Neste sábado e domingo (7 e 8), Brasília recebe o 3º Encontro Anti-Imperialista de Amizade e Solidariedade entre os Povos. Organizado pelo Comitê Anti-Imperialista General Abreu e Lima, o evento reunirá ativistas, intelectuais e militantes de diferentes países como Nicarágua, Venezuela, Bolívia, Peru, Chile, Paraguai, Colômbia e Síria.
Sob o lema "Abaixo o imperialismo! Viva a amizade e solidariedade entre os povos!", o encontro espera contribuir para a construção de uma resistência global frente às crises contemporâneas, unindo forças em defesa da soberania, da justiça social e de um futuro baseado na cooperação entre os povos.
De acordo com a organização, o Encontro anti-imperialista é resultado de dois encontros anteriores (2022/2023), que contaram com a participação de ativistas de inúmeros países e de vários estados brasileiros. “Aprofundando o debate sobre as tarefas dos internacionalistas e para criar as condições para reforçar a consciência, a unidade de classe e a organização de quem busca a transformação da sociedade, combater os crimes do imperialismo, o neoliberalismo e defender o socialismo e a construção do Poder Popular”.
A atividade contará com a presença de intelectuais e militantes de vários países, com a previsão de 100 participantes presencial e virtual.
De acordo com o organizador do Comitê, Pedro César Batista, o encontro tem “a finalidade de fortalecer os laços e a organização, definindo ações unitárias para denunciar os crimes do imperialismo em todo o mundo”.
Mesa de debates e atividades
O Encontro começa na manhã de sábado (7), às 9h, com um debate sobre a "A batalha de ideias e a construção da unidade dos povos na luta anti-imperialista e anticapitalista". No período da tarde, o encontro debate o "Programa e perspectiva de método de luta permanente contra o imperialismo e a construção do socialismo, poder popular e autogoverno na América Latina". No mesmo dia também haverá lançamento do filme cubano "Culpados" e a partir das 19h haverá apresentações culturais.
No domingo (8), o encontro vai debater sobre “ Escalada militar do imperialismo perante a crise e as lutas de resistência e alternativas dos povos” em uma mesa Às 9h. O segundo debate do dia, será realizado às 14h, com o tema “Reflexos da Coluna Prestes nas lutas pela soberania dos povos e a guerra informacional da mídia”.
Confira a programação
Local: Casa de Retiros Assunção, localizado na quadra 612 da Asa Norte
Sábado - 7 de dezembro de 2024
9h - Mesa 1 | Tema: A batalha de ideias e a construção da unidade dos povos na luta anti-imperialista e anticapitalista.
Idalmis Brooks - Conselheira da embaixada de Cuba
Carlos Ron - Presidente do Instituto Simon Bolívar (Venezuela)
Sayd Tenório - Vice-presidente do Ibraspal
Atílio Borón - Sociólogo e politólogo (Argentina) - virtual
Lançamento do filme cubano: Culpados
14h - Mesa 2 | Tema: Programa e perspectiva de método de luta permanente contra o imperialismo e a construção do socialismo, poder popular e autogoverno na América Latina.
Marvin Ortega - Militante da FSLN (Nicarágua)
Alejandro Moro - Sindicalista (Peru)
Angel Suárez - Plataforma da Classe Operária Anti-imperialista (PCOA, Venezuela)
Lucas Vargas - Comitê Abreu e Lima
Miguel Callahuara Ugarte - Bolívia
19h - Atividade cultural
Local: CLN 210, Bloco D - Subsolo
LARS92
Genil Castro
Duo Acordi
Murilo Grossi
Domingo - 8 de dezembro de 2024
9h - Mesa 3 | Tema: Escalada militar do imperialismo perante a crise e as lutas de resistência e alternativas dos povos.
Elier Ramirez - Centro Cultural Fidel Castro Ruz (Cuba)
Jacques Novion - Professor do Departamento de Estudos Latino-Americanos (UnB)
Rubens Casara - Juiz e escritor (Rio de Janeiro)
Antonio Carlos - Vice-presidente da Associação de Solidariedade e pela Autodeterminação do Saara Ocidental
14h - Mesa 4 | Tema: Reflexos da Coluna Prestes nas lutas pela soberania dos povos e a guerra informacional da mídia.
Maria Auxiliadora - Núcleo de Estudos sobre Cuba (UnB/Cuba)
Carmen Diniz - Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba
Ricardo Alemão - PCdoB
15h30 - Plenária Final | Construção da unidade dos povos de 'Nuestra América': táticas e estratégias na luta anti-imperialista pela soberania nacional e contra as guerras econômicas.
18h - Encerramento do encontro
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino