Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal, recebe o evento literário e cultural que celebra a força da arte periférica e a resistência negra nesta sexta-feira (13). A escritora, poeta e produtora cultural Eli Ferreira lançará seu primeiro livro "Do Caos à Poesia", na Ocupação Cultural Mercado Sul Vive, às 20h. Com entrada gratuita, o evento promete uma noite de celebração à ancestralidade e à coletividade.
Contemplada pelo edital da Lei Paulo Gustavo e publicada pela AVÁ editora, a obra reúne poemas que traduzem vivências periféricas, a força da ancestralidade e a luta cotidiana. “O livro dialoga com mulheres negras, mães solo e pessoas periféricas, promovendo mensagens de protagonismo e transformação”, reforça a autora.
Natural da Bahia e residente do Mercado Sul há 12 anos, Eli Ferreira molda sua arte com base na ancestralidade, coletividade e vivências pessoais. Sua escrita é um convite ao olhar atento às questões que atravessam corpos e histórias negras, especialmente no contexto periférico.
Além do recital poético de Eli Ferreira, a noite contará com uma programação cultural diversificada e potente. Entre os destaques, estão a performance ballroom da Casa de Onijá, um pocket show de rap com Naya Caliandra e um palco aberto para apresentações poéticas, fortalecendo o intercâmbio cultural e a valorização da arte coletiva.
Do Caos à Poesia é mais que uma obra literária: é uma celebração à força e à resistência da cultura periférica. Seus versos atravessam temas como ancestralidade, racismo, luta e esperança, ecoando vozes muitas vezes silenciadas. A obra se consolida como um marco na valorização da representatividade negra e feminina no campo literário.
Lançamento do livro Do Caos à Poesia, de Eli Ferreira
Data: 13 de dezembro de 2024
Horário: 20h
Local: Ocupação Cultural Mercado Sul Vive, Taguatinga (DF)
Entrada: Gratuita
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino