Distrito Federal

para aproveitar

Confira a agenda cultural deste fim de semana no DF

Neste sábado (18), 10 casas de voguing do DF se apresentam em seis categorias na quadra da escola de samba Aruc

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
3ª Mostra de Cultura Ballroom busca promover mais visibilidade para as casas de voguing do Distrito Federal - Foto: Unica Produção Audiovisuais

Entrando no clima do mês da visibilidade trans no Brasil, o Distrito Drag promove, neste sábado (18), a 3ª edição da Mostra de Cultura Ballroom. O cinema nacional é novamente destaque da programação cultural em Brasília, com a estreia do documentário Luiz Melodia - No coração do Brasil no Cine Cultura Liberty Mall, além de filmes como o O Auto da Compadecia 2 Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa, que prometem divertir toda a família no Cine Brasília. O Cineclube Mapati está de volta com a exibição de A Praga do Cinema Brasileiro, curta que mistura ficção e metalinguagem para contar uma história com Zé do Caixão. No CCBB Brasília, segue em cartaz a exposição Nise: A Revolução pelo Afeto e uma programação educativa ideal para visitar com as crianças, inclusive bebês. 

Confira isso e muito mais na agenda cultural deste fim de semana.

Mostra de Cultura Ballroom

Brasília celebra neste fim de semana a arte LGBTQIA+ com a 3ª edição da Mostra de Cultura Ballroom, realizada na quadra da escola de samba Aruc (Área Especial 8, Cruzeiro Velho), no sábado (18), a partir das 20h, com entrada gratuita. Promovido pelo Distrito Drag, o evento reúne 10 casas de voguing do Distrito Federal, que se apresentam em seis categorias, que têm como destaque a dança voguing, elemento central do universo ballroom. 

A Mostra de Cultura Ballroom tem a missão de promover mais visibilidade para as casas de voguing do Distrito Federal, como forma de ser um espaço onde artistas performáticos possam mostrar sua arte para mais pessoas. 

O tema da terceira edição da mostra é “All Black Ball” e vai contemplar seis categorias: beginners, runway, face, soft x drama, vogue OTA e lipsync. Pela tradição ballroom, artistas representando cada casa se apresentam dentro de categorias performáticas, como dança, desfile e dublagem, e recebem notas dos jurados que compõem uma bancada.


Mostra de Cultura Ballroom é organizada e promovida pelo Distrito Drag / Foto: Unica Produções Audiovisuais

Com apresentação de Simone Demoqueen, dez casas de voguing se apresentam neste sábado: Casa de Laffond, Casa de Abloh, House of Mamba Negra, Casa de Onija, Casa de Ratturas, Casa dy Luxúria, COB TV, House of Cabal, House of HandsUp e House of Cyclone. A DJ convidada para a noite é Ursula Rattura.

Além de ser uma plataforma para a preservação histórica e cultural, a Mostra promove a luta contra preconceitos como racismo e transfobia, de acordo com Ingridy Carvalho, drag queen, produtora cultural e uma das diretoras do Distrito Drag. “A Mostra vai além do entretenimento. É um ato de memória, resistência e empoderamento, que celebra as identidades LGBTQIA+ e suas contribuições à arte e à sociedade”, detalha.

A programação da mostra inclui um bate-papo com o tema "Profissionalização da cultura ballroom no Brasil: cenário atual e caminhos para o futuro”, na sexta (17), às 19h  na sede do Distrito Drag (SCS, Quadra 2, Edifício Jamel Cecílio, 7⁰ andar). As convidadas para a roda de conversa são Kona Handsup, Ursula Rattura e Tanhesha Cabal, com mediação de Simone Demoqueeen.

SERVIÇO

Mostra de Cultura Ballroom 

Sábado, 18 de janeiro, a partir das 20h

Na quadra da escola de samba Aruc (Área Especial 8, Cruzeiro Velho)

Entrada gratuita

Classificação etária: livre

Cinema 

Grandes títulos do cinema nacional estarão em exibição no Cine Brasília neste fim de semana. Continuação do clássico filme baseado na obra homônima de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida 2, é uma das estreias. No longa, João Grilo retorna à pequena Taperoá após 20 anos desaparecido para se juntar ao seu velho companheiro Chicó.

O espaço também recebe o filme que acompanha as aventuras do icônico caipira da Vila Abobrinha criado por Maurício de Souza, em Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa – com sessões duplas na sexta e no domingo (19). Com humor, emoção e uma pitada de nostalgia, o filme celebra valores universais e promete encantar todas as gerações, enquanto enfrenta desafios que testam a estabilidade, simplicidade e conexão com a natureza.


Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa promete divertir toda a família / Foto: Divulgação

Outros títulos, como A Anatomia de uma Queda, The Wicked, Zona de Exclusão e Segredos de um Escândalo, também serão exibidos nas salas de cinema, além de seleção de curtas e sessões especiais para pessoas com alta sensibilidade a estímulos externos. A programação completa está disponível no site do Cine Brasília, espaço localizado na Asa Sul Entrequadra Sul 106/107.

A programação do Cine Cultura Liberty Mall também contará com grandes obras do cinema nacional, como o já citado O Auto da Compadecida 2, além da estreia do filme Luiz Melodia - No Coração do Brasil. Com imagens de arquivo raras e narrado em primeira pessoa pelo próprio Melodia, o filme retraça a trajetória de um dos maiores e mais injustiçados cantores e compositores da música brasileira, da infância no morro aos palcos.

PROGRAMAÇÃO CINE CULTURA LIBERTY MALL 

16 A 22 DE JANEIRO DE 2025

SALA 1 

14:00 AQUI/EUA/104 min (12 anos) ***estreia***

16:10 O AUTO DA COMPADECIDA 2/Brasil/ 113 min (12 anos)

18:25 LUIZ MELODIA - NO CORAÇÃO DO BRASIL/Brasil/ 75 min (12 anos) ***estreia***

20:00 AQUI/EUA/104 min (12 anos) ***estreia***

SALA 2

14:10 NOSFERATU/EUA/133 min (16 anos)

16:50 A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO/Alemanha, França, Irã/166 min (14 anos) ***estreia***

20:00 NOSFERATU/EUA/133 min (16 anos)  

 SALA 3 

14:00 MARIA CALLAS/Itália, Alemanha, Chile/123 min (14 anos) ***estreia***

16:20 BABYGIRL/EUA/115 min (18 anos)

18:30 MARIA CALLAS/Itália, Alemanha, Chile/123 min (14 anos) ***estreia*** 

20:50 BABYGIRL/EUA/115 min (18 anos) 

SALA 4

14:10 AINDA ESTOU AQUI/Brasil/ 135 min (14 anos)

16:50 AINDA ESTOU AQUI/Brasil/ 135 min (14 anos) 

19:30 AINDA ESTOU AQUI/Brasil/ 135 min (14 anos)

Cineclube Mapati

O Cineclube Mapati inaugura sua temporada de 2025 com a exibição do premiado curta-metragem A Praga do Cinema Brasileiro, dirigido por William Alves e Zefel Coff. A sessão será nesta sexta-feira (17), às 19h30, no Espaço Cultural Mapati, na 707 Norte. A entrada é gratuita.

Com 26 minutos de duração, A Praga do Cinema Brasileiro mistura ficção e metalinguagem para contar uma história com Zé do Caixão, interpretado pelo icônico José Mojica Marins, que viaja ao passado, à virada do milênio, mais precisamente ao dia 2 de fevereiro de 2000, para evitar o "terror político" instaurado no Brasil. Munido da pedra da terceira força, ele abre um portal para libertar antigos filmes censurados, capazes de iluminar o presente e revelar as tramas que ameaçaram a soberania do país. O curta é uma obra que conecta a história e a cultura cinematográfica à resistência política e social.


A Praga do Cinema Brasileiro, com Zé do Caixão / Foto: Reprodução

Com passagem por mais de 20 festivais no Brasil e no exterior, o filme acumulou nove prêmios, incluindo Melhor Filme no Festival de Cinema de Santa Teresa e Melhor Roteiro no 26º Festival de Cinema de Vitória (2019). Destaca-se também pelos prêmios de Melhor Montagem em cinco festivais, como o 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e o 12º Curta Taquary. 

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na plataforma Sympla.

Serviço:

A Praga do Cinema Brasileiro, no Espaço Cultural Mapati

Data: Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Horário: 19h30

Local: SHCGN 707, Bloco K, Casa 05, Asa Norte, Brasília/DF

Classificação Indicativa: Livre

Entrada franca

Candangeek

De 16 a 18 de janeiro, o Venâncio Shopping recebe mais uma edição do Candangeek com produtos geeks e artesanato de artistas locais, será possível levar para casa doces e bebidas asiáticas, deliciosos biscoitos temáticos da Kawaii Pan, da chef Evelyne Ofugi, e as divertidas lancheirinhas da Empório Mini na Praça de Alimentação, das 10h às 18h. Além disso um encontro gratuito para otakus e kpoppers acontece no sábado (18). Os fãs de cultura pop podem aproveitar a arena de jogos de tabuleiro, o palco para apresentações livres de k-pop e random play dance.

Programação

15 a 18 de janeiro

10h às 18h - Feira geek e artesanato

18 de janeiro

15h às 21h – Arena de jogos de tabuleiro

15h30 às 18h – Apresentações de k-pop e random play dance

A partir de 17h - Grupo idol MacaRRRons

Entrada gratuita 

Programação CCBB Brasília

No CCBB Brasília, segue em cartaz, até o dia 23 de fevereiro, a exposição Nise: A Revolução pelo Afeto. Nascida em Maceió, em 1905, Nise da Silveira foi uma médica brasileira, reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria. Nise revolucionou o tratamento psiquiátrico, usando a arte e o afeto como metodologia.

A exposição, que valoriza o pensamento inovador e inclusivo da médica, convida o público a refletir e ressignificar o conceito de loucura através de um resgate histórico entre os campos da saúde mental e das artes. Criada pelo estúdio M’Baraká em parceria com o Museu de Imagens do Inconsciente, traz um recorte científico e histórico sobre a vida e obra de Nise da Silveira e dos artistas do hospital psiquiátrico do Engenho de Dentro.


Exposição "Nise: a revolução pelo afeto" está em cartaz no CCBB, com entrada gratuita / Foto: Centro Cultural da Saúde/Ministério da Saúde

Além disso, o Teatro do CCBB recebe a peça Um Jardim para Tchekhov. Comédia dramática sobre uma consagrada atriz de teatro que vai morar com sua filha, médica, e seu genro, um delegado de polícia, num condomínio em Botafogo. 

Desempregada há 3 anos, Alma Duran sonha em montar “O Jardim das Cerejeiras”. Ao enfrentar dificuldades para montar o espetáculo, ela conhece um desconhecido no playground do prédio, que afirma ser Anton Tchekhov, e que passa a ajudá-la. 

Protagonizada por Maria Padilha em texto original de Pedro Brício e direção de Georgette Fadel, a peça mistura Brasil e Rússia em uma trama que discute, com bastante humor, os tempos de intolerância vividos no país. Integram ainda o elenco Leonardo Medeiros, Erom Cordeiro, Olivia Torres e Iohanna Carvalho. Este projeto conta com incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Confira datas e horários e adquira ingressos aqui

O CCBB Brasília também conta com o Programa Educativo, ideal para visitar as crianças nas férias. A programação abrange uma ampla gama de experiências culturais, como sala de leitura, roda de contação de histórias, além de atividades voltadas para bebês de 0 a 3 anos. Confira a programação completa aqui

Jungle Fight

Brasília vai se transformar na capital do MMA em 2025 com a chegada do Jungle Fight, o maior evento de artes marciais mistas da América Latina. O Ginásio Nilson Nelson será o palco do evento esportivo neste sábado (18), a partir das 18h, com entrada gratuita. 

Os ingressos podem ser retirados até esta sexta-feira (17), entre as 9h e as 18h, nos pontos de distribuição da bilheteria do Ginásio Nilson Nelson (Arena BRB), no Parque da Cidade (estacionamento da Administração) ou no estacionamento do Taguaparque. O evento não é recomendado para menores de 18 anos, e mais informações estão disponíveis no site oficial do Jungle Fight.


Jungle Fight acontece neste sábado (18), com entrada gratuita / Foto: Divulgação

Entre os competidores que se preparam para as disputas está o lutador Igor Taylon, de 27 anos. Dono de dois cinturões nacionais em Brasília e representante da academia Cerrado MMA, ele carrega sete vitórias e três derrotas, vencendo a maioria das lutas por nocaute. Faixa preta e instrutor de karatê, ele conta que a preparação para a luta é intensa, com quatro semanas de treinos pesados focados na estratégia, cuidados na alimentação e preparação física e psicológica.

Para o lutador, o evento é muito importante pela visibilidade. “É um apoio muito grande para os atletas locais, além de ser transmitido em diversos canais e ter um acesso maior para o público. Em muitos eventos grandes os ingressos são pagos e caros. Na Jungle não tem isso. As pessoas podem chegar e ver a luta de pertinho, algo a que geralmente só assistem na TV. E são grandes embates, bons nomes do cenário, com muita bagagem no mundo da luta”, destacou.

Serão 136 atletas participando das competições, sendo 20% provenientes de projetos sociais locais, promovendo a inclusão por meio do esporte. Além disso, clínicas esportivas gratuitas serão oferecidas para alunos de centros olímpicos e paralímpicos de Brasília, e a contratação de mão de obra local também contribui para o fortalecimento da economia regional

Planetário

O DF também proporciona um show com estrelas neste fim de semana para todas as idades, com a programação especial do Planetário de Brasília Luiz Cruls. Durante as férias, a população terá acesso gratuito a sessões, de sexta a domingo, nos horários das 11h, 14h30, 16h, 17h e 18h. Durante a visita, o público pode conferir uma projeção do céu estrelado e um vídeo sobre astronomia com 35 minutos de duração por meio do projetor central astronômico SpaceMaster.

Museus 

O Museu de Arte de Brasília (MAB) promove gratuitamente, até o dia 29 deste mês, uma programação de férias com oficinas, visitas mediadas e contação de histórias. As atividades voltadas para o público a partir de 3 anos ocorrem por meio do projeto MAB Educativo, que conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secec. Não é necessário agendamento para participar, mas cada atividade tem uma quantidade limitada de participantes. A programação completa está disponível nas redes sociais do MAB.

Já no Museu Nacional da República, que funciona de terça a domingo, de 9h às 18h30, diversas exposições estão disponíveis gratuitamente para o público. No mezanino, a mostra Os Olhos do Xingu leva o espectador a um mergulho nos modos de pensar e ver dos povos indígenas e ribeirinhos na Bacia do Rio Xingu, entre Pará e Mato Grosso. Com curadoria da comunicadora xinguana Kujaesãge Kaiabi, 20 fotografias e vídeos refletem o trabalho da Rede de Comunicadores da Rede Xingu+.


A mostra Os Olhos do Xingu está em cartaz no Museu Nacional da República / Foto: Divulgação

Na Galeria 1 do Museu Nacional da República, a mostra do pintor e desenhista brasileiro Darel Valença Lins traz obras compostas ao longo dos anos 1960, com as transições de estilo e traços do artista premiado. Já nas galerias 2 e 3, as peças da exposição Da Terra que Somos, da artista Sonia Dias Souza, convida a uma reflexão sobre a transformação da natureza, a relação do homem com ela e o seu lugar no Universo.

No Anexo do Museu Nacional da República está a exposição mais recente e inédita do artista e arquiteto surdo mineiro, residente em Brasília, Marcos Anthony, Arte: Estrela do Silêncio. A coleção é composta por 21 obras em óleo sobre tela que contam a história de carreira de mais de 40 anos.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino