Distrito Federal

Alerta amarelo

Inmet alerta para chuvas intensas na capital federal nesta semana

Órgão emite alerta amarelo para chuvas, com baixo risco de corte de energia elétrica e queda de galhos de árvores no DF

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Previsão do tempo ao longo da semana, para Brasília, indica instabilidade, com predomínio de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas em alguns dias - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o aviso de “Chuvas Intensas” para a capital federal nesta terça e quarta-feira (4 e 5), com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). O alerta na cor amarela indica um grau de severidade de “perigo potencial”, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 Como instrução, o órgão informa que é importante, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é importante, durante as chuvas intensas, evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Já a previsão do tempo ao longo da semana, para Brasília, indica instabilidade, com predomínio de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas em alguns dias.

Na terça-feira (4), as temperaturas variam entre 18°C e 27°C, com chuvas isoladas desde a manhã, com umidade máxima de 9% e mínima de 55%. Na quarta (5), o cenário se mantém, com máxima de 28°C e maior variação na umidade, entre 40% e 95%.

Na quinta-feira (6), o céu segue nublado, com mínima de 17°C e máxima de 29°C, com a máxima de umidade também a 95% e mínima a 40%. A partir de sexta (7), as pancadas de chuva voltam a ganhar força, com máximas de 29°C e ventos moderados com rajadas. O sábado (8) mantém a tendência de chuvas isoladas e temperatura estável, com umidade entre 95% e 50%.

O Inmet também alerta que moradores devem ficar atentos a possíveis mudanças no clima e eventuais alertas meteorológicos.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino