Entrando no clima do mês da visibilidade trans no Brasil, o Distrito Drag promove, neste sábado (18), a 3ª edição da Mostra de Cultura Ballroom. O cinema nacional é novamente destaque da programação cultural em Brasília, com a estreia do documentário Luiz Melodia - No coração do Brasil no Cine Cultura Liberty Mall, além de filmes como o O Auto da Compadecia 2 e Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa, que prometem divertir toda a família no Cine Brasília. O Cineclube Mapati está de volta com a exibição de A Praga do Cinema Brasileiro, curta que mistura ficção e metalinguagem para contar uma história com Zé do Caixão. No CCBB Brasília, segue em cartaz a exposição Nise: A Revolução pelo Afeto e uma programação educativa ideal para visitar com as crianças, inclusive bebês.
Confira isso e muito mais na agenda cultural deste fim de semana.
Mostra de Cultura Ballroom
Brasília celebra neste fim de semana a arte LGBTQIA+ com a 3ª edição da Mostra de Cultura Ballroom, realizada na quadra da escola de samba Aruc (Área Especial 8, Cruzeiro Velho), no sábado (18), a partir das 20h, com entrada gratuita. Promovido pelo Distrito Drag, o evento reúne 10 casas de voguing do Distrito Federal, que se apresentam em seis categorias, que têm como destaque a dança voguing, elemento central do universo ballroom.
A Mostra de Cultura Ballroom tem a missão de promover mais visibilidade para as casas de voguing do Distrito Federal, como forma de ser um espaço onde artistas performáticos possam mostrar sua arte para mais pessoas.
O tema da terceira edição da mostra é “All Black Ball” e vai contemplar seis categorias: beginners, runway, face, soft x drama, vogue OTA e lipsync. Pela tradição ballroom, artistas representando cada casa se apresentam dentro de categorias performáticas, como dança, desfile e dublagem, e recebem notas dos jurados que compõem uma bancada.
Com apresentação de Simone Demoqueen, dez casas de voguing se apresentam neste sábado: Casa de Laffond, Casa de Abloh, House of Mamba Negra, Casa de Onija, Casa de Ratturas, Casa dy Luxúria, COB TV, House of Cabal, House of HandsUp e House of Cyclone. A DJ convidada para a noite é Ursula Rattura.
Além de ser uma plataforma para a preservação histórica e cultural, a Mostra promove a luta contra preconceitos como racismo e transfobia, de acordo com Ingridy Carvalho, drag queen, produtora cultural e uma das diretoras do Distrito Drag. “A Mostra vai além do entretenimento. É um ato de memória, resistência e empoderamento, que celebra as identidades LGBTQIA+ e suas contribuições à arte e à sociedade”, detalha.
A programação da mostra inclui um bate-papo com o tema "Profissionalização da cultura ballroom no Brasil: cenário atual e caminhos para o futuro”, na sexta (17), às 19h na sede do Distrito Drag (SCS, Quadra 2, Edifício Jamel Cecílio, 7⁰ andar). As convidadas para a roda de conversa são Kona Handsup, Ursula Rattura e Tanhesha Cabal, com mediação de Simone Demoqueeen.
SERVIÇO
Mostra de Cultura Ballroom
Sábado, 18 de janeiro, a partir das 20h
Na quadra da escola de samba Aruc (Área Especial 8, Cruzeiro Velho)
Entrada gratuita
Classificação etária: livre
Cinema
Grandes títulos do cinema nacional estarão em exibição no Cine Brasília neste fim de semana. Continuação do clássico filme baseado na obra homônima de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida 2, é uma das estreias. No longa, João Grilo retorna à pequena Taperoá após 20 anos desaparecido para se juntar ao seu velho companheiro Chicó.
O espaço também recebe o filme que acompanha as aventuras do icônico caipira da Vila Abobrinha criado por Maurício de Souza, em Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa – com sessões duplas na sexta e no domingo (19). Com humor, emoção e uma pitada de nostalgia, o filme celebra valores universais e promete encantar todas as gerações, enquanto enfrenta desafios que testam a estabilidade, simplicidade e conexão com a natureza.
Outros títulos, como A Anatomia de uma Queda, The Wicked, Zona de Exclusão e Segredos de um Escândalo, também serão exibidos nas salas de cinema, além de seleção de curtas e sessões especiais para pessoas com alta sensibilidade a estímulos externos. A programação completa está disponível no site do Cine Brasília, espaço localizado na Asa Sul Entrequadra Sul 106/107.
A programação do Cine Cultura Liberty Mall também contará com grandes obras do cinema nacional, como o já citado O Auto da Compadecida 2, além da estreia do filme Luiz Melodia - No Coração do Brasil. Com imagens de arquivo raras e narrado em primeira pessoa pelo próprio Melodia, o filme retraça a trajetória de um dos maiores e mais injustiçados cantores e compositores da música brasileira, da infância no morro aos palcos.
PROGRAMAÇÃO CINE CULTURA LIBERTY MALL
16 A 22 DE JANEIRO DE 2025
SALA 1
14:00 AQUI/EUA/104 min (12 anos) ***estreia***
16:10 O AUTO DA COMPADECIDA 2/Brasil/ 113 min (12 anos)
18:25 LUIZ MELODIA - NO CORAÇÃO DO BRASIL/Brasil/ 75 min (12 anos) ***estreia***
20:00 AQUI/EUA/104 min (12 anos) ***estreia***
SALA 2
14:10 NOSFERATU/EUA/133 min (16 anos)
16:50 A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO/Alemanha, França, Irã/166 min (14 anos) ***estreia***
20:00 NOSFERATU/EUA/133 min (16 anos)
SALA 3
14:00 MARIA CALLAS/Itália, Alemanha, Chile/123 min (14 anos) ***estreia***
16:20 BABYGIRL/EUA/115 min (18 anos)
18:30 MARIA CALLAS/Itália, Alemanha, Chile/123 min (14 anos) ***estreia***
20:50 BABYGIRL/EUA/115 min (18 anos)
SALA 4
14:10 AINDA ESTOU AQUI/Brasil/ 135 min (14 anos)
16:50 AINDA ESTOU AQUI/Brasil/ 135 min (14 anos)
19:30 AINDA ESTOU AQUI/Brasil/ 135 min (14 anos)
Cineclube Mapati
O Cineclube Mapati inaugura sua temporada de 2025 com a exibição do premiado curta-metragem A Praga do Cinema Brasileiro, dirigido por William Alves e Zefel Coff. A sessão será nesta sexta-feira (17), às 19h30, no Espaço Cultural Mapati, na 707 Norte. A entrada é gratuita.
Com 26 minutos de duração, A Praga do Cinema Brasileiro mistura ficção e metalinguagem para contar uma história com Zé do Caixão, interpretado pelo icônico José Mojica Marins, que viaja ao passado, à virada do milênio, mais precisamente ao dia 2 de fevereiro de 2000, para evitar o "terror político" instaurado no Brasil. Munido da pedra da terceira força, ele abre um portal para libertar antigos filmes censurados, capazes de iluminar o presente e revelar as tramas que ameaçaram a soberania do país. O curta é uma obra que conecta a história e a cultura cinematográfica à resistência política e social.
Com passagem por mais de 20 festivais no Brasil e no exterior, o filme acumulou nove prêmios, incluindo Melhor Filme no Festival de Cinema de Santa Teresa e Melhor Roteiro no 26º Festival de Cinema de Vitória (2019). Destaca-se também pelos prêmios de Melhor Montagem em cinco festivais, como o 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e o 12º Curta Taquary.
Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na plataforma Sympla.
Serviço:
A Praga do Cinema Brasileiro, no Espaço Cultural Mapati
Data: Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Horário: 19h30
Local: SHCGN 707, Bloco K, Casa 05, Asa Norte, Brasília/DF
Classificação Indicativa: Livre
Entrada franca
Candangeek
De 16 a 18 de janeiro, o Venâncio Shopping recebe mais uma edição do Candangeek com produtos geeks e artesanato de artistas locais, será possível levar para casa doces e bebidas asiáticas, deliciosos biscoitos temáticos da Kawaii Pan, da chef Evelyne Ofugi, e as divertidas lancheirinhas da Empório Mini na Praça de Alimentação, das 10h às 18h. Além disso um encontro gratuito para otakus e kpoppers acontece no sábado (18). Os fãs de cultura pop podem aproveitar a arena de jogos de tabuleiro, o palco para apresentações livres de k-pop e random play dance.
Programação
15 a 18 de janeiro
10h às 18h - Feira geek e artesanato
18 de janeiro
15h às 21h – Arena de jogos de tabuleiro
15h30 às 18h – Apresentações de k-pop e random play dance
A partir de 17h - Grupo idol MacaRRRons
Entrada gratuita
Programação CCBB Brasília
No CCBB Brasília, segue em cartaz, até o dia 23 de fevereiro, a exposição Nise: A Revolução pelo Afeto. Nascida em Maceió, em 1905, Nise da Silveira foi uma médica brasileira, reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria. Nise revolucionou o tratamento psiquiátrico, usando a arte e o afeto como metodologia.
A exposição, que valoriza o pensamento inovador e inclusivo da médica, convida o público a refletir e ressignificar o conceito de loucura através de um resgate histórico entre os campos da saúde mental e das artes. Criada pelo estúdio M’Baraká em parceria com o Museu de Imagens do Inconsciente, traz um recorte científico e histórico sobre a vida e obra de Nise da Silveira e dos artistas do hospital psiquiátrico do Engenho de Dentro.
Além disso, o Teatro do CCBB recebe a peça Um Jardim para Tchekhov. Comédia dramática sobre uma consagrada atriz de teatro que vai morar com sua filha, médica, e seu genro, um delegado de polícia, num condomínio em Botafogo.
Desempregada há 3 anos, Alma Duran sonha em montar “O Jardim das Cerejeiras”. Ao enfrentar dificuldades para montar o espetáculo, ela conhece um desconhecido no playground do prédio, que afirma ser Anton Tchekhov, e que passa a ajudá-la.
Protagonizada por Maria Padilha em texto original de Pedro Brício e direção de Georgette Fadel, a peça mistura Brasil e Rússia em uma trama que discute, com bastante humor, os tempos de intolerância vividos no país. Integram ainda o elenco Leonardo Medeiros, Erom Cordeiro, Olivia Torres e Iohanna Carvalho. Este projeto conta com incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Confira datas e horários e adquira ingressos aqui.
O CCBB Brasília também conta com o Programa Educativo, ideal para visitar as crianças nas férias. A programação abrange uma ampla gama de experiências culturais, como sala de leitura, roda de contação de histórias, além de atividades voltadas para bebês de 0 a 3 anos. Confira a programação completa aqui.
Jungle Fight
Brasília vai se transformar na capital do MMA em 2025 com a chegada do Jungle Fight, o maior evento de artes marciais mistas da América Latina. O Ginásio Nilson Nelson será o palco do evento esportivo neste sábado (18), a partir das 18h, com entrada gratuita.
Os ingressos podem ser retirados até esta sexta-feira (17), entre as 9h e as 18h, nos pontos de distribuição da bilheteria do Ginásio Nilson Nelson (Arena BRB), no Parque da Cidade (estacionamento da Administração) ou no estacionamento do Taguaparque. O evento não é recomendado para menores de 18 anos, e mais informações estão disponíveis no site oficial do Jungle Fight.
Entre os competidores que se preparam para as disputas está o lutador Igor Taylon, de 27 anos. Dono de dois cinturões nacionais em Brasília e representante da academia Cerrado MMA, ele carrega sete vitórias e três derrotas, vencendo a maioria das lutas por nocaute. Faixa preta e instrutor de karatê, ele conta que a preparação para a luta é intensa, com quatro semanas de treinos pesados focados na estratégia, cuidados na alimentação e preparação física e psicológica.
Para o lutador, o evento é muito importante pela visibilidade. “É um apoio muito grande para os atletas locais, além de ser transmitido em diversos canais e ter um acesso maior para o público. Em muitos eventos grandes os ingressos são pagos e caros. Na Jungle não tem isso. As pessoas podem chegar e ver a luta de pertinho, algo a que geralmente só assistem na TV. E são grandes embates, bons nomes do cenário, com muita bagagem no mundo da luta”, destacou.
Serão 136 atletas participando das competições, sendo 20% provenientes de projetos sociais locais, promovendo a inclusão por meio do esporte. Além disso, clínicas esportivas gratuitas serão oferecidas para alunos de centros olímpicos e paralímpicos de Brasília, e a contratação de mão de obra local também contribui para o fortalecimento da economia regional
Planetário
O DF também proporciona um show com estrelas neste fim de semana para todas as idades, com a programação especial do Planetário de Brasília Luiz Cruls. Durante as férias, a população terá acesso gratuito a sessões, de sexta a domingo, nos horários das 11h, 14h30, 16h, 17h e 18h. Durante a visita, o público pode conferir uma projeção do céu estrelado e um vídeo sobre astronomia com 35 minutos de duração por meio do projetor central astronômico SpaceMaster.
Museus
O Museu de Arte de Brasília (MAB) promove gratuitamente, até o dia 29 deste mês, uma programação de férias com oficinas, visitas mediadas e contação de histórias. As atividades voltadas para o público a partir de 3 anos ocorrem por meio do projeto MAB Educativo, que conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secec. Não é necessário agendamento para participar, mas cada atividade tem uma quantidade limitada de participantes. A programação completa está disponível nas redes sociais do MAB.
Já no Museu Nacional da República, que funciona de terça a domingo, de 9h às 18h30, diversas exposições estão disponíveis gratuitamente para o público. No mezanino, a mostra Os Olhos do Xingu leva o espectador a um mergulho nos modos de pensar e ver dos povos indígenas e ribeirinhos na Bacia do Rio Xingu, entre Pará e Mato Grosso. Com curadoria da comunicadora xinguana Kujaesãge Kaiabi, 20 fotografias e vídeos refletem o trabalho da Rede de Comunicadores da Rede Xingu+.
Na Galeria 1 do Museu Nacional da República, a mostra do pintor e desenhista brasileiro Darel Valença Lins traz obras compostas ao longo dos anos 1960, com as transições de estilo e traços do artista premiado. Já nas galerias 2 e 3, as peças da exposição Da Terra que Somos, da artista Sonia Dias Souza, convida a uma reflexão sobre a transformação da natureza, a relação do homem com ela e o seu lugar no Universo.
No Anexo do Museu Nacional da República está a exposição mais recente e inédita do artista e arquiteto surdo mineiro, residente em Brasília, Marcos Anthony, Arte: Estrela do Silêncio. A coleção é composta por 21 obras em óleo sobre tela que contam a história de carreira de mais de 40 anos.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino