O 24º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Distrito Federal e Entorno (MST-DFE) vai ocorrer a partir desta sexta-feira (13) e segue até domingo (15), no Acampamento 8 de Março, em Planaltina (DF). No sábado (14), a partir das 18h, será realizado um ato político em defesa da reforma agrária popular.
O dirigente estadual do MST-DFE, Marco Baratto, explica que o encontro tem como proposta informar e organizar o movimento na capital federal e Entorno. "Vamos fazer um balanço de 2023/2024, da reforma agrária e das perspectivas de como que o governo está se movimentando em torno da pauta da terra, tanto aqui no DF e Entorno, quanto no Brasil. Também vamos fazer uma projeção para o futuro, para 2025, de atuação e da nossa organização", explica.
Na última reunião do movimento, foi debatido sobre produção e cooperação, luta pela terra, política de finanças, formação política, saúde no MST e nova organicidade. Para o encontro deste ano, a discussão será sobre uma retomada mais densa da luta pela terra e da reforma agrária, com criação de novos assentamentos, destravar acampamentos antigos e assentar famílias que estão acampadas há anos.
Além disso, o dirigente estadual conta que o encontro também vai se aprofundar no debate da produção de alimentos saudáveis para toda população do DF e Entorno, e do Brasil. "Vamos potencializar os nossos assentamentos, acampamentos e cooperativas como territórios de linha de frente na produção de alimentos saudáveis. Potencializar a comercialização e organização das nossas cooperativas, armazéns do campo e todos os processos fundamentais para desenvolver o nosso projeto de reforma agrária popular", explica Baratto.
Um terceiro ponto de debate do evento será a formação política ideológica e do trabalho de base realizado pelo MST-DFE. Marco Baratto explica que é necessário olhar para dentro do movimento com objetivo de potencializar junto a classe trabalhadora o processo de formação política e ideológica. "Precisamos ser um elo de potencialização da nossa classe trabalhadora para os grandes embates da sociedade."
O debate em torno da saúde popular também será retomado neste ano. O dirigente destaca a importância de levar para a sociedade os acúmulos que o MST tem tido, em um conjunto com outros movimentos sociais, por meio de cursos de formação de agentes populares de saúde no DF e Entorno.
Por fim, também será tratado sobre a nova organicidade do movimento, uma vez que ele se adapta e atualiza conforme o tempo histórico que está. "Estamos fazendo um grande debate a nível nacional e vamos também no Distrito Federal e Entorno para reorganizar, adaptar e fazer uma leitura crítica e profunda da nossa perspectiva de organização do nosso povo, da nossa forma de atuação para que a gente consiga nos organizar a partir de uma leitura mais atual", destaca Baratto.
Serviço
O que: 24º Encontro Estadual do MST-DFE
Quando: Entre os dias 13 e 15 de dezembro
Com ato político no sábado (14), às 18h
Onde: Acampamento 8 de Março
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp :
Edição: Flávia Quirino