Distrito Federal

Mostra Ecofalante

Filme 'Não existe almoço grátis' será exibido neste sábado (5) no Cine Brasília

Depois de premiações em festivais, documentário retorna ao DF com sessões gratuitas e debate com protagonistas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
O filme acompanha Socorro, Jurailde e Bizza, moradoras de Sol Nascente, maior favela do Brasil. - Foto: Divulgação/André Hawk

Premiado nos festivais de Brasília, Vitória e Ecofalante, o documentário "Não Existe Almoço Grátis" retorna neste sábado (5) ao Cine Brasília. O longa será exibido às 18h45 e integra a programação da 13ª Mostra Ecofalante, que iniciou no dia 2 e segue até domingo (6).

Filmado na virada do ano de 2022 para 2023, o filme "Não Existe Almoço Grátis" acompanha Socorro, Jurailde e Bizza, moradoras de Sol Nascente, maior favela do Brasil. Juntas, lideram uma das Cozinhas Solidárias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e foram encarregadas de cozinhar para centenas de pessoas que chegaram à Brasília para a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro de 2023. Em meio a ameaças de golpe, o filme acompanha esta saga e traz entrevistas profundas e íntimas, revelando que o futuro se cozinha hoje e a muitas mãos.

Com direção dos estreantes Marcos Nepomuceno (RJ) e Pedro Charbel (DF), o filme tem 74min e é distribuído pela Descoloniza Filmes. A produção é assinada pelos diretores e por Evelyne Lessa (BA). A trilha tem composição original de Daniel Simitan, do premiado longa "Marte Um", e versão de Almério e Orquestra Frevo do Mundo para "Vida Boa", da Banda Eddie. A direção de fotografia é do carioca André Hawk.

“Nosso filme é um manifesto prático e profundamente humano contra a ilusão da meritocracia e a lógica do lucro”, pontua Pedro Charbel, um dos diretores do filme.

:: Mostra de cinema socioambiental começa nesta quarta-feira (2) no Cine Brasília ::

Como parte da programação itinerante da Mostra, "Não Existe Almoço Grátis" também será exibido no dia 12 de outubro, às 18h, no Sesc Gama. Em agosto, o documentário foi premiado como melhor filme pelo júri popular da Mostra Ecofalante, realizada em São Paulo.

Após a exibição do filme haverá debate com as protagonistas do filme. As sessões da Mostra têm entrada gratuita.

Mostra

Os 40 filmes que integram a Mostra Ecofalante abordam temas como mudanças climáticas, mineração, trabalho, saúde, tecnologia e as vivências de comunidades indígenas, quilombolas e periféricas. A grade de programação da Mostra reúne destaques de diferentes seções: Panorama Internacional Contemporâneo, Competição Latino-americana, Panorama Histórico, Competição Territórios e Memória, Sessão Infantil e Sessões para Estudantes.

A sinopse dos filmes e a programação completa da Mostra Ecofalante estão disponíveis no site da organização do evento.

A programação da Mostra continua a partir do dia 10 de outubro no SESC Gama. As sessões acontecem até o dia 13 de outubro para estudantes e para o público geral. Na Universidade de Brasília (UnB), as sessões acontecerão no Campus Darcy Ribeiro, entre os dias 4 a 8 de novembro.

As demais sessões educacionais acontecerão no Centro Universitário IESB, na Universidade do Distrito Federal (UnDF) e no Instituto Federal de Brasília (IFB). Também estão previstas exibições em escolas da rede pública do Distrito Federal.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva