Distrito Federal

Agenda Cultural

Confira a programação no DF para este final de semana

Brasília será palco de diversos projetos culturais; entre eles, está 'Projeto Arte Brasil', voltado para mulheres

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Segunda edição do “Projeto Arte Brasil: Cultura e Cidadania no Itapoã” - Foto: Cristiano Costa/Divulgação

Neste final do ano, o Distrito Federal segue como palco de diversas atrações culturais. Para este final de semana, começando com esta sexta-feira (13), às 20h, a Ocupação Cultural Mercado Sul Vive, em Taguatinga (DF), vai receber o lançamento de Do Caos à Poesia, obra da escritora, poeta e produtora cultural Eli Ferreira.

O livro, contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo e editado pela AVÁ editora, chega com uma tiragem inicial de mil exemplares, trazendo uma coletânea de poemas que traduzem vivências periféricas, ancestralidade e resistência.

O evento promete uma celebração especial à poesia e à arte periférica, reafirmando o papel do Mercado Sul Vive como um espaço de valorização cultural e resistência. Além do recital poético de Eli Ferreira, a programação inclui performance ballroom da Casa de Onijá, pocket show de rap com Naya Caliandra e um palco aberto para participações do público. Eli espera "mexer com as águas dos sentimentos" dos leitores, inspirando futuras escritoras e despertando o gosto pela poesia.

Os poemas de Do Caos à Poesia dialogam diretamente com mulheres negras, mães solo e pessoas periféricas, promovendo mensagens de protagonismo e transformação. “Espero que outras mulheres se reconheçam em meus versos e percebam que o caos de suas vidas pode ser transformado em poesia. Quero inspirá-las a serem protagonistas de seus sonhos,” afirma a autora. Eli também homenageia inspirações como Conceição Evaristo, Elisa Lucinda, Marielle Franco e Maria Felipa, destacando a importância da representatividade literária.

Serviço:

Lançamento do livro Do Caos à Poesia

Data: 13 de dezembro de 2024, às 20h

Local: Ocupação Cultural Mercado Sul Vive, Taguatinga (DF)

Entrada gratuita


Evento promete uma celebração especial à poesia e à arte periférica, reafirmando o papel do Mercado Sul Vive como um espaço de valorização cultural e resistência / Ramona Jucá/Divulgação

Artesania de Encanto

Acostumada a realizar espetáculos acompanhada de grandes estruturas de Bambu, a multiartista lançou-se ao desafio de conceber espetáculo solo com o uso de pequenos objetos da mesma matéria-prima. Surgiu então Artesania de Encanto, uma performance de circo e dança que se distingue das anteriores. 

Uma faceta deste espetáculo, o sétimo da carreira, é a possibilidade de alcançar novos espaços e públicos, dada a portabilidade dos objetos de bambu criados, o que viabiliza maior circulação. Criar esse espetáculo, segundo Poema, “foi estimulante, uma vez que pude empregar os conhecimentos de minha formação acadêmica em design de produto”.

Em cena, os objetos de bambu se transformam em extensão do corpo da artista e proporcionam possibilidades infinitas, tingindo a cena com emoções através da dança, da acrobacia e da poesia, entre ludicidade, descontração e momentos mágicos. 

Artesania de Encanto carrega a história dessa artista que cria entre o artesanal e o poético, que nutre um bambuzal, colhe dele seu elemento de trabalho e projeta sua arte. Nessa relação com a planta, Poema transpõe saberes artesanais para seu corpo cênico e mergulha nas possibilidades de se reinventar.

Serviço:

Artesania de Encanto

Dias: 14 de dezembro, às 16h, na Praça Central da Feira da Torre de TV

Temporada no Espaço Cultural Renato Russo (CRS 508, W3 Sul): 

Os ingressos do dias 20 e 21 de dezembro, às 20h, devem ser retirados pelo site

dia 22, às 18h (sessão com audiodescrição), (entrada franca, com retirada de ingressos 1h antes da apresentação)

Projeto Arte Brasil

Após oito meses de atividades, a segunda edição do “Projeto Arte Brasil: Cultura e Cidadania no Itapoã”, voltado para o público feminino, chega ao fim neste sábado (14) com um evento especial de encerramento. A programação é gratuita e aberta para toda a comunidade do Itapoã e região.

O evento será realizado na Casa de Cultura Kanzuá do Batukenjé, tradicional território cultural do DF, localizado na Quadra 378, Conjunto Q, Lote 5, e acontece das 9h às 12h. A programação inclui aula de dança com o grupo de mulheres Não Sou Obrigada, exposição dos trabalhos produzidos durante as oficinas, entrega de certificados às participantes e um show de música brasileira com o instrumentista Fernando Mangabeira. 

Programação do evento:

9h00: Acolhimento

9h30: Aula de Dança e Ritmos com Kelly – Grupo Não Sou Obrigada

10h15: Apresentação dos trabalhos, entrega de certificados e sorteio de brindes

10h45: Show de Música Brasileira com Fernando Mangabeira

11h30: Encerramento

Serviço:

O que: Encerramento do Projeto Arte Brasil: Cultura e Cidadania no Itapoã

Quando: Sábado, 14 de dezembro, das 9h às 12h

Onde: Casa de Cultura Kanzuá do Batukenjé – Quadra 378, Conjunto Q, Lote 5, Itapoã

Entrada: Gratuita

O Baile é Nosso

"O Baile é Nosso" chega à Ceilândia neste fim de semana! Nos dias 14 e 15 de dezembro, sábado e domingo, o Funk da Elite e o Smurphies Disco Club apresentam: "O Baile é Nosso". Com entrada gratuita, o evento será realizado na Praça da Administração, Ceilândia, trazendo o melhor da música com DJs convidados, incluindo DJ Markynhos, DJ Hércules e DJ Ocimar.

Serviço:

O que: O Baile é Nosso

Datas e Horários: Sábado (14/12) - a partir das 21h

Domingo (15/12): a partir das 16h

Local: Praça da Administração – Ceilândia

Entrada gratuita

Nuits de Noel - Quebra-Nozes 

O clima natalino vai ocupar o Ginásio do Sesc neste domingo (15) com a apresentação Nuit de Noel - Quebra-Nozes. Com entrada franca, o espetáculo une arranjos e expressões artísticas inéditas e diversificadas ao som de duo de pianos, cantores líricos, ballet e orquestra. Concebido pela renomada pianista Steinway brasileira-americana, Virginia Hogan, que já se apresentou em todos os continentes, o concerto une artistas representativos do Brasil e de outras partes do mundo. O evento é gratuito, mas deve ser feita a retirada dos ingressos pelo site.

No palco, o público poderá se envolver numa atmosfera envolvente com um programa dinâmico e surpreendente, que inclui interpretações magistrais da orquestra, cantores solistas, solistas instrumentistas e coreografias de ballet desenvolvidas exclusivamente para o espetáculo. A Orquestra Filarmônica de Brasília, regida pelo Maestro Thiago Francis, participa do evento. O ballet fica a cargo da Companhia Bailarinos de Brasília, com direção de Paula Nóbrega e Tereza Braga e direção artística de Luis Ruben Gonzalez. E no canto, os talentos da Cia de Cantores Líricos de Brasília, formada por quatro vozes, com direção-geral de Renata Dourada, tendo a soprano lírica Ariadna Moreira como convidada especial.

Vindos dos Estados Unidos especialmente para essa apresentação, os renomados artistas Boaz Sharon, israelense-americano, e Virginia Hogan, brasileira-americana, se juntam para criar uma noite mágica. O espetáculo Nuit de Noel tem 1 hora e 15 minutos de duração e será dividido em duas partes. A primeira traz árias e canções de compositores consagrados. Já a segunda conta com a Suíte Quebra-Nozes, da inesquecível obra de Tchaikovsky interpretada com orquestra, duo de pianos e ballet. A apresentação é uma realização da Caixa Econômica Federal com o apoio do Sesc. 

Serviço:

“Nuit de Noel” - Quebra-Nozes

Data: Domingo, 15 de dezembro, às 20h

No Ginásio do Sesc Ceilândia  - QNN 27 Área Especial S/N Ceilândia Norte

Retire o ingresso pelo site

Entrada franca

Classificação indicativa livre


Espetáculo une arranjos e expressões artísticas inéditas e diversificadas ao som de duo de pianos, cantores líricos, ballet e orquestra / Fot: Bruno Cavalcanti/Divulgação

 “Let´s Play That ou Vamos Brincar Daquilo”

 Neste que marca o retorno de Tuca Andrada ao teatro e à direção, apresenta uma leitura autoral sobre o poeta, escritor e jornalista piauiense Torquato Neto (1944-1972). Um dos mais importantes pensadores, artistas e provocadores da cultura brasileira nos anos 60/70, conhecido por ser um dos principais nomes do Tropicalismo.

Let´s Play That ou Vamos Brincar Daquilo cumpre temporada na Galeria 4 do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília até 15 de dezembro. Com ingressos a R$ 15 (meia entrada), com apresentações de quinta a sábado, às 19h30, e domingo, às 18h30.

Sem quarta parede, cuja encenação se desenvolve numa arena onde o público está dentro da ação, ao longo de 80 minutos o ator costura a dramaturgia fragmentada com canções de autoria de Torquato. Responsável por composições como Louvação e Geleia Geral, com Gilberto Gil; Mamãe Coragem e Nenhuma Dor, com Caetano Veloso; Let’s Play That, com Jards Macalé, e interpretadas em cena pelo ator na companhia dos músicos Caio Cesar Sitônio, que assina a direção musical, e Pierre Leite.

O texto de Let´s Play That ou Vamos Brincar Daquilo não se prende às amarras de uma narrativa biográfica tradicional, distante do desejo de solucionar o mistério que tangencia o imaginário sobre a história de um artista inclassificável / não enquadrável, mas em se atar às possibilidades que a liberdade da personagem evoca.

 Em cartaz pelo Brasil com seu mais recente projeto para teatro: Let´s Play That ou Vamos Brincar Daquilo, Tuca encarou o desafio de levar aos palcos vida e obra de um dos seminais da Tropicália, o poeta, escritor e jornalista piauiense Torquato Neto. Espetáculo que faz temporada no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília até 15 de dezembro. A peça estreou no Recife e já foi apresentada em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Serviço:

Let´s Play That ou Vamos Brincar Daquilo

Local: Galeria 4 do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul

Temporada: até 15 de dezembro de 2024

Dias e horários: quinta a sábado, às 19h30, e domingo, às 18h30

Ingresso: R$ 30 (inteira), e R$ 15 (meia para estudantes, professores, profissionais da saúde, pessoa com deficiência e acompanhante, quando indispensável para locomoção, adultos maiores de 60 anos e clientes Ourocard), à venda no site e na bilheteria física do CCBB Brasília

Capacidade da Galeria: 100 lugares (com espaços para cadeirantes)

Duração: 80 minutos

Classificação: não recomendado para menores de 16 anos

Cine Cultura

O Cine Cultura Liberty Mall está com uma programação especial repleta de estreias e filmes para todos os gostos. Na Sala 1, a programação começa às 14h com a estreia de A Redenção: A História Real de Bonhoeffer (Bélgica, Irlanda), um drama de 136 minutos indicado para maiores de 14 anos. Às 16h35, é a vez de Dying - A Última Sinfonia (Alemanha), um épico de 181 minutos para o público acima de 16 anos, também em estreia. Fechando a sala, às 20h, será exibido o clássico O Conde de Monte Cristo (França), com 178 minutos e classificação de 14 anos. Vale lembrar que não haverá sessões nos dias 12/12 e 13/12 para os dois primeiros filmes, e no dia 17/12 para O Conde de Monte Cristo.

Na Sala 2, a programação tem início às 14h com A Contadora de Filmes (Espanha, França, Chile), uma obra de 116 minutos para maiores de 14 anos. Às 16h20, o público poderá assistir ao nacional Malu (103 minutos, 16 anos). Às 18h25, estreia Um Homem Diferente (EUA), um drama de 112 minutos com classificação indicativa de 16 anos. Encerrando as sessões da sala, às 20h35, será exibido novamente A Redenção: A História Real de Bonhoeffer. Os filmes desta sala não serão exibidos nos dias 17/12 e 18/12.

Já na Sala 3, a programação começa às 14h10 com Os Sonhos de Pepe (Uruguai), um filme de 86 minutos indicado para maiores de 10 anos. Às 16h, será exibido O Quarto ao Lado (EUA), de 107 minutos, voltado para o público acima de 14 anos. Às 18h15, estreia o nacional As Polacas, com 125 minutos e classificação de 16 anos. Às 20h40, outra estreia: Nas Ondas de Dorival Caymmi (Brasil), uma obra musical de 90 minutos para maiores de 10 anos.

Por fim, a Sala 4 terá uma programação inteiramente dedicada ao filme brasileiro Ainda Estou Aqui. Com duração de 135 minutos e classificação indicativa de 14 anos, o longa será exibido em três horários: às 14h10, 16h50 e 19h30.

Os espectadores devem ficar atentos às datas de suspensão de sessões para planejar sua visita ao cinema.


Com Fernanda Torres e Selton Melo e dirigido por Walter Salles, “Ainda Estou Aqui” foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2025 / Divulgação

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino