Com uma agenda agitada, Brasília será palco de diversos projetos neste final de semana. Entre eles está, o lançamento do livro “Théo, o passarinho, e o voo de Aturyb”, de Kamuu Dan Wapichana e Wyn Dan Wapichana. Os autores são pai e filho, e lançam seu primeiro livro escrito conjuntamente.
O livro terá seu lançamento no sábado, 07 de dezembro, às 09h, no Memorial dos Povos Indígenas. O evento terá contação de histórias e interação com o público presente, além de cantos tradicionais na língua Wapichana. E no dia 09 de dezembro, segunda-feira, o livro será lançado em duas escolas do Paranoá: Escola Classe 05 do Paranoá, às 13h30; e Escola Classe 03 do Paranoá, às 15h30.
“Théo, o passarinho, e o voo de Aturyb” é um texto baseado na história real, onde o autor mirim, Wyn Dan, passa pela experiência de aprender a lidar com as atitudes inesperadas e sapecas de seu sobrinho, que, no primeiro ano da pandemia, antes de completar seus 2 anos de idade, corria livremente pelo quintal e se deliciava entre uma amora e outra dos pezinhos que seu tio havia plantado.
Assim nasce esse conto, onde Aturyb, que significa cedro na língua materna Wapichana, reflete a firmeza ancestral fincada nas memórias e no respeito às orientações dos mais velhos, para mostrar que aprender é um processo permanente.
‘Théo, o passarinho, e o voo de Aturyb’ conta com ilustrações de Nara Oliveira, tradução para a língua materna Wapichana de Nilzimara Wapichana e é publicado pela Avá Editora.
Serviço
Lançamento do livro ‘Théo, o passarinho, e o voo de Aturyb’
Onde: Memorial dos Povos Indígenas
Quando: sábado, 07 de dezembro, ás 09h
Entrada Franca
Classificação: Livre
Solos Flutuantes
Baseado no livro “A Poética do Espaço”, do filósofo e poeta francês Gastor Bachelard, o trabalho “Solos Flutuantes” reúne três montagens que partem da ideia de uma casa em destroços para falar de lembranças, medos e sonhos esquecidos sob os escombros. É a partir desse lugar movediço que três atuantes do coletivo Poéticas da Meia Noite – Gabriela Vasconcelos, Fernanda Duarte e Davi Dias – criam seus solos através de uma escrita cartográfica de subjetividades que mescla memórias, descobertas, reflexões e ficção.
Os três solos serão apresentados de 26 a 29 de novembro, com sessões às 18h e 20h30, no Espaço Pé Direito, e de 04 a 06 de dezembro, também com duas sessões por dia, no Espaço Multicultural Casa dos Quatro. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente no site do Sympla.
Em “A Poética do Espaço”, livro de 1958, o filósofo Gastor Bachelard sugere que espaços são capazes de produzir sentimentos e lembranças, que são um importante instrumento de descoberta do espírito e da alma humana. A partir dessa ideia, o diretor baiano Thiago Carvalho orientou um experimento cênico que teve como base a cartografia, instaurando um processo de escrita coletiva com os três atuantes.
Serviço
Local: Espaço Pé Direito
Vila Telebrasília 23 - Asa Sul, Brasília, DF, 70200-001
Horários: 18h e 20h30
06/12: As Frestas Empoeiradas da Memória (Fernanda Duarte)
Ingresso Gratuito (com distribuição pelo Sympla)
Parada de Sobradinho
Neste domingo, 8, Sobradinho recebe sua 15ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ às 14 horas no estacionamento do Estádio Augustinho Lima, que fica próximo a rodoviária.
Com apresentação de Pikinéia, evento contará também com Jeferson Diias, Yan Souza, Fábio Ferreira, BACH, Kim Mahara, Verônica Strass, Day Mahara, Lady Colcci, Camilla Miss e Harley Pocstar.
Serviço
Data: 08 de dezembro
Horário: 14h
Local: Estacionamento do Estádio Augustinho Lima
Centenário de Ruth de Souza
Neste fim de semana, ocorre a III Edição Centenário de Ruth de Souza, um curso de teatro para 14 trabalhadoras domésticas. A iniciativa é promovida pela terceira vez em Brasília (DF) pela produtora Naiara Lira com recursos do governo estadual, por meio da Lei Paulo Gustavo, e do governo federal, por meio do Ministério da Cultura.
O evento trata de uma homenagem ao centenário da atriz Ruth de Souza, primeira mulher negra a atuar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a ser protagonista de uma telenovela. As trabalhadoras foram selecionadas por meio de chamamento público e receberão 1500 reais de auxílio. O curso tem 15h de duração com aulas de teatro e acontece entre os dias 3 e 7 de dezembro.
As trabalhadoras se apresentarão na Mostra Ruth de Souza, que também está na terceira edição e acontece no dia 7 de dezembro. A mostra conta, ainda, com a apresentação de artistas independentes do DF e entorno, selecionados por chamamento público, que serão contemplados com um cachê de 1500 reais. A mostra será Escola Parque da 303/304, às 18h30min.
Serviço
O que: III Edição Centenário de Ruth de Souza
Quando: 3 e 7 de dezembro
Onde: Escola Parque da 303/304, às 18h30min
Lazer para Viver
O próximo "Lazer pra Viver" será neste domingo (08). O evento, que nesta temporada celebra seus 10 anos de história, é muito conhecido na região, proporcionando lazer, cultura e solidariedade em uma área carente de infraestrutura pública e cultural, como o Núcleo Rural Morro da Cruz, que abriga cerca de 40 mil pessoas.
Nesta edição, marcada como o encerramento da temporada, o evento reforça seu compromisso social com a entrega de cestas básicas para famílias cadastradas. As contribuições estão sendo recebidas via pix, para [email protected].
Além disso, o evento oferecerá diversas atividades gratuitas para a comunidade, como serviços de cabeleireiro com Homer Punk, manicure com Edileusa e o "Varal das Reivindicações". Para alegrar ainda mais o dia, serão servidos pipoca, algodão doce e galinhada para o almoço, enquanto o grafite ao vivo com Weslley Sandu acontece ao longo do evento.
O "Lazer pra Viver" conta também com brinquedos como cama elástica, piscina de bolinhas e totó, além de pintura de rosto com Rayza de Mina. A programação artística conta com a condução de Magú Diga How e DJ Jota Mix, que criarão a ambiência do evento. Entre as atrações musicais, teremos a rapper Lady Cali, o grupo de rap Diga How e DJ Lucas Durães, que tocará piseiro para levanta poeira! Também teremos apresentações especiais de Guto Alegrossauro, com experiências brincantes envolvendo ciência, e do mágico Jeff Duprado.
Serviço:
Data: 08 de dezembro (domingo), das 10h às 18h
Local: Chácara Galpão da Feira, Morro da Cruz. São Sebastião/DF
Obs: Haverá faixas de localização a partir do Balão do Morro da Cruz
MAB Educativo
Neste mês de dezembro, o programa MAB Educativo realiza o ateliê de férias no Museu de Arte de Brasília. O público poderá soltar a imaginação com as oficinas, além de realizar visitas mediadas pelas exposições. Neste final de semana, nos dias 7 e 8, o programa realizará o fim de semana dos jogos. As atividades são dedicadas aos apaixonados pelos jogos e por uma aprendizagem brincante. Serão apresentados ao público vários jogos inéditos que foram criados ao longo do Curso de Mediação Cultural, promovido pela Mediato neste ano.
Na sexta, atividades que conversam com o teatro e as artes da cena. No sábado, é a vez de criar colagens inspiradas na obra de Zé Antônio, um artista popular com uma técnica contemporânea. E no domingo, o público irá experimentar técnicas de escultura e produção de papel machê, um material superversátil e que recicla materiais que iriam para o lixo. Outro material a ser explorado é o arame, que pode trazer várias possibilidades criativas.
Vale lembrar que a programação é para toda a família. Para participar das oficinas não é necessário agendamento, basta consultar a programação e chegar. Sujeito à lotação. A iniciativa conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
Serviço:
Fim de semana dos Jogos (7 e 8 de dezembro)
Sábado
10h30 - Contação de Histórias
14h - Visita Mediada em inglês
15h às 17h - Jogos na exposição Museu Imaginário
Domingo
10h30 - Contação de Histórias
15h às 17h - Jogos na exposição Museu Imaginário
Programação (do dia 12 ao dia 22 de dezembro)
Quinta - Descobertas com cores e formas
10h30 - Oficina de Pintura Infantil (a partir de 4 anos) - 10 vagas
14h - Oficina de Stencil (a partir de 6 anos) - 12 vagas
16h30 - Oficina de Aquarela (a partir de 6 anos) - 12 vagas
Sexta - Brincadeiras e jogos cênicos
10h30 - Oficina de Brincadeiras Populares (a partir de 4 anos) - 12 vagas
14h - Oficina de Jogos Teatrais (a partir de 6 anos) - 12 vagas
16h30 - Oficina de Escrita Criativa (a partir de 8 anos) - 12 vagas
Sábado - Mergulho na exposição Museu Imaginário
10h30 - Contação de Histórias (de 18 meses a 3 anos) - 10 vagas
14h- Visita mediada em inglês
15h - Visita mediada com jogos na exposição Museu Imaginário
16h30 - Oficina de Colagens Contemporâneas (a partir de 6 anos) - 12 vagas
Domingo - Aventuras com Escultura
10h30 - Contação de Histórias (a partir de 3 anos)
14h - Oficina de Escultura em Papel Machê (a partir de 6 anos) - 10 vagas 15h - Visita Patrimonial com jogos
16h30 - Oficina de Escultura em Arame (a partir de 8 anos) - 12 vagas
Cine Cultura
Entre os dias 5 e 11 de dezembro, o Cine Cultura Liberty Mall apresenta uma programação repleta de novidades e produções diversificadas. Na Sala 1, o destaque é a estreia de O Conde de Monte Cristo, uma produção francesa com 178 minutos de duração e classificação indicativa de 14 anos, que será exibida às 14h e às 19h40, exceto no dia 11, quando a sessão da tarde não ocorrerá. Outro filme em cartaz nesta sala é A Contadora de Filmes, uma coprodução entre Espanha, França e Chile, com 116 minutos de duração e classificação para maiores de 14 anos, que será exibido às 17h20.
Na Sala 2, o público pode conferir a estreia de Malu, um drama brasileiro de 103 minutos e classificação indicativa de 16 anos, com exibição às 18h25. Ainda nesta sala, O Clube das Mulheres de Negócios, também do Brasil, será exibido às 14h20, com 94 minutos de duração e classificação de 18 anos. Às 16h20, é a vez de Retrato de um Certo Oriente, outro longa nacional, com 93 minutos e classificação para maiores de 16 anos. Para encerrar o dia, o épico Gladiador II, uma produção dos Estados Unidos e Grã-Bretanha com 148 minutos e classificação de 16 anos, será exibido às 20h30.
Na Sala 3, a programação começa com o filme chinês Black Tea - O Aroma do Amor, às 14h15, uma história de 110 minutos voltada para maiores de 12 anos. Às 16h30, será exibido O Quarto ao Lado, produção norte-americana de 107 minutos com classificação indicativa de 14 anos. A estreia do uruguaio Os Sonhos de Pepe, com 86 minutos e classificação para maiores de 10 anos, acontece às 18h40. Fechando a programação da sala, às 20h30, o público poderá assistir ao filme francês A Favorita do Rei, com 117 minutos e classificação indicativa de 14 anos.
Por fim, a Sala 4 será inteiramente dedicada ao longa brasileiro Ainda Estou Aqui, uma produção com 135 minutos de duração e classificação para maiores de 14 anos. As sessões ocorrem às 14h10, 16h50 e 19h30 ao longo da semana.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Rafaela Ferreira