Na sexta-feira (27), as Sambadeiras de Roda convidam para o Ato Político em Defesa do Cerrado.
A divulgação destaca que “o nosso bioma é conhecido como o “berço das águas” por abrigar nascentes que alimentam as principais bacias hidrográficas do nosso país. A destruição do bioma compromete nosso futuro, nossa biodiversidade, nossa cultura e as comunidades que dependem dele”.
“Junte-se a nós neste encontro de resistência, cultura e luta pela preservação! Vamos nos reconectar com a terra através da força e ancestralidade do samba de roda e do jongo, ritmos que carregam histórias e raízes profundas. Traga sua energia, sua licença poética, seu gingado e venha celebrar com a gente”, convidam as Sambadeiras de Roda.
Data: 27 de setembro
Horário: A partir das 19:30h
Local: Casa Kaluanã no Mercado Sul – QSB 12/13 Taguatinga Sul/DF
Ingresso: “Contribuição Voluntária. A sua contribuição faz toda a diferença! Apoie essa causa com o que o seu coração sentir”, destaca a divulgação
Saraus no DF
Também nesta sexta-feira (27) o Teatro Mapati receberá a exibição do curta Tira-Gosto de Poeta, dirigido por Danielle Araújo. O filme, que será apresentado no Espaço Cultural Mapati (707 Norte, Bloco K) a partir das 19h30, traz uma reflexão sobre a importância da poesia como forma de resistência cultural durante o desafiador período da Ditadura no Brasil. O projeto conta com o apoio da Funarte e da Secretaria de Cultura, e a entrada é gratuita mediante retirada de ingresso no Sympla.
Após a exibição do filme, acontecerá a segunda edição do Sarau Autoral, onde os espectadores poderão vivenciar a poesia de uma forma única, com a presença de mimeógrafos que farão parte da cenografia durante as leituras dos poemas. O sarau será realizado de forma itinerante nos bastidores do Teatro Mapati.
Data: 27 de setembro
Local: Espaço Cultural Mapati, 707 Norte, Bloco K
Horário: A partir das 19h30
Ingressos: Gratuito (retirada de ingresso no Sympla)
No sábado (28), II Sarau Imaterial acontece na Casa de Cultura do Guará, trazendo à tona a imaterialidade da arte nas linguagens da periferia. Idealizado pelo músico e poeta Mano Dáblio, o sarau destaca a equidade de gênero, raça e identidade, promovendo a força da coletividade por meio de música, poesia marginal e registros audiovisuais. A programação privilegia a presença de artistas periféricos, incluindo mulheres, pessoas pretas, PCDs e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+, criando um espaço inclusivo e acessível para vozes marginalizadas. Durante o evento, serão lançados os livros Galgardae, de A.S. Barreira, e Phatos Poéticos, com a participação dos autores.
O sarau contará com apresentações de artistas como Aqualtune, Haynna, Ryck, DJ Ketlen e Saraní, que trarão suas obras autorais, refletindo o cotidiano das periferias por meio do Rap, Slam e Hip Hop. Além disso, videoclipes com a Poética Musical Periférica serão exibidos, incorporando Libras na criação artística. O evento é gratuito e convida o público a levar cangas e bebidas, mas proíbe a entrada com copos ou garrafas de vidro e objetos cortantes.
Data: 28 de setembro (sábado)
Local: Casa de Cultura do Guará
Horário: A partir das 17h30
Entrada: Franca (classificação indicativa: livre)
Mais informações: Instagram do Sarau Imaterial
Jazz e pôr do sol
No sábado (28) e no domingo (29), o Parque da Cidade receberá um evento cultural gratuito com apresentações musicais, das 16h10 às 20h30, em um palco montado em frente ao lago. Com ênfase no jazz, o Pôr do Sol no Parque busca promover uma conexão entre música e natureza, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs). O evento contará com áreas reservadas para cadeirantes, banheiros adaptados, intérprete de Libras e audiodescrição durante as apresentações.
Data: 28 e 29 de setembro
Local: Palco em frente ao lago do Parque da Cidade
Horário: Das 16h10 às 20h30
Ingresso: Gratuito
Cinema no Vale do Amanhecer
O Cineclube Vale do Amanhecer dá continuidade à sua temporada gratuita de cinema, levando a sétima arte para as comunidades periféricas de Planaltina. Com sessões em espaços públicos e pipoca de cinema, o projeto é uma ótima oportunidade para desfrutar de filmes em um ambiente comunitário. No sábado (28), as exibições ocorrerão na Escola Classe Rural Pedra Fundamental, entre 10h e 16h, abertas a toda a população.
Entre os destaques da programação, o documentário Delfini Brasília, Olhar Operário explora fatos histórico-políticos sobre a construção de Brasília, trazendo relatos de pioneiros idosos. Além disso, será exibida a animação clássica da Disney Steamboat Willie, que marca a estreia de Mickey e Minnie Mouse nas telonas, apresentando o ratinho como um marinheiro em situações cômicas a bordo de um barco a vapor.
Data: 28 de setembro
Local: Escola Classe Rural Pedra Fundamental, Planaltina
Horário: Das 10h às 16h
Festival Sai da Lata
O Festival Sai da Lata, que aconteceu na Praça do Museu Nacional entre 2009 e 2016, está de volta com uma nova proposta e encerrará sua temporada no dia sábado (28), no Altiplano Leste. A partir das 17h, o festival contará com apresentações de Saci Wèrè, Passo Largo, Georgia Nasr e uma jam session liderada por Esdras Nogueira. Além disso, a programação inclui o Brasília em Concerto, que reunirá grandes nomes do instrumental brasiliense, como Oswaldo Amorim, Blues de Bolso, Haroldinho Mattos e Victor Z.
O evento, que percorreu diversas regiões do DF, garante acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs) e será transmitido via metaverso. Com apoio da Lei Paulo Gustavo e do Fundo de Apoio à Cultura do DF, os ingressos para o festival são gratuitos e podem ser adquiridos no Sympla.
Data: 28 de setembro
Local: Altiplano Leste
Horário: A partir das 17h
Atrações: Saci Wèrè, Passo Largo, Georgia Nasr, Esdras Nogueira, e Brasília em Concerto.
Ingressos: Gratuitos no Sympla.
Encontro com Mestre Zé do Pife
No dia 29 de setembro, o pernambucano Mestre Zé do Pife, que por anos contribuiu para a cultura local ao formar tocadores e tocadoras, estará de volta à capital. Ele participará de uma roda de prosa e um pocket show na Casa de Cultura Martinha do Coco, localizada na Quadra 28 do Paranoá. O encontro terá início às 16h e se estenderá até às 18h, com entrada franca e a participação especial da anfitriã, a Mestra Martinha do Coco, e do grupo Pitoco de Bambu.
Data: 29 de setembro
Local: Casa de Cultura Martinha do Coco, Quadra 28, Paranoá
Horário: 16h às 18h
Ingressos: Gratuito
Luziê é Festa de Sereia
O projeto Luziê é Festa de Sereia encerra sua temporada no espaço Invenção Brasileira do Mercado Sul de Taguatinga (QSB 12/13). Promovido pelo artista brasiliense Jun, a iniciativa, que já passou pelo Espaço Cultural Renato Russo e pela Casa de Cultura Popular Martinha do Coco, promove expressões da cultura popular, incluindo dança, música, teatro e o uso do agbê, um instrumento de origem africana presente em diversas tradições do Brasil.
A programação do projeto ocorre às 20h de sábado (28) com o espetáculo Luziê é Festa de Sereia Velha, e às 10h de domingo, 29 de setembro, com a oficina Sereiada – Agbê e Dança Invisível.
Espetáculo: 28 de setembro, 20h
Oficina: 29 de setembro, 10h
Local: Invenção Brasileira, Mercado Sul, Taguatinga (QSB 12/13)
Brasília Moto Festival 2024
De 26 a 29 de setembro, a Praça do Cruzeiro recebe a terceira edição do Brasília Moto Festival (BMF), com entrada gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. O evento celebra a cultura motociclística e conta com 15 bandas de rock, praças de alimentação, feiras de acessórios de motociclismo e de adoção de cães e gatos. As atrações musicais começam às 19h30, com shows de bandas como Cerrado Kentuck, Joana Duah e Sargento Pimenta. O festival é voltado para famílias e promove um ambiente seguro e acolhedor para entusiastas do motociclismo.
Data: 26 a 29 de setembro
Local: Praça do Cruzeiro, Brasília
Ingressos: Gratuita com a doação de 1kg de alimento não perecível
Informações: (61) 99539-8008 / 98416-7900
Programação Completa: brasiliamotofestival.com.br
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva