Distrito Federal

Educação pública

Inscrições estão abertas para mais de 2 mil vagas em cursos técnicos do IFB

Confira detalhes sobre modalidades, locais e sistema de cotas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Inscrições estão abertas até 10 de janeiro de 2025 - Foto: IFB/Divulgação

Estão abertas as inscrições em cursos técnicos totalmente gratuitos do Instituto Federal de Brasília (IFB). Ao todo 2.676 vagas estão disponíveis em dez unidades de educação federal do DF. As inscrições podem ser realizadas por meio do Sistema de Processo Seletivo do IFB até 10 de janeiro de 2025.

Os cursos estão distribuídos nos campi do IFB em Brasília, Ceilândia, Gama, Estrutural, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga.

Para esta seleção estão sendo ofertados cursos técnicos nas modalidades Integrado ao Ensino Médio (para quem completou o Ensino Fundamental e tem menos de 18 anos), Subsequente (ou Pós-Médio, para quem já tem o Ensino Médio completo), Proeja – Educação de Jovens e Adultos Integrado a Médio (para quem tem mais de 18 anos e tem o Ensino Fundamental completo) e os Concomitantes (cursos na área agrícola para quem mora distante do IFB Campus Planaltina).

O IFB também oferece o sistema de cotas, ou ações afirmativas, para pessoas com deficiência, candidatos da agricultura familiar e servidores da Secretaria de Educação do GDF. E quem estudou 100% em escola pública tem cotas também, incluindo aí quilombolas, os que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas e para quem se enquadra na categoria de baixa renda (inferior a um salário-mínimo por pessoa da família). No edital do processo seletivo estão disponíveis todas as informações.

Confira a relação dos cursos oferecidos pelo IFB

Cursos integrados ao Ensino Médio Presenciais:

Informática, Eventos, Eletrônica, Segurança do Trabalho, Manutenção Automotiva, Meio Ambiente, Alimentos, Química, Agropecuária, Produção de Áudio e Vídeo, Cozinha, Hospedagem, Controle Ambiental, Design de Móveis, Administração, Desenvolvimentos de Sistemas Educacionais e Eletromecânica.

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na modalidade educação de jovens e adultos - Proeja Presenciais:

Marketing, Meio Ambiente, Administração, Produção de Áudio e Vídeo, Edificações e Secretariado

Cursos Técnicos Subsequentes e Concomitantes:

Agroindústria (subsequente e Concomitante em Regime de Alternância Presencial) e Agropecuária (subsequente e Concomitante em EaD - há encontros presenciais obrigatórios)

Cursos Técnicos Subsequentes Presenciais:

Desenvolvimento de Sistemas, Administração, Serviços Públicos, Equipamentos Biomédicos, Manutenção Automotiva, Logística, Agropecuária, Animação, Gastronomia, Panificação, Controle Ambiental, Edificações, Desenvolvimento de Sistemas Educacionais, Secretariado, Secretaria Escolar, Eletromecânica, Manutenção e suporte em informática, modelagem do vestuário

Curso Técnico Subsequente na Modalidade EaD:

Eventos – EaD (Há encontros presenciais obrigatórios), Desenvolvimento de Sistemas - EaD (Há encontros presenciais obrigatórios e Segurança do Trabalho – EaD (Há encontros presenciais obrigatórios).

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino