O Festival Periferia em Movimento chega ao Sol Nascente neste fim de semana, na Escola Classe 66 (Avenida Córrego das Corujas). O festival é organizado pelo Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) e pelo grupo Banca Norte e Sul. O propósito das organizações é promover o encontro de referências no campo da música e da arte do hip hop e da cultura popular.
Com entrada gratuita, a programação musical começa no sábado (30), às 14h30, com o DJ DuduMano, e segue com Nildão Combatente MCs, Markão Aborígene e Amaro e Martinha do Coco, que convida Markão Aborígene para o seu palco.
No domingo (1º), a música começa mais cedo, ao meio-dia, com DJ Flávia Aguiar, Mestre Sivuquinha, DJ Jay Lee, Bsb Girls, DJ Jay Lee e Atitude Feminina.
O Periferia em Movimento é também um espaço intergeracional, de encontro e partilha. Em dois dias, haverá oficinas gratuitas a partir das 9h, com temas voltados para a confecção de bonecos de mamulengo, rap, grafite e break, entre outros temas. Além das oficinas, o festival recebe o Seminário Conexão Cultura – Formação e compartilhamento.
Programação – Sol Nascente
Local: Escola Classe 66
Sábado, 30 de novembro
10h | Oficina de Confecção de Bonecos de Mamulengo
14h30 | DJ DuduMano Original
16h | Markão Aborígene convida Paulo Amorim
16h40 | DJ DuduMano Original
17h30 | Martinha do Coco convida Markão Aborígene
18h20 | DJ DuduMano Original
Domingo, 01 de dezembro
10h | Oficinas de Confecção de Bonecos de Mamulengo, Break, Grafite e Canto
12h | DJ Flávia Aguiar
13h | Mestre Sivuquinha
13h30 | DJ Flávia Aguiar
14h30 | DJ Jay Lee
15h30 | BSB Girls
15h50 | DJ Jay Lee
16h | Atitude Feminina 40
16h40 | DJ Jay Lee
Serviço – Sol Nascente
Local: Escola Classe 66
Data: 30 de novembro e 01 de dezembro
Horário: 10h às 21h
Entrada: Gratuita
Festival Sabedoria Preta
Nesta sexta-feira (29), a partir das 19h30, a Casa de Cultura Martinha do Coco recebe a aula-espetáculo Música de Resistência. A celebração à ancestralidade terá como atrações Mestra Martinha e Preto Cosmo. A entrada é gratuita e aberta a todo o público.
Preto Cosmo é cantor, compositor e violinista, mistura funk&soul, rap e samba em suas músicas, a negritude, a conexão com a África e a espiritualidade.
Serviço
Data: 29.11 | 🕢 19h30
Local: Casa de Cultura Martinha do Coco
Entrada gratuita e aberta a todo o público!
Sarau do Cebolão
Também nesta sexta-feira (29), o Sarau do Cebolão, realizado no Sindicato dos Bancários de Brasília, será palco de uma celebração especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra. O evento contará com uma programação cultural diversificada, reunindo música, poesia, dança e atividades de valorização da cultura afro-brasileira.
A programação começa às 11h, com a FeirAfro de Mesquita, da Cidade Ocidental (GO). Já no período da tarde, às 16h30, haverá uma Roda de Capoeira, trazendo uma das expressões mais emblemáticas da resistência cultural negra.
A partir das 18h, o evento ganha destaque com o Sarau Tambores Que Falam, apresentando: samba com a cantora Anna Christina e Banda; poesia com os artistas Cláudia Martins e Marcos Fabrício; e participação especial de Lady Cali.
O Sarau do Cebolão é realizado pelo Sindicato com o apoio da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).
Ecos do Silêncio – Memórias e Lições do Genocídio
Está em exibição no Sindicato dos Bancários de Brasília a exposição cultural “Ecos de Silêncio – Memórias e Lições do Genocídio”. O evento, que se estenderá até o dia 20 de dezembro, promete impactar o público ao trazer, por meio da tecnologia e de forma interativa, histórias reais que denunciam a violência, ao mesmo tempo que incentivam reflexões sobre justiça e paz.
Com o apoio do Sindicato, a exposição, organizada em parceria com instituições como o CEBRAPAZ (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz), a FEPAL (Federação Árabe Palestina do Brasil) e o gabinete da deputada federal Erika Kokay. Com o objetivo de dar voz a vítimas de genocídios históricos, a iniciativa visa romper com o silêncio em torno de episódios marcados por dor e perda, ao mesmo tempo que propõe lições para a construção de um futuro melhor.
O Sindicato fica na EQS 314/315, bloco A, Asa Sul. A entrada é franca.
Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
A 57ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) estende suas atividades a outras três regiões administrativas do Distrito Federal: Gama, Taguatinga e Planaltina. De 30 de novembro a 6 de dezembro, a programação gratuita inclui exibições de filmes e apresentações com DJs e bandas.
Para as duas mostras competitivas, o público das três cidades também poderá participar do Voto Popular de Melhor Filme. O voto é aberto 30 minutos após o início das sessões e fecha 1h após o término, sendo computado por meio de código individual e intransferível, disponibilizado no ingresso gratuito que dá acesso à sessão. Antes e depois das exibições noturnas, DJs e grupos musicais embalam o público que for curtir as áreas de convivência e praça de alimentação do evento.
Confira a programação para este fim de semana
Programação no Gama
Local – Cia. Lábios da Lua (Quadra 4, Lote 16, Loja C e D – Setor Sul)
Sábado (30)
· 19h – DJ Bruna Val
· 20h – Filme de Abertura: Criaturas da Mente (RN/PE/RJ, 124 min)
· 21h30 – Coco de Quebrada
· 22h30 – Encerramento
Domingo (1/12)
· 19h – DJ Brotha
· 20h – Mostra Competitiva Nacional: Maremoto (RN, 23 min), Chibo (RS, 18 min), Suçuarana (MG, 84 min)
· 22h30 – DJ J4k3
· 23h30 – Encerramento
Programação em Planaltina
Local – Complexo Cultural de Planaltina (Avenida Uberdan Cardoso, St. Administrativo, Lote 02)
Sábado (30)
· 17h – DJ Mica
· 20h – Filme de Abertura: Criaturas da Mente (124 min)
· 21h30 – Real Samba
· 22h30 – Encerramento
Domingo (1º/12)
· 17h – DJ Maoli
· 20h – Mostra Competitiva Nacional: Maremoto (RN, 23 min), Chibo (RS, 18 min), Suçuarana (MG, 84 min)
· 21h30 – DJ Ana Ximenes
· 22h30 – Encerramento
Programação de Taguatinga
Local – Centro Universitário Estácio (CSG 09, Lotes 11/12/15/16, Taguatinga Sul)
Sábado (30)
· 19h – Som ambiente
· 20h – Filme De Abertura: Criaturas Da Mente (RN/PE/RJ, 124 min)
· 22h – Coletivo Isso Aqui é DF (DJ Savana, DJ Janna, ITNDBRSL)
· 0h – Encerramento
Domingo (1º/12)
· 17h – DJ Maoli
· 20h – Mostra Competitiva Nacional: Maremoto (RN, 23 min), Chibo (RS, 18 min), Suçuarana (MG, 84 min)
· 21h30 – DJ Ana Ximenes
· 22h30 – Encerramento
Programação de Taguatinga
Local – Centro Universitário Estácio (CSG 09, Lotes 11/12/15/16, Taguatinga Sul)
Sábado (30)
· 19h – Som ambiente
· 20h – Filme De Abertura: Criaturas Da Mente (RN/PE/RJ, 124 min)
· 22h – Coletivo Isso Aqui é DF (DJ Savana, DJ Janna, ITNDBRSL)
· 0h – Encerramento
Cineclube Vale do Amanhecer
Já o projeto Cineclube Vale do Amanhecer chega à 14ª edição para a comunidade de Planaltina com debates e muita cidadania. A programação abrange desde clássicos do cinema nacional até produções independentes e locais. As sessões gratuitas serão oferecidas no CEF Mestre Darmas (Salão Ypuena), nesta sexta (29) e em 6 e 13 de dezembro, às 19h.
O projeto tem como missão democratizar o acesso ao cinema e fomentar o diálogo crítico e reflexivo sobre pautas relevantes à sociedade. Para este ano, as obras exibidas abordam temas como assédio moral e sexual contra mulheres, feminicídio, racismo, igualdade, inclusão, pessoas com deficiência (PcDs), cultura indígena, transexualidade e bullying.
Clube do choro
Na sexta-feira (29), o Clube do Choro apresenta Augusto Silva & Frevo Novo no show Simbiose, uma noite dedicada à fusão de ritmos e ao frevo. O evento será às 20h30, com entrada gratuita. No sábado, Diego Amador e José María Bandera são destaque no espetáculo Paqueando, uma noite de música flamenca. Os ingressos, a partir de R$ 30, podem ser adquiridos por este link.
Festival Ferrock
No sábado (30), o tradicional festival Ferrock, em parceria com o Movimento Salve Arie JK/Rio Melchior, apresenta uma edição especial com rock e debates sobre o meio ambiente e da sustentabilidade: o Ferrock Ecologia, das 8h às 18h no Campus da Universidade de Brasília (UnB) em Ceilândia (Centro Metropolitano, Conjunto A, lote 1, Ceilândia Sul).
A programação plantio de mudas de árvores nativas do Cerrado, ônibus expositor da Caesb, bate-papos sobre o tema com autoridades convidadas e com o público, apresentação musical da artista Cristyle com o DJ Kliff e shows, a partir das 13h, com as bandas Tritio, Zuada, Sala de Gritos, Cerrado Hostil, Arqvírus, Vasto Infinito, Diferencial Zero, Terrorcídio, Cálida Essência e Podrera. A entrada é franca.
Feira
De sábado (30) a domingo (1º), o Museu Nacional da República recebe mais de 200 expositores no Motim-Feira colaborativa de arte impressa. A 15ª edição do evento, com acesso livre ao público, apresenta artes impressas de todas as formas e variedades.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino