Distrito Federal

Contra o feminicídio

Festival Feminina Rock acontece neste sábado (5)

Evento na Candangolândia inclui show da clássica banda de punk 'As Mercenárias' (SP) e atividades culturais

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Formado no início dos anos 1980, o grupo As Mercenárias se destaca como um dos ícones do punk rock brasileiro - Foto: Joelma Antunes

O Festival Feminina Rock – Todos Contra o Feminicídio acontece no dia 5 de outubro na Praça do Bosque da Candangolândia, região administrativa do Distrito Federal. Com entrada gratuita e início marcado para às 13h, o evento faz parte da campanha Feminicídio Zero, promovida pelo Governo Federal, com o objetivo de unir vozes em denúncia do alarmante índice de assassinato de mulheres e de todas as formas de violência de gênero.

A programação diversificada do festival inclui uma série de atrações musicais e culturais com destaque para mulheres da cena local. O ponto alto da celebração será o show de encerramento da icônica banda paulista 'As Mercenárias', referência no punk rock brasileiro desde o início dos anos 1980.

O festival também reunirá diversas bandas de rock autoral do DF, incluindo Anna Rocha, Trost, Asteróide Lisérgico, Arandu Arakuaa, Mariana Camelo, Nume Consense, Rota 040, Lya, Xavosa, Arguerom, Kids Grace e Cálida Essência, criando um intercâmbio cultural entre as capitais Brasília e São Paulo.

Ayla Serena, uma baterista de 24 anos que tem Síndrome de Down, é uma das idealizadoras do festival. Com um olhar atento à alarmante questão do feminicídio, Ayla propõe uma ação lúdica de repúdio a essa prática de crime hediondo.

Além das atrações musicais, o festival contará com atividades voltadas ao público infantil, com a participação do artista plástico Lúcio Piantino, também com síndrome de Down, e da Cia de Circo e Teatro Sagrado Riso, que visam conscientizar as novas gerações sobre a importância do combate à violência de gênero.


A banda Cálida Essência, formada pela baterista Ayla Serena, uma das idealizadoras do festival. / Foto: Divulgação

As Mercenárias

A trajetória de 'As Mercenárias' é marcada por um som potente e letras que refletem questões sociais e políticas, características fundamentais do punk rock. A banda se tornou uma referência não apenas pela sua música, mas também pela sua postura de resistência e empoderamento feminino em um cenário musical predominantemente masculino. A formação atual conta com Sandra Coutinho (baixo e vocal), Silvia Tape (guitarra) e Pitchu Ferraz (bateria).

Serviço

Festival Feminina Rock – Todos Contra o Feminicídio

5 de outubro (sábado), a partir das 13h

Praça do Bosque da Candangolândia | Entrada Gratuita

Atrações confirmadas: Ayla Serena - Cálida Essência - Nume Consense - Xavosa - Kids Grace - Arandu Arakuaa - Arguerom - Mariana Camelo - Asteróide Lisérgico - Rota 040 - Baião de 2 - Trost - Cia de Circo e Teatro Sagrado Riso - Lúcio Piantino - Valquíria Mendes - Santa Surda - Lory Lima - Lya - Anna Rocha

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp :

Edição: Márcia Silva