Distrito Federal

PALESTINA LIVRE

Ato por desocupação imediata da Palestina acontece nesta quinta (13), em Brasília

Mobilização começa às 10h, na embaixada dos EUA, após fala de Trump sobre "controle de Gaza"

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Protesto desta quinta (13) tem como mote "A Palestina não está à venda!" - Foto: Júlio Camargo/Brasil de Fato

O Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino no Distrito Federal (DF) fará um ato, nesta quinta-feira (13), em frente à Embaixada dos Estados Unidos (EUA) em Brasília, exigindo a desocupação imediata da Palestina. A mobilização começa às 10h. 

O protesto, com mote de “A Palestina não está à venda!”, acontece após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter afirmado na última quinta-feira (6), durante encontro com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu na Casa Branca, que “a Faixa de Gaza será entregue aos Estados Unidos por Israel ao fim dos combates". 

A proposta de que Washington poderia “tomar controle” deste território  provocou indignação imediata em todo o mundo e alertas sobre  "limpeza étnica" da população palestina.

“Trump disse que a Palestina tem que se transformar no grande resort que eles vão assumir. Querem fazer, efetivamente, uma limpeza étnica lá em Gaza. E é inaceitável, o povo palestino não o permitirá e nós somos solidários ao povo palestino. São 76 anos de ocupação, de massacre, inclusive após o cessar-fogo, que foi uma grande conquista da resistência palestina”, afirma Pedro Batista,membro do Comitê Anti-imperialista General Abreu.

A retirada das tropas israelenses de áreas densamente povoadas no enclave palestino faz parte do acordo de cessar-fogo anunciado pelo Catar e pelos EUA em janeiro deste ano, após 15 meses de genocídio na faixa de Gaza. 

“A Palestina é dos palestinos, os invasores que precisam sair das terra palestinas”, afirma o Comitê de Solidariedade no DF. “Defendemos o cessar-fogo permanente, que o povo palestino viva em paz a partir do reconhecimento de seu território como assim defendem”. 

Durante o ano de 2024, cerca de 6% da população palestina residente na Faixa de Gaza foi exterminada pelas ações promovidas pelas forças militares de Israel nesse território, segundo o Departamento Central de Estatísticas, entidade ligada à Autoridade Nacional Palestina (ANP). 

Atos com a mesma motivação acontecem nesta quinta-feira (13) nos consulados dos EUA em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em Florianópolis, a mobilização será na  Esquina Democrática, no Centro (esquina Rua Felipe Schmidt com Rua Deodoro), e em Belém no Bloco HI da Universidade Federal do Pará (UFPA).

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino