Distrito Federal

arte e cultura

Cinema é destaque no fim de semana em Brasília; confira na agenda cultural

Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Sol Nascente acontece neste domingo (27)

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
"Solo la luna comprenderá", de Kim Torres, é um dos destaques da programação do 16º LoboFest - Foto: Divulgação/LoboFest

A programação cinematográfica é o grande destaque da agenda cultural para este fim de semana no Distrito Federal. 

No Cine Brasília, começa neste sábado (26) a 16ª edição do Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes, com programação completamente gratuita. Participam da mostra 53 curtas-metragens, sendo oito brasileiros e 45 estrangeiros, de países asiáticos, europeus, latino-americanos, africanos e do Oriente Médio, entre eles, trabalhos premiados em grandes festivais mundiais como o de Berlim, Cannes e Clermont-Ferrand. 

Os filmes brasileiros participam da mostra competitiva com prêmios em dinheiro e um prêmio especial de pós-produção para um curta-metragem.

Ulisses de Freitas, cocurador do Lobo Fest, afirma que o público poderá conferir alguns dos principais lançamentos mundiais e conhecer produções emergentes de países que começam a despontar na cena internacional. Este ano, o Lobo Fest recebeu inscrições de filmes de países com produção ainda pequena em volume, mas com trabalhos contundentes, como a Costa Rica que aparece no festival pela primeira vez com o filme “Solo la luna comprenderá”, de Kim Torres.

Concomitante ao Festival, acontece, das 16h às 21h, a LoboFeira, com expositores das mais diversas áreas: roupas, vinil, histórias em quadrinho, livros e bebidas. 

Confira a programação completa e a classificação indicativa aqui

CineMotriz 

O Cine Motriz, festival de cinema de Planaltina, começou nesta quarta-feira (23) e segue com sua programação cultural baseada em filmes de perspectiva decolonial e periférica até sábado (26).

Além da exibição de filmes, haverá shows musicais. Estão confirmadas as apresentações de Coco dos Encantados, Martinha do Coco, Tambores do Amanhecer, Markão Aborígene, Teresa Lopes, Nayé, Ana Moura, Tribawê, Gilson Sena, DJ Rud, DJ Sapo e Flávio Delli. A entrada é franca e livre para todos os públicos.

Nesta sexta-feira (25), às 23h, quem sobe ao palco é Markão Aborígene. Além do show e declamação de poesias, haverá lançamento de seu novo livro. 

Confira a programação completa do CineMotriz para este fim de semana aqui.

Cinema Espanhol no CCBB

O CCBB Brasília recebe, neste fim de semana, a Mostra de Cinema Espanhol 2024. A seleção de filmes espanhóis contemporâneos destaca a diversidade e a riqueza do cinema da Espanha.

Este ano os filmes trazem diferentes temáticas e gêneros, o olhar de excelentes diretores espanhóis da atualidade como Álvaro Longoria, Benito Zambrano, Álvaro Fernández Armero, e a premiada diretora Icíar Bollaín.


Yuli, de Icíar Bollaín, é um dos destaques da Mostra de Cinema Espanhol no CCBB / Foto: Divulgação/CCBB

Em Brasília, o Cinema do CCBB será a sala de encerramento desta mostra que  percorreu oito cidades do país: Goiania, Palmas, Belém do Pará, Rio de Janeiro, Manaus, Aracajú, Fortaleza e Florianópolis.

A entrada é gratuita, mediante retirada do ingresso pelo site ou na bilheteria física.

Programação

25 de outubro (sexta-feira)

19:30h – Santuário – Diretor: Álvaro Longoria | Duração: 75 min | C.I.: Livre | Documentário | Meio ambiente

26 de outubro (sábado)

17h – As ovelhas não perdem o trem – Direção: Álvaro Fernández Armero | Duração: 103 min | Classificação indicativa: 16 anos | Comédia

19h30 – Yuli – Direção: Icíar Bollaín | Duração: 109 min | Classificação Indicativa: 12 anos | Drama

27 de outubro (domingo)

17h – Intempérie (2019) – Direção: Benito Zambrano | Duração: 103 min | Classificação indicativa: 16 anos | Drama | Western

Confira as sinopses dos filmes aqui.

Cinema Urbana

Sexta-feira (25) e sábado (26), a Cinema Urbana – Mostra Internacional de Cinema de Arquitetura desembarca em São Sebastião para as atividades finais após edição especial no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). 

A partir das 18h, na unidade das Brigadas Populares, no Morro da Cruz, serão exibidos cinco curtas-metragens: A velhice ilumina o vento, de Juliana Segóvia; Escasso, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles; La Hemi, de Ila Giroto e Estela Lapponi; Jussara, de Camila Ribeiro, e O tempo é um pássaro, de Yasmin Thayná. Na sequência, às 20h, haverá debate com as curadoras da mostra Ver, ouvir, sentindo.

O segundo dia de programação será reservado às oficinas, bate-papos e apresentações musicais. Às 10h tem sessão de formação cineclubista com a exibição do filme Sopram os ventos dos redemoinhos, de Thay Limeira e Daniela Marinho, na unidade das Brigadas Populares. A partir das 15h, a programação vai para a Praça do Reggae com bate-papo e shows dos coletivos Calangos Sounds e Jamaicana. Mais informações neste link.

Circo Teatro Artetude

Neste sábado (26), a Caravana Artetude desembarca, às 17h, com o  O Grande Circo dos Irmãos Saúde, na Praça do Bosque da Candangolândia. A apresentação gratuita aborda  a convivência e a relação entre os irmãos por meio de malabarismo, música, mágica e humor.  


Apresentação da Caravana Artetude / Foto: Divulgação

O Circo Teatro Artetude, formado pelos irmãos Ankomarcio e Ruiberdan Saúde, acredita que a arte serve como ferramenta para unir e reunir as ruas, promovendo o reconhecimento da própria potência e a descoberta de soluções para transformar a comunidade em um lugar melhor. 

“O projeto é sobre descentralizar e democratizar a arte. Sobre usar a arte como instrumento de incentivo a discussões sobre a responsabilidade de cada um na construção de uma comunidade melhor, resolvendo os conflitos de cada realidade”, ressalta Ankomárcio Saúde.

A apresentação conta com com libras.

Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Sol Nascente

Neste domingo (27), é realizada a 3ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Sol Nascente, a partir das 14h. A concentração será na sede da administração regional e, em seguida, começa o percurso, que passa pela Avenida 311 e pela Quadra 209 até retornar à administração. 

A Parada tem atrações musicais, com bandas, DJs e performances de drag queens para celebrar e lutar por direitos da comunidade LGBTQIA+. O projeto é realizado com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec).

Entre as atrações musicais, estão a Banda Generu´s e os DJs Gui Wilker, Hélio Silva, Evans, Nathana Falcão, Evhann, Ariel, Junin, Digão Azevedo e John. Já as performances ficam com as drag queens Lee Brandão, Dávilla Mc.Gaffney, Athena Laponthierry, Veronica Strass, Ginger Mc.Gaffney e Elloa Negrinny. A madrinha da Parada neste ano é Havenna Wandelookx.


A drag queen Lee Brandão é uma das atrações da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Sol Nascente / Foto: Divulgação

A iniciativa surgiu de um movimento da comunidade pela luta por direitos e pelo fato de a população da região ser marginalizada, de acordo com a produtora da Parada do Sol Nascente, Marília de Almeida. Desde a primeira edição, em 2022, a ideia foi “abraçada pela comunidade”, segundo ela. 

A produtora da Parada reforça a necessidade de lutar por direitos na região. “Precisamos levar respeito, dignidade, amor e cultura a todos os lugares. Ir para as ruas com a Parada do Orgulho aqui no Sol Nascente é um ato de resistência porque as pessoas LGBTQIA+ da favela também têm o direito de existir, também têm o direito de ir e vir”, afirma Marília.

SERVIÇO

3ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Sol Nascente

27 de outubro, a partir das 14h

Concentração na administração regional do Sol Nascente (SHSN, VC 311, Trecho 2)

Exposição ‘Meu nome é um caminho” 

Encerra, neste sábado (26), a exposição Meu nome é um caminho, em cartaz na Galeria a Pilastra, no Guará II, desde setembro.O projeto une poesia, dança, brincadeira tradicional, artes gráficas, objetos e outras linguagens artísticas, com o intuito de investigar tempo, memória, tradição e transformação a partir de subjetividades trans. Agora, na reta final, a iniciativa traz diversas atividades para adultos e crianças.

Para finalizar a exposição, no dia 26 de outubro, acontecerá o evento de encerramento do Meu Nome é um Caminho, com atividades pela tarde e noite. 

Serviço

Exposição ‘Meu nome é um caminho

Atividades diversas até 26/10

Visitação até 26 de outubro, de quarta a sábado, das 15h às 20h.

Onde: Galeria A Pilastra - Guará II

Quanto: Gratuito

Venâncio Shopping entra no clima natalino

O Venâncio Shopping dá o start na doce temporada natalina e celebra a chegada do Bom Velhinho com uma festa inclusiva, no dia 26 de outubro, de 11h às 18h, com a presença de um intérprete de libras para tornar a experiência ainda mais acolhedora. O evento é planejado para curtir em família, incluindo os pets, que têm lugar garantido nas visitas ao Papai Noel com um trono petfriendly.

A partir das 11h, personagens animam o público e aquecem o início da festa. Haverá pintura de rosto e distribuição de pipoca e algodão doce ao longo da tarde. Enquanto aguardam a chegada, para deixar o dia mais divertido, os pequenos podem fazer as oficinas gratuitas, cada uma terá 40 vagas por sessão, e para participar basta realizar a inscrição das crianças, a partir do dia de 21 de outubro, às 10h, no site.

Às 16h, as luzes se acendem e o espírito natalino ganha vida com a grandiosa Parada Natalina, um espetáculo encantador realizado pela Broadway Show trará música, dança e personagens inesquecíveis em um show de magia e alegria, marcando oficialmente o início da temporada de Natal no Venâncio Shopping. 

E depois, às 17h, Papai Noel assume seu trono mágico, pronto para receber as cartinhas e tirar fotos com as crianças. Durante todos os sábados de novembro, das 12h às 14h, a criançada poderá visitar o bom velhinho no Piso Térreo.

Programação

11h às 13h – Encontro com personagens

13h às 13h30 – Oficina de instrumentos musicais com material reciclável

13h30 às 14h – Oficina de Cartinhas para o Noel

14h às 14h30 – Oficina de Cupcake Natalino

15h às 16h – Chegada do Papai Noel

16h às 17h – Parada Natalina e Musical da Broadway Show

17h às 18h – Encontro com o Papai Noel

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino