças respiratórias e cardíacas. Estas podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço e, por isso, são orientadas a usar máscaras e evitar sair de casa.
O uso de umidificadores, manter portas e janelas fechadas para evitar a entrada de ar poluído e uma boa hidratação também são recomendações para a população.
O ato emitido pelo Decanato de Gestão de Pessoas da UnB orienta, ainda, que as pessoas procurem abrigo em locais seguros, distantes das áreas afetadas pelas queimadas, e sigam as recomendações de saúde e segurança emitidas pelas autoridades competentes.
O documento define que os dirigentes das unidades responsáveis pelo funcionamento de atividades essenciais da UnB deverão estabelecer plantões e escalas de serviços, de forma a evitar prejuízos a essas unidades e às comunidades atendidas.
SEEDF autoriza escolas a suspender aulas
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) autorizou escolas localizadas em áreas próximas a queimadas a suspenderem as aulas devido aos efeitos da fumaça e da fuligem. "Caso a gestão da escola identifique riscos à saúde da comunidade escolar, está autorizada a suspender temporariamente as atividades, garantindo, posteriormente, a apresentação de um calendário de reposição das aulas", afirmou em nota.
A pasta informou que 17 unidades de ensino suspenderam as aulas nesta segunda-feira (16):
1. Centro de Ensino Médio da Asa Norte (CEAN),
2. CEM Paulo Freire, na 610 Norte
3. Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte (CELAN)
4. Escola Classe 316 Norte (EC Beija Flor)
5; Escola Classe 113 Norte
6. CED do Lago Norte (CEDLAN)
7. Escola Classe 312 Norte
8. Escola Classe Granja do Torto
9. Jardim de Infância 312 Norte
10. Escola Classe 106 Norte
11. Centro de Ensino Fundamental 306 Norte
12. Centro de Ensino Fundamental 102 Norte
13. Centro de Ensino Fundamental 07 da Asa Norte
14. Jardim de Infância 01 do Cruzeiro
15. Escola Classe do Setor Militar Urbano
16. Escola Classe da Vila do RCG (Setor Militar Urbano)
17. Centro de Ensino Fundamental 01 do Varjão.
"Reforçamos que a segurança e o bem-estar de alunos e profissionais são prioridades, e a Secretaria acompanha a situação por meio das Regionais de Ensino", completou a pasta.
*Matéria atualizada 16h25
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva